Images

Gênesis 4:16-24 - Os descendentes de Caim


Os descendentes de Caim


V-16.
Adão deixou a presença divina provavelmente para não voltar nunca mais, e começou sua vida de errante na terra de Nod, ao este do Edem.
Esta terra antediluviana, cujo nome significa "errante", "fugida", ou "exílio", chegará a ser o lar dos ímpios descendentes de Caim.

V-17
Passado mais de cem anos desde que Adão e Eva foram expulsos do jardim, além de Caim e Abel, o casal também teve dezenas de filhos, netos e bisnetos neste periodo.
Os primeiros habitantes da terra não tiveram outra saída senão casar-se com seus irmãos e irmãs a fim de cumprir a ordem divina: "Frutificai e multiplicai-vos".

Com mais de cem anos já havia uma boa civilização habitando nessa região, e foi ali que Caim conheceu sua mulher e tiveram um filho.
O nome que deram a este menino, Enoc, significa "dedicação" ou "consagração", expressava assim a esperança de que seu filho pudesse ser uma bênção para seu lar entristecido.

Caim começou a edificar uma colônia fortificada para sua família como lugar de moradia mais ou menos permanente, dando a ela o nome de seu filho, Enoc.
Sua intenção de fundar uma cidade foi ditada por um desejo de desafiar a maldição que o condenava a uma vida como fugitivo.

A primeira "cidade" do mundo foi fundada pelo primeiro assassino do mundo, um indivíduo perversamente impenitente cuja vida, plenamente dedicada ao mau e sem nenhuma esperança, decorreu desafiando a Deus.

V-18, 19, 20.
Passaram mais alguns anos e Enoc já tem um filho chamado Irad, que por sua vez também teve filhos e assim por diante até chegar a Lamec.

Este cidadão foi o primeiro em perverter o casamento tal como foi estabelecido por Deus, casando-se com duas mulheres, convertendo-o na concupiscência dos olhos e a concupiscência da carne, sem ter sequer o pretexto de que a primeira esposa não lhe dava filhos. A poligamia foi um mau novo que se alastrou durante longos séculos.

Os nomes das duas infelizes eram Ada e Zilá e como não podia ser diferente, tiveram muitos filhos.

V-21.
Um dos filhos de Ada foi o criador da Harpa, o primeiro instrumento musical do mundo.
Muitos desenhos antigos deste instrumento procedentes de Egito, Palestina e Mesopotâmia nos dão uma idéia clara de como era a harpa.
Esses desenhos mostram que o instrumento consistia numa madeira de ressonância através da qual se tendiam sensatas.

V-22.
Muitos têm dúvidas quanto a que se conhecesse o ferro em tempos tão remotos como os que indicam o livro de Gênesis, No entanto, descobertas efetuadas no Egito e Mesopotâmia demonstraram que se produziam objetos de ferro nos períodos históricos mais remotos do que tinha registro.
Objetos de cobre, bronze e ferro que eram utilizados como enfeites ferramentas, armas, vasilhas, etc., estão sendo encontrados em quantidades crescentes.

V-23, 24.
E assim a ímpia família de Caim crescia em meio a assassinatos, e poligamias. O mundo ia sendo povoado pelo pecado.

Em Cristo;

A seguir: Surge uma geração de adoradores

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

7 comentários:

  1. Assim como os descendentes de Caim nós também estamos predestinados a levar a diante os pecados de nossos antepassados caso não nos arrependamos dos nossos pecados e nos entregemos á Deus. Não poderia ser diferente no caso de Caim: ele pecou e não se arrependeu trazendo com isso não só maldições para sua vida mas também aos seus descendentes.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos quebrar estas maldições que nossos antepassados permitirão se fazer presente em nossas vidas até os dias de hoje, no momento em que nos entregamos a Cristo, temos a obrigação de reverter este quadro a fim de que os nossos descendentes venham a usufruir e continuar o processo.

    Temos que ser o limitador entre o período de pecados e maldições e a glória de Deus, muitas maldições trazidas a gerações por minha família tiveram fim no momento no qual aceitei a Cristo.

    Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  3. este tal de Lameque;nos dia de hoje,acabaria com
    uma boa parte da populaçao.
    quando agente esta em pecado,o mal toma conta,e coremos o risco de colocar a geraçao futura,mais
    longe de DEUS.nÂo podemos ser como caim.chei de
    orgulho.amado DEUS esta com seus braços abertos,
    24 hs.esperando que eu me arependa e volte para ele.um abraç...............o.
    cesar.

    ResponderExcluir
  4. É MEUS IRMÃOS NOSSOS ANTEPASSADOS VIVERAM EM MALDIÇÃO MAS NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE JESUS NOS RESGATOU LA NA CRUZ.BASTA ACEITARMOS JESUS COMO NOSSO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. SEU SANGUE NA CRUZ TEM PODER DE NOS LAVAR DE TODAS AS MALDIÇÕES.EM CRISTO JOÃO BATISTA

    ResponderExcluir
  5. AMADOS COMO É BOM PODERMOS LER A PALAVRA DE DEUS E AINDA LER OS COMENTÁRIOS DOS IRMÃOS ISSO NOS EDIFICA CADA VEZ MAIS. GLORIA A DEUS!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, os comentários estão muito edificantes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails