Images

Gêneis 26:1-6


A fome na tranquila vida de Isaque

V-1.
Passado um tempo, novamente vem fome sobre a terra, como nos tempos de Abraão (quando estudamos no capitulo 12), então Isaque sobe para o norte até chegar em Gerar, onde seu pai havia se enriquecido entre os filisteus, e onde provavelmente ele mesmo Isaque havia nascido.

Ao chegar ali, foi procurar o rei Abimeleque, provavelmente como ato de cortesia e para obter sua aprovação para acampar com seus rebanhos em seu território.

Segundo os historiadores, os filisteus haviam emigrado para uma área no litoral de Canaã; seu número era pequeno, mas eram considerados guerreiros ferozes, sendo freqüentemente contratados por outros povos para as suas guerras.

Embora neste período fossem amigos de Abraão e Isaque, este pequeno grupo se tornará uma nação que séculos mais tarde será um flagelo para os israelitas.

Este Abimeleque, não é o mesmo do capítulo 20, pois quase um século havia já se passado desde então.

O nome Abimeleque são na realidade, títulos que significam respectivamente "rei" e "comandante de exército

V-2.
Ali o SENHOR Deus apareceu a Isaque e disse:

_ Não vá para o Egito. Fique na terra que eu vou lhe mostrar

Esta é a primeira revelação divina que se registra diretamente de Deus a Isaque.

As várias promessas feitas anteriormente a Abraão foram então repetidas a Isaque, sem a intervenção de Deus.

V-4
Deus continua sua mensagem, confirmando as mesmas palavras ditas a Abraão;

_ Por enquanto fique morando neste lugar, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei aos seus descendentes todas estas terras e assim cumprirei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai.

V- 5,6.
E Deus continua, provando que os anos se passam, mas as promessas nunca mudam;

_ Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos quanto às estrelas do céu e lhes darei todas estas terras. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois Abraão me obedeceu e cumpriu as minhas ordens, os meus mandamentos, as minhas leis e os meus ensinamentos.

A obediência do pai é aqui apresentada como a razão para as bênçãos que viriam sobre o filho.

Eu estva pensando... O passar dos anos parece muitas vezes zombar das promessas de Deus.

Imagino que era bem difícil para os patriarcas entenderem a respeito do que Deus estava fazendo.

Más nós que agora temos a Bíblia completa, sabemos que Deus tinha um propósito para todas as coisas e apesar do tempo, manteve cada uma de Suas promessas.

Devemos continuar confiando em Deus, mesmo que não compreendamos o momento atual pelo qual passamos.

Lembre-se; o tempo não entorpece a memória de Deus e de Suas promessas.

Para você não ficar mal acostumado, por estar recebendo tudo mastigadinho, abra sua Bíblia agora e leia; (II Pedro 3:8-9), e maravilhe-se na magnífica, verdadeira e única palavra de Deus.

Voltando a história...

Em obediência a Deus, Isaque ficou morando na cidade de Gerar, dando continuidade assim a sua vida de paz e tranqüilidade.

Más não por muito tempo...

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails