Images

Gênesis 34:8-19 - A proposta de Hamor e a contra proposta dos filhos de Jacó


A proposta de Hamor e a contra proposta dos filhos de Jacó

V-8.
Hamor, o pai de Siquem, tinha vindo pedir a filha a Jacó em casamento para seu filho, mas como os filhos de Jacó chegaram a casa no mesmo tempo, também falou a eles.

_ O meu filho Siquém está apaixonado pela filha de vocês. Eu peço que vocês deixem que ela case com ele.

V-9,10.
_ Fiquemos parentes; nós casaremos com as filhas de vocês, e vocês casarão com as nossas.

Hamor propôs um sistema de união mediante casamentos entre a família de Jacó e os siquemitas.

_ Fiquem aqui com a gente, morando na nossa região. Estou disposto também a fazer concessões quanto ao arrendamento das terras, de modo que vocês possam viver e comerciar livremente na região.

V-11,12
Siquém hava ido junto com ele, e estava tão caído por Diná, que ofereceu dar o que pedissem como dote para concedê-la como sua esposa.

_ Façam este favor para mim, e eu lhes darei o que quiserem. Peçam os presentes que quiserem e digam quanto querem que eu pague pela moça, mas deixem que ela case comigo.

V-13.
Como Siquém havia desonrado a irmã deles, os filhos de Jacó foram falsos na resposta que deram a ele e ao seu pai Hamor.

V-14
Mas os filhos de Jacó consideraram que o ultraje sofrido tinha que ser vingado e usaram de um ardil para enfraquecer os homens de Siquém a fim de derrotá-los.

Eles disseram assim:
_ Não podemos deixar que a nossa irmã case com um homem que não tenha sido circuncidado, pois isso seria uma vergonha para nós.

V-15.
Só podemos aceitar com esta condição: que vocês fiquem como nós, quer dizer, que todos os seus homens sejam circuncidados.

Estavam corretos em rejeitar a proposta de Hamor, más errados por usar de hipocrisia e crueldade.

Pois estavam planejando um assassinato sob a capa protetora de escrúpulos religiosos.

Sua hipocrisia consistiu em aceitar aparentemente as propostas de Hamor quando não tinham intenção de fazê-lo, com a condição de que os siquemitas aceitassem o selo do santo pacto de Deus.

V-16
_ Aí, sim, vocês poderão casar com as nossas filhas, e nós casaremos com as filhas de vocês. Nós viveremos no meio de vocês, e seremos todos um povo só.

V-17
_ Mas, se vocês não aceitarem a nossa condição e não quiserem ser circuncidados, nós iremos embora e levaremos a nossa irmã.

V-18,19
Hamor e o seu filho Siquém concordaram com a condição e sem perda de tempo, o moço foi circuncidado.

Se os filhos de Jacó tivessem sido sinceros, haveria talvez algo de aproveitável em sua proposta: o povo de Deus não podia se misturar com os cananeus idólatras, mas se estes deixassem seus ídolos e passassem a servir o verdadeiro Deus, as barreiras poderiam ser levantadas.

Mas para que isto viesse a ocorrer seria necessária uma transformação completa em seu caráter, não apenas sua submissão a um rito religioso, como a circuncisão.

Depois de passarem pela faca, os dois foram à porta da cidade para tentar convencer a todos os homens a se circuncidarem também.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. O povo de Deus é chamado para ser separado do mundo [II Coríntios 6:17]. Isto fica bem ilustrado quando Deus manda Israel não se misturar com as nações que estavam ao redor deles. Há, no entanto, a tentação de tornar-se um com o mundo. Quantas igrejas vêm isto acontecer! Se o plano de Hamor tivesse dado certo [vers. 8-10], Israel teria perdido sua existência como nação. Somente sendo um povo separado é que podemos ser usados por Deus.

    ResponderExcluir
  2. O povo de Deus é chamado para ser separado do mundo [II Coríntios 6:17]. Isto fica bem ilustrado quando Deus manda Israel não se misturar com as nações que estavam ao redor deles. Há, no entanto, a tentação de tornar-se um com o mundo. Quantas igrejas vêm isto acontecer! Se o plano de Hamor tivesse dado certo [vers. 8-10], Israel teria perdido sua existência como nação. Somente sendo um povo separado é que podemos ser usados por Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails