Images

Gênesis 33:12-20 - Jacó esquiva-se de Esaú


Jacó esquiva-se de Esaú

V-12.
Esaú achava que Jacó o seguiria imediatamente para Hebron, a morada de seu pai Isaque, e propôs acompanhá-lo em sua viagem.

Então Esaú disse:

_ Bem, vamos embora; eu vou à frente.

Mas Jacó alegou que não queria dar este incômodo a ele:

_ Meu patrão, o senhor sabe que as crianças são fracas, e eu tenho de pensar nas ovelhas e vacas com crias. Se forem forçados a andar depressa demais, nem que seja por um dia só, todos os animais poderão morrer.

V-14.
Pediu então que voltassem para sua terra enquanto ele seguiria devagar com todo o seu pessoal e seus rebanhos.
_ É melhor que o meu patrão vá à frente deste seu criado. Eu vou atrás devagar, conforme o passo dos animais e dos meninos, até que chegue a Edom, onde o senhor mora.

15,16
Esaú disse:
_ Então deixe que alguns dos meus empregados fiquem com você para acompanhá-lo.

Jacó respondeu:
_ Não é preciso. Eu só quero conquistar a amizade do meu patrão.

Aparentemente Jacó queria escapar de Esaú. Ele sabia que seus caminhos conduziam para diferentes direções.

Naquele dia Esaú voltou pelo mesmo caminho para a região de Edom.

V-17.
Jacó, porém virou à direita em direção ao ocidente, continuando no caminho que o levaria à terra da promessa, ao invés de seguir para o sul atrás de Esaú.
Antes de atravessar o rio Jordão ele parou em Sucote, ali construiu uma casa para si e abrigos para o gado e permaneceu nesta região por mais de dez anos.

Este era lugar muito bonito, e havia ali abundante pastagem para os animais.

Ele não estava muito distante de Esaú, com quem havia feito as pazes e provavelmente o visitou diversas vezes.

V-18.
Depois deste tempo, Jacó voltou da Mesopotâmia para Canaã; ele chegou são e salvo à cidade de Siquém uma cidade importante em Canaã, próxima à cidade atual de Nablus, e armou o seu acampamento ali perto.

Era um vale estreito entre duas montanhas, Ebal e Gerizim, e ali Abraão havia também acampado e construído seu primeiro altar na terra de Canaã ao receber a promessa divina que essa terra seria dele (capítulo 12:6,7).

O que Jacó tinha pedido quando fez seu voto 20 anos antes, agora foi cumprido. Tinha regressado à terra de seu nascimento.

V-19.
Por cem barras de prata comprou terras dos filhos de Hamor, o pai de Siquém, e nelas armou o seu acampamento.

Faz-se aqui referência a Hamor, como pai de Siquem, em antecipação dos acontecimentos subseqüentes que implicaram aos dois.
Foi na "parte do campo" comprada aos siquemitas onde Jacó cavou o poço em que aconteceria a memorável conversa entre Jesus e a mulher samaritana.

Esta parcela de terra mais tarde ficou para os descendentes de seu filho favorito José, cujos ossos foram sepultados ali (Jos. 24: 32).

V-20.
Como seu avô Abraão, Jacó aqui erigiu seu primeiro altar ao entrar na terra de Canaã e pôs nele o nome de "Deus, o Deus de Israel".
Aqui Deus mais uma vez foi publicamente adorado e confessado.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails