Images

Gênesis 6:13-22 - As instruções de Deus para Noé

As instruções de Deus para Noé

V-13.

_ Noé, venha cá. Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência

Deus anunciou seu plano diretamente a Noé. Isto sucedeu provavelmente 120 anos antes do dilúvio. Deus queria dar aos homens a oportunidade de consertar seus maus caminhos se assim o desejassem, e portanto comissionou a Noé como "pregador de justiça" para dar esta mensagem de advertência.

V-14.

_ Vou proporcionar algo para salvar a você e a sua família, quero que construa uma Arca.

Na realidade não era nenhum navio ou barco, pois sua finalidade não era navegar, mas apenas flutuar

_ Pegue madeira boa e construa para você este grande barco. Faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora.


V-15,16.
_ Quero que o construas de acordo com minhas instruções.

Suas dimensões, tal como foram dadas a Noé, mostram que o barco era de um tamanho colossal. Se não tivesse sido por essas instruções detalhadas da parte de Deus, Noé, inexperiente na construção de navios ou em navegar, nunca poderia tê-lo construído.

V-17.
_ Vou cobrir toda a terra com água, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá.
Esta é a primeira vez que Deus explica a Noé como seria a destruição e é claro, Noé se desespera.

V-18.
_ Mas não se preocupe, eu vou fazer uma aliança com você. Eu quero que, você, sua mulher, os seus filhos e as suas noras entrem na arca quando ela estiver pronta, para que possam sobreviver.

Ao concluir um pacto com Noé, Deus fortaleceu a confiança desse varão justo na segurança do cuidado divino. Sem importar o que ocorresse, Noé sabia que ele e sua família estariam a salvo.
V-19.
_ Também quero que leve para dentro do barco um macho e uma fêmea de todas as espécies animais, pois quero conservá-los vivos.

Esta ordem tinha o propósito de informar a Noé acerca das medidas que devia tomar para salvar o mundo animal de uma aniquilação completa, e um casal de cada animal seria essencial para a reprodução.

V-21.
_ Se prepare com comida. Portanto, leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer lá dentro.

Esta era uma tarefa não muito fácil. Devia plantar, colher e fazer estoque de comida para durar um ano.

Noé tinha que ser não só um construtor de barcos, más também agricultor e abastecedor de alimentos.

V-22.
O registro da instrução dada a Noé termina com a observação de que ele fez todo o que Deus lhe pediu que fizesse.

Este curto versículo representa 120 anos construindo a arca. Alguns dos que creram na mensagem de Noé, como seu avô Matusalém, morreram antes de que se levasse a cabo o temido acontecimento.

Desde a criação do mundo, ainda não havia chovido sobre a terra. Sem dúvida Noé era um homem fiel, obediente e cheio de fé em Deus para levar avante tamanho empreendimento!

A experiência de Noé apresenta um nobre exemplo para os cristãos que sabem que estão vivendo no tempo do fim.
Seu segredo?
Ele apenas creu e agiu baseado na Palavra de Deus.

Em Cristo;

A seguir: A arca fica pronta.


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. QUE EXEMPLO DE SERVO DE DEUS,OBDIÊNCIA CEGA EM ALGUÉM QUE ELE ACREDITAVA FIELMENTE, COISA QUE HOJE É DIFÍCIL ATÉ MESMO NOS MAIS FIÉIS CRISTÃOS.MEDITEMOS NA VIDA DESSE SERVO DE DEUS E BUSQUEMOS NELE O VERDADEIRO EXEMPLO DE VIDA EM CRISTO.AMÉM

    ResponderExcluir
  2. Aqui vc diz que não havia chovido sob a terra,
    vc pode me dar referencias sobre isso na biblia?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails