Images

Gênesis 6:6-12 - O arrependimento divino


O arrependimento divino

V-1.
Este capítulo faz um relato das condições que levaram ao dilúvio. Aqueles dias se assemelham com a época em que nós vivemos hoje.

Dez gerações após Adão, a raça humana aumentou rapidamente não só em maldade senão também em quantidade.

O povo de Deus é a força que preserva os valores em uma sociedade. Quando os que professam ser santos começam a perder e a comprometer seu testemunho, os tempos se tornam desesperadores. Isto é o que ocorreu antes do dilúvio.

Em Gênesis 04, vimos que os descendentes de Caim (filhos dos homens), que embora se excedesse em algumas áreas da cultura, desviaram-se mais e mais de Deus, e daquilo que era correto.

Em seguida estudamos que os descendentes de Sete (filhos de Deus) em sua maioria eram tementes a Deus. Eles foram o sal da terra. A partir de agora vemos um triste relato da decadência espiritual deles.

V-2.
As mulheres descendentes de Caim eram muito atraentes e sedutoras, vemos aqui que satanás já começava a desenvolver a indústria do sexo para destruir uma sociedade.

Devido ao desequilíbrio dos seus desejos, os que adoravam a Deus não se satisfizeram com as filhas da linhagem piedosa, e começaram a se envolver com as prostitutas descendentes de Caim, aliás, o emprego da forma plural, "tomaram.... mulheres", parece sugerir que predominava a poligamia.

Estas alianças profanas entre os filhos de Deus e as filhas dos homens, foram à causa do rápido aumento da impiedade entre os primeiros habitantes.

V- 3.
Ao ver estas uniões não santificadas, o desagrado de Deus foi imediato. Sendo escravos de suas paixões, já não poderiam mais ficar sujeitos ao Espírito de Deus.

O Espírito Santo não poderia continuar operando senão durante um curto tempo, depois do qual seria retirado dos rebeldes seres humanos.

V-4.
Nesse tempo todos os seres humanos eram de grande estatura, mais alguns se sobressaíam, por serem violentes, por terem caráter terrorista e por serem ainda maiores em porte físico.
Esses indivíduos possuídos por demônios eram renomados por sua sabedoria e habilidade, consagravam suas faculdades intelectuais e físicas à complacência de seu próprio orgulho e paixões e à opressão de seus próximos, fazendo-se temidos por todos.

Más existiram realmente os gigantes? E quanto chegaram medir de altura?

Nos finais dos anos 50 durante a construção de uma estrada no sudeste da Turquia, em Homs e Uran-Zohra no Vale do Eufrates, região próxima de onde viveu Noé após o dilúvio, foram encontradas várias tumbas de gigantes. Elas tinham 4 metros de comprimento, e dentro de duas estavam ossos da coxa (fêmur humano) medindo cerca de 120 centímetros de comprimento. Calcula-se que esse humano tinha uma altura de aproximadamente 4 metros e pés de 53 centímetros. Uma cópia do osso (fotos abaixo) está sendo comercializada pelo Mt. Blanco Fossil Museum na cidade de Crosbyton, Texas, EUA.
V-5.
Dificilmente poderia a linguagem humana apresentar um quadro mais vívido de depravação humana. Não sobrava nada de bom nos homens. Estavam "corrompidos até a medula".

Aqui encontramos o mau reinando supremo no coração, nos "pensamentos" e nas ações do ser humano, mas não em forma passageira, más continuamente, não meramente no caso de uns poucos indivíduos, más na sociedade em conjunto.

Esta depravação total provoca em Deus um sentimento que em um primeiro instante nos surpreende;

Deus arrependeu-se de ter criado o homem?

Vamos entender melhor na próxima postagem.

Em Cristo!

A seguir: As instruções de Deus para Noé


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

7 comentários:

  1. Apesar de vivermos um tempo como o de Noé, podemos estar seguros de que Deus nos aceitará, bem como aceitou a Noé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza,pensando por este lado,entao nos tambem temos que ser como Noe,homems justos e perfeitos entre a nossa geraçao,e andar com Deus assim tambem como Noe andou, e isso e possivel,pois por Jesus Cristo somos mais que vencedores, pois Ele ja venceu o mundo, entao nos se e que estamos nEle, e andarmos com Ele, o Senhor Deus tambem nos aceitara com certeza Amem.

      Excluir
  2. Just popping in to say nice site.

    ResponderExcluir
  3. Dns g kqg y free xxx, evansporn. Xvy i, mjs mhgtrd|vqj apxschl d mj ys.

    ResponderExcluir
  4. A razão mais básica através apesar disso é o aquecimento do expresso do miscelânea quente , a sujeira , as frentes trazer também pode servir atmosféricas e muito mais.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,vale se dizer que no hebraico original,Genesis 6:6 esta escrito que, Deus se entristeceu profundamente, e nao que se (arrependeu)pois o Senhor Deus, Ele nao pode se arrepender justamente porque Ele nao erra, mesmo porque Ele e onisciente,no entanto o arrependimento e a expreçao que e atribuida somente a seres humanos,portanto esta linguagem nao pode ser atribuida a Deus,porque em Genesis 6:6 do hebraico original nos diz assim, e Deus(inarrem) que e intristeceu-se profundamente,se fosse arrependeu seria(metanoia)que e arrependimento.

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM,vale acrescentar que em Genesis 6:6 no hebraico original esta escrito assim, e Deus(Inarrem)que quer dizer se intristeceu profundamente,de outra forma seria e Deus(metanoia)que quer dizer arrependeu,portanto Deus nao se arrepende pois Ele e onisciente ou seja Deus nao erra pois Ele e abisoluto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails