Images

Gênesis 19:1-8


A cidade das trevas

A hospitalidade de Ló
Estava anoitecendo quando os dois anjos que tinham deixado a Abraão chegaram a Sodoma.

Ló estava sentado perto do portão de entrada da cidade. Nas cidades antigas, a porta era o lugar de negócios e ao mesmo tempo de decisões políticas. O fato de Ló se assentar na porta da cidade nos leva a crer que ele era algum tipo de oficial em Sodoma.

Quando viu os anjos, levantou-se e foi recebê-los.

Reconhecendo que os homens eram forasteiros, Ló, a semelhança de seu tio Abraão, imediatamente lhes ofereceu hospitalidade em sua própria casa.

V-2.
Ao recebê-los, disse:
_ Senhores, estou aqui para servi-los; por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar na minha casa. Os senhores podem lavar os pés e passar a noite ali. Depois se levantarão bem cedo e continuarão a sua viagem.

Eles disseram:
_ Não; nós só vamos passar a noite na praça.

Os anjos tinham aceitado imediatamente o oferecimento de Abraão, mas pareciam não dispostos a aceitar o de Ló.

Antigos registros revelam que os viajantes com freqüência passavam noites ao ar livre.

Se não tivesse sido pela condição moral dos homens de Sodoma, provavelmente não seria perigoso para eles dormir na praça, já que Sodoma era de clima semitropical.

V-3.
Mas Ló insistiu tanto, que eles aceitaram.

Sabendo que Ló era um homem justo, mas não estando dispostos a revelar nesse momento sua identidade, os anjos consentiram em receber albergue sob seu teto hospitaleiro.

Ló mandou preparar um bom jantar e assar pães sem fermento. E os visitantes jantaram.

O homossexualismo em Sodoma

A cena que se segue é de nausear, mas nos dá uma ilustração do abismo moral que circundava Ló.

Quando Ló primeiro foi para lá, ele estava impressionado com as ricas pastagens da planície; sua riqueza abafou sua percepção da imoralidade que ali prevalecia, e ele continuou ali com sua família chegando ao ponto de aprovar um futuro casamento de suas filhas com homens do lugar.

V-4.
Mas, antes que eles fossem dormir todos os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, cercaram a casa.

V-5,6.
Eles chamaram Ló e perguntaram:

_Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite?

Então a impiedade dos homens de Sodoma ficou claramente demonstrada agora.
_ Traga-os aqui fora para nós, pois queremos ter relações com eles.

Tinha-se espalhado rapidamente a notícia da chegada dos dois forasteiros. Os homens da cidade se amontoaram em torno da casa de Ló, pretendendo violar o direito oriental de hospitalidade a fim de satisfazer seus desejos carnais.

De acordo com a evidência arqueológica, homossexualidade, prevalecia entre os Cananeus.

A ênfase de Moisés de que tanto velhos como jovens estavam à porta da casa de Ló mostra claramente quão justificado estava Deus ao destruir essas cidades.

Ló saiu da casa fechando cuidadosamente a porta, para impedir que entrasse a multidão, e procurou fervorosamente persuadir aos seus concidadãos de seu mau propósito.

V-7,8.
E disse:
_ Por favor, meus amigos, não cometam esse crime!

Vendo que não tinha palavras que pudessem mudar seu propósito, fez uma proposta extrema para salvar a seus visitantes da desonra.

_ Prestem atenção! Tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las aqui fora para vocês. Façam com elas o que quiserem. Porém não façam nada com esses homens, pois são meus hóspedes, e eu tenho o dever de protegê-los.

O fato de Ló oferecer as suas duas filhas é chocante e repugnante, e ao mesmo tempo mostra como a mulher era tratada naquela época.

Sua crença no solene dever da hospitalidade, tão excelsamente considerado entre as nações orientais, explica, ainda que não justifique sua decisão.

O vil pecado de sodomia recebeu este nome baseado nas ações destes homens.

O nome sodomita tem sido tradicionalmente usado para os que agora são chamados homossexuais, cujas práticas, condenadas pela Bíblia como perversas e pecaminosas, são agora aceitas legalmente nos países de cultura "cristã".

O versículo 4 deixa claro que a cidade estava saturada com este estilo de vida homossexual e quando viram gente diferente na cidade, ficaram loucos.

Quanto mais a sociedade progride no mal, mais este pecado se torna natural.

Agora o nosso país, como Sodoma, abertamente declara seu amor a este pecado. As palavras de Ezequiel 16:49-50 parecem cada vez melhor descrever a nossa nação.

A tentativa de Ló de oferecer as suas filhas de nada adiantou. Na próxima postagem, o desfecho deste polêmico acontecimento.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. Através da vida de Ló nós podemos ver o quanto um filho de Deus pode perder por tomar decisões erradas e por se embaraçar com este mundo. Ele se casou com uma mulher carnal, e vivia em uma cidade ímpia por razões meramente carnais

    ResponderExcluir
  2. Mesmo aqueles que conhecem a Cristo, podem cometer erros e causar muitos danos, se falharem no dever de vigiar e orar.

    ResponderExcluir
  3. simoes.lg@hotmail.com22 de maio de 2009 16:31

    estes,cananeus, estão em todo o lugar.
    agora mesmo estão aprovando no
    congresso,leis para cada veis mais
    ficar mais liberal,esta pratica,
    repuguinante.ore pelos nossos,politicos,pois as leis do nosso pais esta na mão,deles.
    hoje podes,sair nas ruas,normalmente, cem ser acusando de estar discriminando,estes atos
    que estas pessoas praticão.
    mas no dia de nossos filhos,as coisa
    estara bem pior.
    peça a DEUS,para dar sabedoria,para
    nossos politicos.para termos um Brasil,livre desta sujeira.
    DEUS,esteja abençoando a cada um que ler esta mensagem.
    um abra........................ço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails