Images

Gênesis 19:30-38


O incesto na família de Ló

V-30.
Não demorou muito, Ló saiu de Zoar temeroso de que ela pudesse também ser destruída como suas cidades vizinhas.

A seguir veremos que terrível desperdício e prejuízo o pecado pode produzir na vida, inclusive de cristãos.

A vida de Ló se tornou em um desastre após o outro.

Os Cristãos não podem perder a sua alma, mas certamente podem desperdiçar suas vidas e perder suas famílias.

V-31
Certo dia a filha mais velha disse a mais nova:

_ O nosso pai já está ficando velho, e não há nenhum outro homem nesta região. Assim não podemos casar e ter filhos, como é costume em toda parte.

As filhas de Ló tinham muitas desculpas para a conspiração pecaminosa e terrível que veremos a seguir.

Elas não tinham nenhuma esperança de maridos. Os filhos eram uma proteção para os velhos e sem eles o nome da família desapareceria, pois não haveria descendentes.

V-32
_ Venha cá, vamos dar vinho a papai até que fique bêbado. Então nós nos deitaremos com ele e assim teremos filhos dele.

O pecado delas teve prosseguimento, e foi motivado pela falta de fé de que Deus iria suprir suas necessidades, e também pela ausência de padrões morais.

V-33
Naquela mesma noite elas deram vinho ao pai, e a filha mais velha teve relações com ele. Mas ele estava tão bêbado, que não percebeu nada.

V-34,34
No dia seguinte a filha mais velha disse à irmã:

_ Eu dormi ontem à noite com papai. Vamos embebedá-lo de novo hoje à noite, e você vai dormir com ele. Assim, nós duas teremos filhos com ele e conservaremos a sua descendência.

Sem dúvida o ambiente e os costumes corruptos de Sodoma, onde elas viviam, amorteceram seu pudor e a natural repugnância a este ato de incesto.

Nessa noite tornaram a dar vinho ao pai, e a filha mais nova teve relações com ele. De novo ele estava tão bêbado, que não percebeu nada.

Ló se deixou embriagar pelo vinho que as duas lhe deram em duas noites seguidas: encontramos aquí, uma advertência contra o uso de bebidas alcoólicas!

Os filhos deste incesto foram os ancestrais de duas nações (Moabitas e Amonitas) que se tornaram um problema habitual para Israel.

V-36-38
Assim, as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai.

Tinham crescido até serem mulheres numa região onde abundavam a embriaguez e toda outra forma de imoralidade.

Portanto, seu juízo estava embotado, e sua consciência adormecida.

O preço que pagou Ló por viver em Sodoma foi a perda de toda sua família.

Os vis e idólatras Moabitas e Amonitas foram sua única posteridade.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

20 comentários:

  1. A vida que não é vivida de acordo com a direção de Deus, é como desmoronar montanha abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Se nós criamos nossos filhos da mesma maneira que o mundo cria, não devemos nos surpreender se eles aprenderem os caminhos do mundo.

    ResponderExcluir
  3. O fruto da vida de um Cristão carnal freqüentemente produz muitas tentações e provas para aqueles que estão tentando obedecer a Deus. Tal comprometimento deixa muitos "Moabitas e Amonitas" em torno daqueles que no futuro servirão a Deus, e que com certeza, terão o objetivo de impedi-los.

    ResponderExcluir
  4. PERCEBEMOS QUE A DEGRADAÇÃO DO MUNDO NÃO É DE HOJE, DEUS PROVOU QUE NÃO SE AGRADA DESTA VIDA PROMÍSCUA QUE A MAIORIA DO MUNDO VIVE, ACABOU COM SODOMA E GOMORRA, O QUE DIZER DAS FILHAS DE LÓ NA VERDADE O CONTESTO DA ÉPOCA LEVAVA AS MULHERES A PENSAR DA FORMA COMO ELAS PENSAVAM,PORÉM CREIO TAMBÉM NUM PROPÓSITO DE DEUS PORA TUDO ISSO, VISTO QUE ORIGINOU-SE OS MOABITAS E OS AMONITAS DESTE INCESTO.O QUE DEUS QUERIA PROVAR? OU NOS MOSTRAR? QUE DEVEMOS BUSCAR A SANTIDADE PARA TERMOS EM DEUS A VERDADEIRA FELICIDADE. AMÉM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pracabá essa justificativa.......... pqp..........PROPÓSITO DE DEUS??

      Excluir
    2. PROPÓSITO DE DEUS??? PQP.... BELA JUSTIFICATIVA EM??

      Excluir
  5. Hoje vivemos em uma época que lembra o tempo de Sodoma e Gomorra
    e com certeza Deus deve estar tão triste como aquela época.

    ResponderExcluir
  6. Realmente isso é muito triste........
    Hoje os dias não são diferentes.....
    Que a nossa oração intecessora possa alcançar muitas vidas ai fora....
    Muitos sofrem por falta de conhecimento.......por não saber que esse DEUS de perdão, de alegria, de refrigerio, esse DEUS maravilhosos que conhecemos existe.
    Que ELE com a sua misericordia venha investir em nós a cada dia; para irmos além.
    INVESTE SENHOR NAS NOSSAS VIDAS

    ResponderExcluir
  7. Será. que tem pastor com coragem de pregar de pregar estes versiculos? Ou so querem teologia de prosperidade dizimos e ofertas lembre-se que ló era um santinho falou ate com anjos. salomao era ungido e tinha 1000 mulheres. Quem é que sabe a verdade.

    ResponderExcluir
  8. A verdade esta na Biblia, ela é a verdade,conhecereis a verdade, e a verdade vos libertaras.

    ResponderExcluir
  9. Que dó de você querendo ficar justificando uma merda dessas e acreditar nessas imbecilidades. Faz Favor vai...

    ResponderExcluir
  10. bacana tirei minhas dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tirei as minhas dúvidas... Esse livro chamado "Biblia", realmente é um livro de atrocidades que homens cometeram e colocaram a culpa em outra pessoa ou em algo inexistente...

      Excluir
  11. Mas antes disso tudo, Deus salvou Ló e suas filhas da destruição de Sodoma e Gomorra. Se Deus é omnisciente, então ele sabia que ao salvar Ló esse incesto ocorreria. Ou seja, ele autorizou e validou o incesto... Deus não me parece muito moral agora...

    ResponderExcluir
  12. o que mais tem na biblia é incesto, morte, sangue, vingança, ganancia... menos paz e amor ao proximo

    ResponderExcluir
  13. Prezados... Não devemos tirar do homem suas escolhas e por culpa em Deus... Nos, homens e mulheres temos o direito de escolher todos os dias... E o propósito perfeito de Deus é que sempre possamos escolher o melhor.. Mas ele jamais vai nos obrigar ou nos impor isso... Ele é manso e humilde.. Diferente do inimigo de nossas vidas... Esse debate hostil em nada enriquece... Lembre se o pecado não é uma atitude é uma caraterística inerente ao homem... Pois todos pecaram..... Escolher a Cristo é ser justificado nele.... Sigam em paz !!!

    ResponderExcluir
  14. Não se pode confundir a "vontade peremissiva" de Deus, com sua "vontade soberana". A "permissiva" é quando ele, lógico, permite que algo ocorra, não interferindo para que não aconteça, mesmo que o fato seja errado. Outra coisa, muitas atitudes erradas de pessoas, que aparecem na bíblia, não significa que Deus compactue com elas. A bíblia é um livro que não esconde os erros dos seus personagens. No caso das filhas de Ló, a atitude foi abominávele teve consequencias.

    ResponderExcluir
  15. Por que mesmo Deus permitiu que apenas a família de LÓ se salvasse? Ainda há quem defenda essa passagem absurda...... Abram os olhos, meros repetidores pagadores de dízimos.

    ResponderExcluir
  16. A Bíblia não é um livro da história do povo. A Bíblia é a história da fé de um povo. Mostra os caminhos que a humanidade percorreu, e os personagens não são absolutos. Não é um livro de ciência, mas de moral. Os livros de ciência ficam obsoletos muito depressa, pois outras pesquisas vão "aprimorando" os conhecimentos, mas a Bíblia é para sempre. Não podemos tomar o que está escrito nela como fatos, mas como "indicações do caminho". Nem mesmo Jesus Cristo, o centro da Bíblia forçou alguém a segui-lo, pelo contrário: "quem quiser vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga". Não enganou ninguém. Os fatos apontados nesses versículos ocorreram milhares de vezes na história da humanidade e continuam ocorrendo até hoje. Servem para que possamos tirar um ensinamento moral e espiritual sobre o que devemos ou não fazer. Julgou que está errado? Então não faça, porque as consequências virão - os moabitas sempre foram uma "pedra no sapato" de Israel.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails