Images

Gênesis 9:18-29 - O pecado de Noé

O pecado de Noé

Gênesis 9:18-29 

V-18-23
Temos aquí o relato de um episódio que se seguiu, e que teve conseqüências funestas para os descendentes de um dos netos de Noé.

Noé era um lavrador (como Adão, e Caím, no início). Com sua habilidade, ele plantou uma vinha, eventualmente colheu uvas, espremeu seu suco, e este fermentou tornando-se em vinho alcoólico.

Dentro da sua tenda, experimentou deste vinho, porém não se conteve com um cálice e bebendo demais, ficou embriagado. Sentindo muito calor começou a tirar suas roupas a ponto de ficar completamente nú e desorientado.

Quando seu filho Cão entrou na tenda, viu a nudez do pai.

Só que o rapaz não se conteve com um olhar rápido e acidental, mas contemplou-a com satisfação e escárnio, humilhando seu pai, e foi contar aos seus irmãos que estavam fora.

Estes mostraram respeito, entraram e cobriram seu pai sem olhar para ele.

V-24-29
Quando Noé recuperou o conhecimento e a razão, soube o que tinha sucedido durante seu sono, quando perguntou quanto à razão da vestimenta que o cobria, soube do comportamento de Cão, ele ficou indignado.

Nesta época Cão tinha um filho chamado Canaã. Os traços ruins de Cão parecem já terem sido manifestos nele. Então, ao invés de a maldição cair sobre Cão e todos os seus descendentes caíram sobre Canaã. Ele e seus descendentes foram amaldiçoados com a escravidão.

A maldição de Noé não foi pronunciada como resultado de um ressentimento, más como uma profecia.

A profecia não coloca a Canaã em particular nas correntes de um destino férreo.

Meramente é uma predição do que previu Deus e anunciou por meio de Noé.
Provavelmente Canaã já seguia nos pecados de seu pai e esses pecados chegaram a ser um rasgo tão marcado no caráter nacional dos descendentes de Canaã, que posteriormente Deus ordenou sua destruição.

No futuro os Cananeus seriam dominados e escravizados por Israel e muitas nações de gentios.

Sem é Abençoado - Sem foi o pai dos povos orientais, incluindo Abraão e o povo Judeu. Perceba que a benção de Sem está associada a Deus. Através de Sem vieram todos os Judeus e seus profetas, e finalmente o Senhor Jesus Cristo. Canaã deveria ser servo deles.

Jafé é Abençoado - Jafé foi o pai dos povos nórdicos ou Europeus.

A Bíblia foi escrita por inspiração de Deus. Em sua completa integridade, ela expõe os erros dos melhores homens. Os livros escritos pelos homens têm a tendência de esconder os pecados e fraquezas daquelas pessoas que são admiradas.

Não importa quanto tempo nós temos de convertidos, ou quão fiéis nós temos sido a Deus, temos que ser vigilantes.

Em Cristo;

A seguir: Origem das Nações


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. EU CREIO QUE PARA ESCREVER ESTAS PALAVRAS A PESSOA TEM QUE TER MUITA SABEDORIA E SERTAMENTE. SIM VC. È sabio.

    ResponderExcluir
  2. eu discordo. Percebo uma pionta de racismo ai. Primeiro, como vc pode provar que sem e Jafé dao origem aos orientais e europeus? Isso não é verdade. Quase escreveu que os camitas eram negros. Só faltou ter coragem. Texto absurdo e nojento. sem bases adequadas. conjecturas somente.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails