Images

Gênesis 31:1-18 - A fuga de Jacó – parte I


A fuga de Jacó – parte I

V-1.
Então, como era de se esperar, o sucesso de Jacó começou a causar ciúmes nos filhos de Labão.

Jacó ficou sabendo que os filhos de Labão andavam dizendo o seguinte:

_ Jacó está tirando tudo o que é do nosso pai. É às custas do nosso pai que ele está ficando rico.

Os filhos de Labão suspeitavam que Jacó tivesse conseguido suas riquezas mediante uma fraude, ainda que não o acusasse abertamente desse delito.

Não podiam provar que tivesse violado nenhuma das cláusulas do acordo entre ele e seu pai, más estavam seguros que devia ter alguma culpa.

V-2,3.
Pra falar a verdade, o próprio Labão andava meio ressentido com ele.

Na providência de Deus, a atitude de Labão se converteu no meio de provocar o regresso de Jacó à terra de seu nascimento.

A convicção de Jacó de que tinha chegado o tempo de voltar à terra de seus pais foi confirmada por uma mensagem direta de Deus.

V-4.
Então, a certa distância de seu lar, com os rebanhos, Jacó levou a suas esposas ao campo para garantir o segredo dos planos para sua partida.

Se ele tivesse feito isso em casa, alguns membros da família de Labão poderiam ter ouvido sua conversa e informado a Labão a tempo para que voltasse e impedisse a partida.

V-5,6
Quando estavam a uma boa distância, ele disse:

_ Tenho reparado que o pai de vocês já não se mostra tão meu amigo como antes; mas o Deus do meu pai tem estado comigo.

_ Vocês sabem muito bem que tenho me esforçado muito, trabalhando para o pai de vocês.

V-7.
_ Mas ele me tem me enganado e já mudou o meu salário umas dez vezes. Porém Deus não deixou que ele me prejudicasse.

O fato de que Jacó ocultasse sua própria estratégia e atribuísse à bênção de Deus a tudo o que tinha conseguido com astúcia, implica que sabia muito bem que o meio empregado não era completamente honrado para um homem de Deus.

V-8
E Jacó continuou o desabafo;

_ Quando ele dizia: "Os cabritos com manchas serão o seu salário", aí para a surpresa dele, as fêmeas tinham crias manchadas. E, quando ele dizia: "Os cabritos listados serão o seu salário", aí as crias saíam todas listadas.

V-9.
_ E foi assim que Deus tirou os rebanhos do pai de vocês e os deu a mim.

Jacó provavelmente sentiu que, se não tivesse sido pela vontade de Deus de abençoá-lo, seus próprios esforços não teriam tido sucesso.

Por isso, e não sem razão, pareceu-lhe correto atribuir seu aumento de riqueza a misericórdia e o cuidado de Deus.

V-10-12
Jacó continuou;

_ Um dia, quando os animais estavam no tempo do cruzamento, eu tive um sonho. Eu vi que os bodes que cobriam as fêmeas eram listados, malhados e manchados.

_ E o Anjo de Deus me chamou pelo nome, e eu respondi: "Aqui estou."

_ Então ele continuou: "Veja! Todos os bodes que estão cruzando são listados, malhados e manchados. Eu estou fazendo com que isso aconteça porque tenho visto o que Labão está fazendo com você.

V-13
_ E Deus também disse: “Eu sou o Deus que apareceu a você em Betel, onde você me dedicou uma pedra, derramando azeite sobre ela, e onde você me fez uma promessa. Agora se prepare saia desta terra e volte para a terra onde você nasceu."

V-14,15.
Então, decepcionadas com seu pai, Raquel e Léia aproveitaram e queixaram-se também:

_ Apesar de sermos filhas legítimas e nascidas livres, não recebemos nenhuma herança, e ainda fomos vendidas como escravas e depois ele gastou todo o dinheiro que recebeu como pagamento.

De acordo com os costumes da época, elas deveriam ter recebido os benefícios do dote pago por Jacó com seus quatorze anos de trabalho pesado.

Indubitavelmente toda a propriedade de Labão tinha sido transferida aos seus filhos homens, já que suas filhas não receberam nada dela.

V-16,18.
Raquel e Leia reconheceram a mão de Deus na notável prosperidade de seu esposo;

_ Sabe de uma coisa, toda a riqueza que Deus tirou do nosso pai, agora é nossa e dos nossos filhos. Portanto, faça tudo o que Deus mandou.

E pela primeira vez às duas irmãs entraram em comum acordo.

Jacó então se preparou para voltar a Canaã, onde morava Isaque, o seu pai.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. Ozeias..Essa genética de jaco e mesmo maluca!.Ascoisas para.povo hebreu era tão fácil, que num passe de mágica tudo acontecia. Mesmo assim foram escravizados e escurracados pelo mundo do afora. Israel existe hoje graças ao Hitler com o seu famoso holocausto. Com toda essa mãozinha de Jeová, deveriam ser donos do mundo. São perseguidos até hoje pela sua arrogancia, porque o que tem e o que querem ter e uma promessa divina. Como ficam os outros povos pobres diabos (os evangélicos acham que realmente eles.tem este.direito, afinal promessa é promessa). Porque acreditar em tanta fantasia?. O crente não tem nem coragem nem o direito de.pensar. (eu nasci crente da assembléia de Deus e assim fui até.vinte anos. Já acreditei tudo sobre a Bíblia. Aos vinte anos perdi o medo do inferno (uma ameaça aos incautos e medrosos) e sai em busca da verdade. Posso não te-lá encontrado, mas fantasia nunca mais. O cristianismo floresceu porque o apóstolo Paulo pregou Deus a toda a humanidade, não só.ente aos Judeus (grande sacada de Paulo). As leis da física devem ser obedecidas. Nunca aconteceu nada que desobedessece as leis da fisica. As leis de Newton, que não são de Newton mas sim do Criador, devem ser obedecidas. Deus é sério e verdadeiro e não participa de MARACUTAIA. Agradeço a quem de direito por ter, e livrado desta FARSA. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails