Images

Gênesis 29:1-8


Jacó chega a Padã-Arã

V-1.
Feliz da vida após o acontecimento da noite anterior, fortalecido assim em espírito, Jacó prosseguiu sua viagem a "a terra dos orientais", que neste caso se refere à alta Mesopotâmia, ao oeste do rio Eufrates.

V-2.
Após viajar algo mais de 700 km, o que requereria umas 3 semanas, Jacó chegou à proximidade de Harã.

De repente, ele olhou e viu no campo um poço; em volta dele estavam três pastores, cada um com as suas ovelhas e cabras.

Não era o mesmo poço onde o servo de Abraão encontrara Rebeca, que estava na entrada da cidade.

A água para os animais era tirada desse poço, que era tapado com uma grande pedra.

V-4.
Quando todos os pastores se ajuntavam ali com os seus animais, então tiravam a pedra para dar água às ovelhas e cabras. Depois tornavam a pôr a pedra na boca do poço.

Talvez para maior comodidade, os pastores esperavam até que todos os rebanhos estivessem ali, para abrir e fechar o poço uma vez só.

V-5-6
Jacó chegou próximo aos pastores e iniciou uma conversa:

_ Boa tarde.

_ Boa tarde.

_ De onde são vocês, meus amigos? -Perguntou jacó

_ Somos de Harã - responderam eles

Em seguida perguntou:
_ Hum…Vocês conhecem Labão, filho de Naor?

_ Conhecemos, sim - disseram.

_ Ele vai bem? - perguntou Jacó.

_ Sim, vai bem. E por falar em Labão, olhe quem ta vindo! Raquel, a filha dele, vem aí com as ovelhas. Ela é pastora de rebanhos como nós.

Nesta época as mulheres só se dedicavam a esta tarefa, se não houvesse nenhum descendente do sexo masculino na casa.

Era uma atividade perigosa, visto que podiam ser molestadas, más era também um meio eficaz de atrair um bom marido.

V-7,8
Jacó olhou para onde eles apontavam e quem estava vindo, apascentando umas ovelhas, era a mulher mais linda que ele já vira.

Ficou embasbacado, aquela família de sua mãe era pródiga em mulheres bonitas, até Rebeca, apesar de já ter certa idade, conservava sua beleza. Jacó quis dar um jeito de ficar sozinho com a moça, e disse aos pastores:

_ Mas, meus amigos ainda é cedo para recolher o rebanho! Por que vocês não lhes dão água e as levam de volta para pastar?

Mas eles insistiram em esperar, conforme seu costume;

_ Ah, não podemos fazer isso não moço. Temos que esperar que todos os pastores e suas ovelhas e cabras estejam aqui, para que a pedra seja retirada. Aí sim daremos água aos animais.

Como o plano de afastar os pastores não deu certo.

Jacó partiu então para o plano “B”; Impressionar a moça!

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails