Images

Gênesis 20:8-17


A confusão entre Abraão, Sara e Abimeleque

V-8
Após a noite agitada, no dia seguinte Abimeleque levantou-se bem cedo, chamou todos os seus servidores e lhes contou o que havia acontecido. E eles ficaram com muito medo.
V-9
Em seguida Abimeleque chamou Abraão e disse:

_ Veja o que você fez! Que mal eu lhe causei para que você fizesse cair sobre mim e sobre o meu país a culpa de um pecado tão grande? Isso não é coisa que se faça.

A bronca de Abimeleque deve ter sido humilhante ao extremo para Abraão.

Abraão tinha sido comissionado para representar o Deus verdadeiro aos habitantes de Canaã, e agora estava sendo repreendido por um governante pagão.

_ O que é que você estava pensando quando fez isso?

V-12.
Abraão respondeu:

_ Eu pensei que neste lugar ninguém respeitasse a Deus e que me matariam para ficar com a minha mulher.

Parece que ele acreditava que se ele estivesse em um lugar que não temesse ao Senhor, ele estaria fora da proteção de Deus.

Nem mesmo Satanás pode fazer qualquer coisa contra os filhos de Deus, a menos que ele receba permissão de Deus para isso

Abraão continuou;
_ Além disso, Sara é, de fato, minha irmã, mas só por parte de pai. Sendo assim, eu pude casar com ela.

V-13.
_ Quando Deus me tirou da casa do meu pai e me fez andar por terras estrangeiras, eu chamei a Sara e disse: "Em todo lugar aonde formos, faça-me o favor de dizer que sou seu irmão."

V-14.
Então Abimeleque devolveu Sara a Abraão.
Além disso, lhe deu ovelhas, bois, escravos e escravas para compensar o dano que havia causado.
V-15.
E disse:
_ Olhe Abraão, aí estão as minhas terras. More onde quiser.

Com esta oferta Abimeleque procurou que Abraão entendesse com clareza que não tinha tido o propósito de fazer o mau e que queria viver em paz com ele.

Sabia do relacionamento que Abraão tinha com seu Deus e do que Deus seria capaz de fazer por Abraão.

V-16.
Abimeleque virando-se para Sara disse o seguinte:

_ Estou dando ao seu irmão onze quilos e meio de prata para que os que estão com você saibam que você está inocente. Assim, todos saberão que você não fez nada de errado

V-17.
Por causa do que tinha acontecido com Sara, o SENHOR Deus havia feito com que nenhuma das mulheres do palácio de Abimeleque pudesse ter filhos.

Do ponto de vista oriental ter filhos era a maior de todas as bênçãos, portanto não podia haver uma calamidade maior do que a esterilidade.

Abraão, conforme o SENHOR havia predito, então orou por Abimeleque, e ele foi sarado, bem como sua mulher e suas servas, que Ele havia tornado estéreis por causa de Sara.

A justiça de Deus exigia que Abraão, de quem Abimeleque havia tirado Sara, o perdoasse por esse ultraje e intercedesse por ele antes que Deus lhe removesse o castigo.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Vimos aqui que Deus é fiel apesar da pouca fé que demonstrou Abraao mentindo quanto a sua esposa. Deus agiu com fidelidade para com Abraao pesando a mão sobre a vida daquele que mesmo inconcientemente estava pecando contra seu filho, ELE é soberano!ALELUIA!!!

    ResponderExcluir
  2. ABRAÃO NÃO ERA PERFEITO, MAS ERA UM FILHO DE DEUS. ELE PODIA ORAR PORQUE SABIA COMO SE APROXIMAR DE DEUS ATRAVÉS DE CRISTO. DEUS PERMITIU QUE ABRAÃO TIVESSE UM SUCESSO PÚBLICO EM SUAS ORAÇÕES, PARA QUE TODOS SOUBESSEM QUE ABRAÃO ERA UM VASO ESCOLHIDO POR ELE.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails