Images

Gênesis 30:32-43 - A genética maluca de Jacó


A genética maluca de Jacó

V-32
_ Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário.

V-33
_ No futuro será fácil o senhor saber se eu tenho sido honesto ou não. Na hora de conferir o meu salário, se houver no meu rebanho carneirinhos que não sejam pretos e cabritos que não sejam malhados ou não tenham manchas, o senhor saberá que fui eu que roubei.

Jacó lhe oferecia fazer a separação "hoje", de modo que Labão pudesse ver já, exatamente quais seriam os resultados.

V-34-36.
Já que a proposta de Jacó implicava só uma pequena parte dos rebanhos e das manadas de Labão, este se apressou a aprovar o plano.

_ Está bem. Aceito a sua proposta.

Má antes que Jacó fizesse a seleção, resolveu antecipar parte da herança dos filhos. De que forma? Entregou a eles os animais de seu rebanho, inclusive as que tinham as características especificadas que pertenceriam a Jacó para seu pagamento.

Grande jogada: deixando para os cuidados de Jacó apenas animais brancos ele reduzia em muito as expectativas do sobrinho/genro, uma vez que um bode branco cruzado com uma cabra branca tinha pequenas possibilidades de gerar uma cria manchada, ou salpicada.

Feita a malandragem, para se garantir, mudou suas tendas para um lugar que ficava a três dias de caminhada de onde Jacó ficaria cuidando do rebanho do tio, a fim de evitar que tivesse mistura entre eles.

V-37,38
No dia seguinte Jacó acordou animado e foi logo até o rebanho para começar a selecionar seus animais.

Imaginem a cara do coitado quando viu aquele rebanho todo branquinho…

Jacó ficou revoltado, pois mais uma vez seu tio o havia logrado.

Então se utilizando de seus vastos conhecimentos de engenharia genética, inventou um jeito de forçar os animais a parirem filhotes crioulinhos.

Agora, imaginem quão toscos eram os conhecimentos de engenharia genética naqueles tempos… Pois é.

Havia uma crença segundo a qual colocar à vista dos animais que estivessem cruzando um objeto de determinada cor podia fazer com que os filhotes nascessem daquela cor.

Até hoje se fala disso às vezes, aí pelo interior e tal. Pura crendice!

Então: Jacó pegou umas varas e começou a descascar tiras delas, de forma que ficavam listradas.
Colocou essas varas nos bebedouros do rebanho. Ele fez isso porque eles cruzavam quando iam beber.

V-39
Assim, os animais cruzavam olhando para as varas listradas e as fêmeas pariam filhotes listrados, malhados...

Jacó evidentemente acreditava que qualquer animal que visse as varas listradas, teria as cores de suas crias afetadas.

Como já mencionei anteriormente, isto era provavelmente uma crendice da época. De qualquer forma, foi Deus quem fez com que os animais dessem crias malhadas e listradas.

V-40
Jacó separou as ovelhas dos bodes e fez com que olhassem na direção dos animais listados e dos animais pretos do rebanho de Labão.

E assim os animais davam crias listadas, com manchas e malhadas e Jacó foi formando o seu próprio rebanho, separando-o dos animais de Labão.

V-41,42.
Jacó não se contentava apenas com isso, ele sabia que casais fortes gerariam filhotes fortes e casais fracos gerariam filhotes fracos.

Quando os animais fortes estavam cruzando, Jacó colocava as varas na frente deles nos bebedouros, e assim eles cruzavam perto dos galhos.

Más quando via animais fracos cruzando, não colocava as varas listradas em sua frente, nem os fazia olhar para seu rebanho.

Assim os animais fortes nasciam com manchas e eram de Jacó e os fracos nasciam brancos e eram de Labão.

V-43.
Desse modo ele ficou muito rico e chegou a ter muitas ovelhas e cabras, escravos, escravas, camelos e jumentos.

Jacó estava aproveitando através de seu novo posto, oportunidades para compensar as desvantagens que teve quando trabalhou durante os 14 anos.

No entanto, faltava-lhe honradez e integridade. Faltavam essa sinceridade e singeleza de caráter que esperamos encontrar num homem de Deus.

Há! Ele ainda tinha a herança de Isaque para receber, não vamos nos esquecer disso.

O enriquecimento de Jacó, como era de se esperar, causou ciúmes a Labão e seus filhos.

Mas falaremos disso outro dia.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

9 comentários:

  1. Jaco e labao, (dois trapaceiros safados). Apesar de ser tudo lenda.acorda!

    ResponderExcluir
  2. Francamente, Voces acreditam nisso? Porque hoje não acontece nenhum fenômeno que não seja compreendido???. Porque não acontece nada igual aos fatos narrados na Bíblia, tipo cobrá falando,cajado virando cobra, vara listrada mudando cor deovelha, pedra caindo do ceu com pontaria certa na cabeça dos inimigos de Israel, comida do céu, leão não comendo Daniel,mas comendo milhares de cristãos, água do mar abrir (vento forte abrindo o mar?,e o que acontecia com o pessoal no túnel de vento, esse milagre não foi contado), mula falando, agua virando vinho, paralítico andando (a propósito,isso é verdadeiro: a vacina SABIN evitou milhares de paralisias). A ciencia sim e divina maravilhosa e verdadeira,e usa as ferramentas, materiais e leis estabelecidas por DEUS. Será que este deus do velho testamento morreu, ou o que tudo que disseram foi mentira. Eu sei que estou perdendo o meu tempo escrevendo isso porque vocês não vão publicar. (como falar de gravidez, parto ou reprodução para pessoas que acreditam em CEGONHA.)... Não sou anônimo, tenho nome Ozeias Teixeira nunes.email.. Otnunes@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é o mesmo Deus não mudou.mais o pecado está aumentando dias a pós dias. Deus não quebrar promessa .nos quebramos

      Excluir
  3. Poderíamos ressuscitar Jaco para tomar conta da genética atual. Já pensaram que maravilhoso seria! Para que gastar fortunas com pesquisas no melhoramento genético para melhor produção vegetal e animal? Se uma mágica de Jaco resolve tudo isso. Essas idéias são argumento de preguiçosos. Crer e mais fácil do pesquisar. Benzer e mais fácil do pesquisar remédios para cura. Já que Jaco não pode ressuscitar(ou pode? Ou talvez, quemsabe?), vamos trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Essa genética de Jaco me deu uma ideia: Atenção mulheres infieis: Se você é branca, o seu marido e branco e o seu filho nascer negro, não se preocupe!!. Conte para seu marido a história de Jaco e as ovelhas, e faça-o lembrar de que quando vocês fizeram (amor),vocês estavam assistindo ao jogo do Corinthians e Atletico Mineiro (camisas preto/brancas). Se o seu marido for crente fervoroso na Bíblia, ele entenderá, mas se não for, voce estará em maus lençóis. (INVENTE OUTRA) Ozeias Teixeira nunes........ Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Usarei das suas palavras as minhas: Como falar de gravidez (Deus) para pessoas que acreditam em cegonha (ciência). Emerson

    ResponderExcluir
  6. Vc eh uma figura Ozeias!!!!! Rindo ate 2045!!!

    ResponderExcluir
  7. Misericórdia...quanta heresia e hipócresia...Tens de miséricordia destes povos Senhor, pois eles não sabem o que dizem.....

    ResponderExcluir
  8. ANONIMO....SE ACHA QUE DEUS É FRACO E VOCE PODE FAZER IGUAL PORQUE PORQUE NÃO PEGA UMA VARA E SEPARA DIVIDINDO UM RIOZINHO.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails