Images

Gênesis 3:17-19 - A maldição do pecado e o castigo de Adão


A maldição do pecado e o castigo de Adão


Gênesis 3:17-19 

V- 17
Agora Deus olha para Adão que após ouvir os castigos de satanás e Eva está apavorado só de imaginar o que lhe espera.

_ Bem Adão, agora é com você;

_ Glup!

_ Você deu ouvidos a tua esposa, ao invés de me obedecer.

Antes de pronunciar a sentença, Deus explicou, por que era necessário e adequado.

Adão tinha procedido de acordo com os persuasivos argumentos de Eva, pondo a palavra dela acima da de Deus.

_ Por esse motivo,agora a terra será amaldiçoada.

Adão perderá a habilidade de ter domínio total sobre a terra como havia se estabelecido em Gênesis 1:28.

O trabalho se tornará uma tarefa suada e cansativa. Simplesmente trabalhar para poder sobreviver, exigirá da maioria das pessoas, labutar duramente e em meio a muitas dificuldades.

A vida termina então com a morte física e o retorno do corpo ao pó.

­_ Com dor comerás o que colheres da terra, todos os dias de tua vida.

Esta mesma palavra que tinha sido usada para expressar os sofrimentos relacionados com o parto, agora se usa para informar a Adão das dificuldades que encontraria quando colher as duras penas um mísero sustento da terra maldita.

Enquanto vivesse ali, não teria esperança de que se aliviasse isto. A expressão "todos os dias de tua vida" é a primeira indicação de que viria com segurança a morte, ainda que esse fato levasse um tempo.

V- 18.

E Deus prossegue diante de um Adão trêmulo;

­_ Espinhos, abrolhos, ervas daninhas e pestes crescerão com mais facilidades do que as plantações a partir de agora.

Antes da queda, a terra produzia só plantas que eram úteis como alimentos ou lindas flores para ornamentar a terra.

O trabalho agora será aumentado, pois será necessário cultivar a terra, isso incrementará a aflição da existência do homem.

Tinha que aprender, por uma amarga experiência, que a vida separada de Deus, no melhor dos casos, é de dor e aflição.

V- 19.

Quando Adão achou que tinha acabado, Deus continuou;

_ Com o suor do teu rosto arrancarás de uma terra mal disposta o alimento para você e sua família até que voltes a terra

Com tudo, devemos reconhecer que este castigo foi diante dos fatos, na realidade uma bênção disfarçada para nós pecadores.

Quando um homem trabalha, é muito menos provável que peque do que quando passa seus dias na ociosidade.

O esforço e o trabalho desenvolvem o caráter e lhe ensinam humildade e cooperação com Deus.

Esta é uma razão pelo que a igreja cristã geralmente encontra seus mais leais sustentadores, na classe trabalhadora.

O trabalho, ainda que seja árduo, não deve ser desprezado, porque "há uma bênção nele".

_ Tem mais uma coisa Adão;

_ Glup!!

_ Mais uma conseqüência, resultante de seu pecado; O cemitério será para você um destino certo.

E Deus termina com uma terrível notícia. Assim entendeu o homem que o plano da salvação (v.15) não impediria a perda de sua vida atual, senão que lhe oferecia a segurança de uma vida nova.

Deus, usando de misericórdia, concedeu ao homem um tempo de graça; caso contrário a morte teria ocorrido imediatamente. A justiça divina requeria que o homem morresse, mas a misericórdia divina lhe concedeu a oportunidade de viver.

Em Cristo;



Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

10 comentários:

  1. É importante também lembrar-mos que Deus não queria essa situação para a humanidade. Tudo isso foi consequencia da desobediência do homen.
    Má Deus é misericordioso para conosco, renovando sua misericordia para cada dia de nossas vidas.

    Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Incrível como um simples ato pode mudar o destino, Deus poderia ter proibido Adão e Eva de cometer outro ato passivel de punição, tipo nos dias atuais; traição, matar, roubar, no entanto proibiu de algo simples porém com um significado importantíssimo, assim somos nós dias atuais, tomamos atitudes simples aos nossos olhos mas que são de tremenda reprovação de Deus, temos que analisar até mesmo uma pequena omissão pois esta pode resultar em um grande castigo de Deus em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. dale clailton...

    pois então, trabalhar,trabalhar, trabalhar.
    Deus sempre quis que o homem trabalhasse, pois ele o criou a sua imagem e semelhança. Deus trabalha sabia? por incrível que pareça, Deus já sabia que o homem iria desobedecer e esse tempo de graça que meu irmão clailton comentou foi para que um dia ela viesse a se manifestar no seu filho. todo o sofrimento e dor que foram comentados aqui o Senhor Jesus passou, passou para que a nova vida que hoje temos fosse adquirida atravéz de sua morte. blz vou parar por aqui, até amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário Rafa!
    Bom te ver por aquí.
    até amanhã!

    ResponderExcluir
  5. MUITAS PESSOAS ASSOCIAM O TRABALHO COMO MALDIÇÃO,EU CREIO Q TRABALHO É BÊNÇÃO EM NOSSAS VIDAS,SO ESTOU COM UMA DÚVIDA.NESSE VERSICULO.
    Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.
    Apocalipse 22:3

    MINHA PERGUNTA, VAMOS TRABALHAR NA ETERNIDADE?KKKKK
    EU ACHO QUE SIM,MAIS NÃO VAMOS NOS CANSAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde paz, concordo plenamente mais creio assim, não será o mesmo trabalho daqui da terra, pois nos vamos ser como anjos e vamos viver pra Cristo adorando e o servindo, não existirá trabalho seculares r sim um só serviço; viver com Cristo fazendo tudo que lhe apraz, posso fazer alusão como referência não necessariamente ao pé da letra, em Isaías 65:17 em diante, onde ele mostra novos céus e nova terra.

      Excluir
  6. Deus ainda nos deu este direito de trabalhar honestamente para vivermos com dignidade,e nos deu a escolha de trabalharmos na obra dele para herdarmos a vida eterna,fazendo o ide

    ResponderExcluir
  7. Deus ainda nos deu este direito de trabalhar honestamente para vivermos com dignidade,e nos deu a escolha de trabalharmos na obra dele para herdarmos a vida eterna,fazendo o ide

    ResponderExcluir
  8. Oi eu queria tirar uma duvida
    Deus disse pra Adao que no suor do teu rosto ele comeria o seu pão mas pra mulher ele disse q teria dores de parto e não q trabalhasse. Isso quer dizer q a mulher nao deve trabalhar pra se sustentar ? O que acham?

    ResponderExcluir
  9. PAREM, PENSEM E REFLITAM,
    DEUS PÓDERIA SER INTELIGENTE, E NÃO COLOCADO NENHUM FRUTO ALI, MESMO JÁ SABENDO O QUE IRIA ACONTECER, POIS É OMNISCIENTE, JÁ SABE TUDO QUE VAI ACONTECER ATÉ O INFINITO. SARCASMO PURO, AHHH, E TAMBEM, PODERIA NÃO TER CRIADO NENHUMA SERPENTE FALANTE DO MÁL, POIS ELE CRIOU E A COLOCOU LÁ, MESMO SABENDO O QUE IRIA ACONTECER.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails