Images

Gênesis 5:21-24 e Judas 1:14, 15 - Enoque, um exemplo de vida


Enoque, um exemplo de vida

Gênesis 5:21-24 e Judas 1:14, 15

Passaram-se mais de 1.500 anos após a morte de Adão e a espécie humana crescia em quantidade e em pecado como uma praga, espalhando-se por todos os continentes da terra.
Aquela geração de adoradores que estudamos na postagem passada, aos poucos foi sucubindo ao estilo de vida da geração que descendia de Caim.

O contato dos que adoravam a Deus e os que o desaviavam era inevitável, pois os laços familiares e a necessidade do comércio entre eles tornava este distanciamento impossivel.

V-21,22.
Neste período apenas um nome, Enoque, ultrapassa aos outros em excelência e piedade.
A excepcional vida de Enoque demanda um estudo muito especial;

Duas vezes se declara que "caminhou com Deus". Também se emprega esta expressão no caso de Noé.
Este homem teve em sua vida a constante presença divina desenvolvendo uma estreitíssima relação com Deus.

Aos 65 anos de idade com a chegada de um filho para favorecer seu lar, entendeu por experiência própria a profundidade do amor de um pai e como nunca antes, foi atraído para Deus, seu próprio Pai celestial.

Seu caminhar com Deus consentiu não só na contemplação de Deus, senão também num ministério ativo em favor de seus próximos.

O nome de Matusalém, dado ao filho, era profético e se referia à vinda do dilúvio. Em essência, foi dito a Enoque, que logo após a morte de Matusalém o dilúvio viria. Sem dúvida isto produziu a sua vida uma ardente pregação.

Várias foram às vezes em sua vida, que em público previu a segunda vinda de Cristo, e fervente e solenemente admoestou aos pecadores que o rodeavam da terrível condenação que esperava aos ímpios.

A constante fidelidade de Enoque, manifestada durante um período de 300 anos, é um depoimento animador para aqueles cristãos que parecem encontrar dificuldade de "caminhar com Deus" durante um só dia.

O primeiro arrebatamentoV-24.


Chegamos agora ao acontecimento mais significativo da era antediluviana, um acontecimento que encheu aos fiéis de esperança e alegria.

Em um belo dia, diante dos olhares atônitos de crentes e ímpios, Deus leva Enoque da terra para o céu sem permitir que ele passe pela morte e pelo dilúvio que viria.

Enoque foi o primeiro pecador, salvo pela graça, que atingiu a honra da translação.

Temos aqui um modelo de virtude que ressalta em enorme contraste com outro péssimo modelo de sua mesma época.

· Enoque foi da sétima geração após Set filho de Adão.
· Lameque, aquele famigerado que adicionou ao crime do assassinato o vício da poligamia foi da sétima geração da linhagem de Caim.

Isto demonstra a influência de Caim e de Sete sobre suas famílias.

Deus transladou Enoque, não só para recompensar a piedade de um homem temente a ele, senão para demonstrar a segurança da libertação que Deus prometeu do pecado e a morte.

A lembrança deste notável acontecimento sobreviveu na tradição judia (Eclesiástico 44: 16), no registro cristão (Heb. 11: 5; Jud. 14) e até mesmo nas fábulas pagãs como o livro dos Jubileus, livros apócrifos e em algumas lendas Arábicas.

Sua partida deve ter feito uma tremenda impressão em seus contemporâneos, se julgarmos a extensão atingida pelo relato de Enoque que chegou às gerações posteriores.

A vida exemplar de Enoque com seu pináculo glorioso, testemunha em nossos dias a possibilidade de viver com santidade num mundo dominado pelo pecado.

Em Cristo;




Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. Assim como Enoque foi trasladado para o Céu antes da destruição do mundo pela água, assim os justos vivos serão trasladados da Terra antes da destruição desta pelo fogo. Diz o apóstolo: "Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta." I Cor. 15:51 e 52.

    ResponderExcluir
  2. como muda o futuro de um geraçao.
    EX: caim,escolheu adar longe de DEUS.sete em adora a DEUS.como é de macima importancia levar
    aos nossos filhos,saber a palavra do SENHOR.
    a andar nos caminhos que agradem a DEUS.
    para ter mais e mais adoradores de DEUS.gerações
    futuras que andem com DEUS.acim como enoque.

    ResponderExcluir
  3. Há 2 caminhos:
    O da perdição: Caim
    E o da salvação: Abel

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails