Images

Gênesis 14:20-22


O primeiro Dízimo

V-20.
Chegamos a um ponto marcante na bíblia. Abraão toma uma atitude impressionante, deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta.

Dar o dízimo do que foi tomado dos inimigos foi um reconhecimento do sacerdócio divino de Melquisedeque e prova que Abraão conhecia bem o sagrado requisito de dar dízimo.

Esta é a primeira menção do dízimo na Bíblia, um conceito que será repetido muitas vezes tanto através do AT como do NT como um requisito divino.

O fato de Abraão dar o dízimo mostra claramente que este requisito não foi um recurso posterior e temporário para sustentar o sistema de sacrifícios, senão que foi uma prática instituída divinamente desde os tempos mais remotos.

Ao devolver ao Senhor uma décima parte de seus rendimentos, o cristão reconhece que Deus é o dono de todas suas propriedades.

Com este ato, o pai da fé deu um exemplo para todos os que desejam servir a Deus e participar das bênçãos divinas.

Os despojos

V-21.
Após ouvir o diálogo de Abraão e Melquisedeque, o rei de Sodoma apresentou um pedido de libertação de seus súditos a Abraão.

_ Olá amigo, você pode ficar com os despojos, más por favor, me devolva somente as pessoas.

Na realidade, segundo os costumes da época, registrados no código de Amurabi, Abrão como resgatador, tinha direito a tudo! Era uma grande tentação para Abrão.

V-22.
Mas Abrão respondeu:

_ Eu levanto a mão diante do SENHOR, o Deus Altíssimo, criador do céu e da terra...

Ao fazer isto, invocou ao mesmo "Deus Altíssimo" em cujo nome Melquisedeque o tinha abençoado, indicando assim que o Deus de Melquisedeque, dono do céu e da terra, era também seu Deus.

_ E juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália.


Nunca me esqueço de uma frase que lí em um curso bíblico na Igreja Batista de Barreiros, "o dízimo é o antíduto para o materialismo".

Lembram como Abraão foi tão generoso em seu trato com seu sobrinho? Ele agora demonstra o mesmo espírito de generosidade para o rei de uma cidade ímpia.

Não só devolveu todos os homens, as mulheres e as crianças que tinha resgatado como também todos os despojos da guerra que estavam em suas mãos.

Quando Abraão não aceitou os despojos que lhe foi oferecido, certamente o rei de Sodoma, demonstrou ter uma esperança mais elevada nos filhos de Deus, do que o que motiva a vida dos filhos deste mundo.

A grande vitória

E disse mais;
_ Olha, não quero nada para mim, a não ser a comida que os meus empregados comeram. Mas os meus aliados Aner, Escol e Manre podem ficar com a parte deles.

A única coisa que Abraão não pôde devolver foi àquela porção dos despojos que seus servos tinham usado como alimento e o que pertencia a seus aliados.

Só iam receber o que lhes correspondia. Mas a Abraão não lhe interessava essas coisas.

Abraão ambicionava um plano mais elevado, sua preocupação era glorificar a Deus, e podia se permitir desdenhar dos bens mundanos, pois sua riqueza estava nas mãos de Deus.

E finalizando, Abraão disse;

_ Assim você nunca poderá dizer: "Foi eu que fiz com que Abrão ficasse rico."

Ele não queria que o ímpio levasse o crédito das bênçãos que Deus havia lhe dado.

Meus amigos, quanto mais eu estudo sobre Abraão, cada vez mais eu fico impressionado com a vida deste homem! Impressionante este irmão!

Os filhos da fé se distinguem por sua grandeza de pensamento e de seus propósitos que os capacita para viver acima este mundo.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

7 comentários:

  1. dizimar è algo que o ser humano precisa aprender.
    è deichar de ser materialista.
    É naõ ser egoista.
    È aprender dadiva de doar.
    É algo que DEUS, te da e você,simplesmente devolve.
    Amado,não va dar seu dizimo,esperando algo em troca.
    Ou dar para almentar suas, requisas.
    As bençaõ de DEUS, saõ conforme seu coraçao.
    Vocé pode estar sendo abençoado.
    mas, esta voltado em seus entereses,pesoais.
    E deicha de perseber as benças, que DEUS te da.
    Pode ser saude na sua familha.
    Trabalho.
    Familha unida.
    Casa para morar, e varias outras.
    Abra seu coraçao para DEUS, depois
    deiche ele tratar,as coisas vam acontesendo,voce vai perseber,as mudanças.
    um abra.............................ço.

    ResponderExcluir
  2. caro amigo você nunca chegou a pensar que o que Abrão entregou ao sarcedote Melquesedeque foram bens que não eram dele. os bens era de ló, do rei de sodoma entre outros. E que ele estava a caminho de casa.Hoje em dia não se dá mais dízimo, se dá oferta que póde ser 10, 20, 05, etc., conforme estipulado no caração e não dízimo por obrigação.

    ResponderExcluir
  3. Bom JACOB. Em malaquias fala que temos que dar o dizimo para que aja mantimentos na casa do senhor e em corintios fala que devemos dar com alegria, nao por necessidade ou obrigado, por que Deus ama quem da com alegria. caim e abel oferta ao senhor o que eles tinhas de melhor e os primogenito. sabemos que primogenito é primeiro entao, devemos devolver a Deus o que é de Deus. como você mesmo disse nao era de abrão, era de ló... nossas primicias, não são nossas é do senhor jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual seria a casa do Senhor? Quem vive nela? Quem se beneficia das nossas ofertas?
      A Casa do Senhor não seria o mundo todo, onde nós, seus filhos vivemos? Não seria destinado os nossos dízimos para que todos sejam beneficiados, para que não haja fome, que se combata as doenças, para a educação, saúde, moradia e bem-estar?

      Excluir
  4. Bom JACOB. Em malaquias fala que temos que dar o dizimo para que aja mantimentos na casa do senhor e em corintios fala que devemos dar com alegria, nao por necessidade ou obrigado, por que Deus ama quem da com alegria. caim e abel oferta ao senhor o que eles tinhas de melhor e os primogenito. sabemos que primogenito é primeiro entao, devemos devolver a Deus o que é de Deus. como você mesmo disse nao era de abrão, era de ló... nossas primicias, não são nossas é do senhor jesus.

    ResponderExcluir
  5. Na minha bíblia João Ferreira de Almeida , revisada de 1986 c\ dicionário e concordâncias não está escrito o nome de Abraão na parte q se refere a doação do dízimo, no versículo 20, como vc escreveu. O que nos leva a entender que quem dá o dízimo é o rei de Salém a Abraão e ñ Abraão ao rei de Salém. Leiam lá de novo, e parem de repetir asneiras pq ouvem de outros ignorantes palavras mentirosas p\ justificarem uma prática que aumentam suas boas vidas, sem trabalharem!

    ResponderExcluir
  6. só se for ima questão de extorsão só se for

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails