Images

Gênesis 15:1-6

A proteção de Deus, a insegurança de Abraão e salvação pela fé.

V- l.
Depois ter demonstrado muita segurança e coragem na guerra contra os quatro reis e diante do rei de Sodoma, uma ponta de insegurança começa a surgir no coração de Abraão.

Não demora muito, Deus aparece a ele numa visão, e nela lhe diz:

_ Abrão, o que está acontecendo? Não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa.

Abraão provavelmente temia que os reis da Mesopotâmia pudessem voltar para vingar sua derrota, ou os pagãos Cananeus, já preocupados com poder crescente de Abraão, poderiam atacá-lo.

Mas Deus lhe prometeu ser "seu escudo", o símbolo de proteção nas guerras antigas e seu "galardão".

Ambas as coisas tinha experimentado Abraão durante a expedição militar anterior, pois Deus o tinha protegido na batalha e o tinha recompensado com a vitória.

Devia crer que Deus continuaria fazendo por ele o que tinha feito no passado.

V-2.
Porém algo mais o incomodava, e demonstrando uma incrível intimidade com o Todo Poderoso, Abrão reclama:

_ Ó SENHOR, meu Deus! De que vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos?
Abraão já era rico e sua mente recorria à promessa divina que o tinha levado a Canaã em primeiro lugar.

Já que ainda não tinha filhos, como poderia se realizar a promessa de Deus de que ele chegaria a ser o progenitor de uma grande nação?


Abraão cogita uma adoção

V-3, 4.
_ Tu não me destes filhos, e por isso vou acabar tendo que adotar um dos meus empregados, nascido na minha casa, para ser o meu herdeiro.

Abraão não duvidou de Deus, ele apenas não entendia o que Deus estava fazendo.

Às vezes esquecemos que Deus aguarda até que toda esperança na carne se desvaneça, antes que Ele execute Seus maravilhosos feitos.

Desta maneira somente Deus é glorificado e nossa fé é exercitada.

Os registros mesopotâmicos, particularmente dos tempos patriarcais da cidade de Nuzi (achados em descobertas arqueológicas), ajudaram a entender esta passagem que até então era obscura.

Registros Mesopotâmicos

Esses registros mostram que um casal rico que não tivesse filhos podia adotar a um de seus escravos, que chegava a ser o herdeiro de toda sua propriedade, e que também os cuidava em sua velhice.
Abraão temia que não lhe restasse outra saída senão seguir a prática comum de seu tempo e adotar como seu filho legal e herdeiro o seu servo mais digno de confiança, Eliezer de Damasco.
Então o SENHOR falou de novo e disse:
_ Não! O seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu empregado Eliézer.
V-5.
Já era noite e o SENHOR levou Abrão para fora e disse:
_ Agora olhe para o céu e conte as estrelas se você puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes. Crês nisto?


A
Salvação pela fé
V-6.
Abraão não colocou dúvidas ao que Deus lhe disse, embora já fosse um velhinho de cem anos de idade: ele creu firmemente em Sua palavra, e por isso o SENHOR o aceitou.
Temos aqui o primeiro exemplo de salvação pela fé registrada nas Escrituras.
Abraão se tornou o "Pai de todos os salvos", pois quem é salvo pela fé está seguindo este padrão [Gálatas 3:6-7].
Gênesis 15:6 é de tamanha importância, que o apóstolo Paulo usou este texto como a pedra angular sobre a qual edificou a doutrina da salvação pela fé (Rom. 4: 3; Gál. 3: 6).
Todo Cristão professo deveria se perguntar: Eu fui salvo de acordo com o mesmo padrão de Abraão, ou estou confiando em outra coisa?

Em cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

4 comentários:

  1. FÉ É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR TODO DIA.PARA TERMOS UMA INDENTIFICAÇAÕ.
    DE QUEM SOMOS,E O QUE ESTAMOS FASENDO NESTE MUNDO.
    A ESPERANÇA É JESUS CRISTO.
    ALGO QUE VOCÉ NÃO VE MAS CRÊ.
    um abra...........................ço.

    ResponderExcluir
  2. Deus sempre cumpre suas promessas em nossas vidas no tempo certo, não no nosso tempo mas no tempo dele, basta termos fé e confiarmos que todas as coisas cooperam para o nosso bem, independente das lutas e adversidades ele nos prometeu dar a vitória. Por isso estou convicta que nada em minha vida é por acaso e sei que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã. ALELUIA!!!

    ResponderExcluir
  3. QUE MARAVILHOSO EXEMPLO DE FÉ, EMBORA ABRAÃO TEMIA NÃO ACONTECER A PROMESSA DE DEUS MESMO ASSIM ELE CONFIA PELA FÉ QUE ALGO IRIA ACONTECER POIS DEUS NÃO É HOMEM PARA MENTIR E O QUE PROMETE ELE CUMPRE, BASTA SERMOS PACIENTES E ESPERARMOS O SEU TEMPO. AMÉM

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails