Images

Gênesis 14:18,19 - O misterioso Melquisedeque


O misterioso Melquisedeque

V-18.
Neste versículo, encontramos uma das pessoas mais misteriosas da Bíblia.

O autor do livro de Hebreus diz que muita coisa sobre ele poderia ser dita, mas a interpretação seria difícil porque os ouvintes se tornaram negligentes para receber essa palavra (Hebreus 5:11 e 12)…

O rei-sacerdote de Salem se uniu com o rei de Sodoma para dar as boas vindas a Abraão.

Nos dias de Abraão, Jerusalém era conhecida como Salem.

Enquanto o rei de Sodoma foi ao encontro de Abraão com o propósito de obter a libertação de seus súditos e bens, Melquisedeque se apresentou para abençoar ao chefe vitorioso.

Pão e vinho eram os principais produtos de Canaã. O propósito de Melquisedeque ao encontrar-se com Abraão com pão e vinho foi uma singela prova de gratidão, por ter recuperado a paz, a liberdade e a prosperidade da terra.

Certamente foi surpreendente encontrar entre os ímpios Cananeus e Amorreus do tempo de Abraão, um governante local que não só era leal ao verdadeiro Deus como também tinha o ofício de sacerdote.

Isto mostra que o Deus verdadeiro tinha adoradores em outras partes também.

Ainda que fosse uma minoria, os verdadeiros servos de Deus de nenhuma maneira tinham desaparecido da face da terra.

ADeus nunca lhe faltou fiéis testemunhas, por escuro que fosse o período ou por ímpia que fosse a população.

V-19.
Melquisedeque pronuncia sobre Abraão uma bênção revestida de linguagem poética, atuando no papel de um verdadeiro sacerdote.

Pouco é dito sobre o rei Melquisedeque além desses três versículos, mas a Bíblia nos diz que seu sacerdócio era de uma natureza que tipificou o próprio sacerdócio do Senhor Jesus (Salmo 110:4, Hebreus 5:6,10, 6:20, 7:1-24).

Cristo em sua eterna divindade não tem princípio nem fim, a Bíblia não indica o início nem o destino de Melquisedeque, fator que o tipifica.

Melquisedeque trouxe pão e vinho para Abrão, símbolos que o Senhor nos deixou de seu corpo e do seu sangue, para lembrarmos sua morte por nós.

Em Cristo;

A seguir: O primeiro Dízimo


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. Melquisedeque era sem dúvida muito discreto, fazia o que tinha que fazer sem alarde, talvés por isso o achavam misterioso. Ele nos deixa aqui uma grande lição de humildade, atributo que muitas vezes falta na vida dos crentes, especialmente aqueles que querem ser reconhecidos depois de fazer "algum esforço" em nome de Deus. Misericórdia Senhor!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails