Images

Gênesis 28:16-22


As promessas de Jacó para Deus

V-16.
Ao despertar, Jacó se lembrou bem do sonho, e demonstrou grande surpresa porque Deus estava naquele lugar. Ele parecia não saber que Deus está em todo lugar

V-17.
Deus apareceu quando ele menos esperava.

Ao invés de se orgulhar com a grandiosa revelação, ele imediatamente sentiu temor, que na linguagem bíblica significa uma profunda reverência misturada com medo, ao se conscientizar de que o Todo-Poderoso Deus estava ali.

Esta experiência similar fez que Jacó compreendesse agudamente seu estado de indignidade e pecaminosidade, diante de um ser perfeito.

V-18.
Em seguida ele se levantou (era madrugada) e erigiu a pedra que havia usado como travesseiro, consagrando-a com azeite, para marcar o lugar onde mais tarde, quando tivesse condições, poderia construir algo melhor.

Ele estava com pressa e não queria se deter ali.

Quando voltou, anos depois, ele construiu ali um altar (capítulo 35:7).

V-19.
Naquele lugar havia uma cidade que antes se chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para Betel que significa "casa de Deus".

Quando Moisés escreveu este livro séculos mais tarde, esse era o nome do lugar, por isso o nome aparece em capítulos anteriores para identificá-lo.

V-20.
Ali Jacó fez a Deus a seguinte promessa:

_ Se tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida; e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então tu, ó SENHOR, serás o meu Deus.

Já que o cumprimento do voto de Jacó dependia do poder de Deus, e que foi feito a Deus, tomou a forma de uma oração.

Não foi feito com espírito mercenário, senão em gratidão, humildade e confiança.

Veja que Deus generosamente já tinha prometido estar com ele e abençoá-lo, então ele por sua parte seria fiel a Deus.

Aquele que usou o mais desprezível meio para se assegurar de uma herança, agora humildemente não pediu nada mais do que proteção, alimento, vestido e um retorno pacífico à casa de seu pai.
Quanta mudança!

Estaria contente só com o indispensável para a vida. Tinha desaparecido seu desejo de riqueza, luxos, honras e poder.

Que lição de humildade e como plenamente ele tinha aprendido!

Deste momento em diante Jacó deu evidências de lealdade a Deus.

Entregou-se à direção divina e rendeu a Deus a homenagem de um coração agradecido.

V-22.
E concluiu com mais duas promessas;

_ Esta pedra que pus como pilar será a tua casa, ó Deus...

Jacó declarou sua intenção de levantar nesse lugar um altar para a celebração do culto divino.

E cumpriu essa promessa vários anos depois ao voltar a salvo à terra de seu nascimento.

_ E eu te entregarei a décima parte de tudo quanto me deres.

Tanto Abraão como Isaque entendiam e praticavam o pagamento do dizimo, e as palavras de Jacó indicam que ele não tinha esta pratica.

A forma como Deus abençoou abundantemente há Jacó nos anos seguintes é uma evidência da fidelidade dele neste aspecto.

Aquele homem que durante 77 anos nunca tinha sido um fiel dizimista, saiu de Canaã como um pobre fugitivo sem ter nada senão um cajado em sua mão, 20 anos depois voltará com muita riqueza, rebanhos, servos e uma grande família.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Do caso de Jacó, cada cristão poderia aprender uma lição vital. Em tempos de crises e calamidade devesse considerar se as bênçãos celestiais não foram retidas devido a infidelidade do dízimo.
    O caso de Jacó testemunha que nunca é tarde para fazer um novo começo nesta direção, certamente não como um meio para ganhar o favor de Deus, senão como uma demonstração de amor e dedicação a ele.
    As bênçãos do céu podem então descer sobre o crente sincero, como ocorreu no caso de Jacó. O grande propósito de todo o trato de Deus com o homem é o desenvolvimento de um caráter que reflita o de seu Criador.

    ResponderExcluir
  2. é ISSO MESMO DA EXPRESSÃO "SER MAIS POBRE QUE JACÓ ?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails