Images

Gênesis:35:1-4


Jacó reforma sua casa.

V-l.
Jacó temeu que a traidora matança dos siquemitas feita por Simeão e Leví provocaria uma represália por parte de outras tribos cananeas da região.

Deus então lhe apareceu mais uma vez e o instruiu quanto a seu proceder para proteger a sua família.

_ Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú.

Betel era o lugar onde Deus disse a Jacó que as promessas feitas a Abraão e Isaque passariam a ele e à sua descendência (capítulo 28:10-19).

V-2.
Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele:

_ Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que vocês têm.

A perspectiva de encontrar-se com Deus em Betel levou Jacó a uma completa obra de reforma.

Tinha muito que ser feito antes de que Jacó e sua casa estivessem prontos para encontrar-se com o Senhor em Betel.

Por consideração com suas esposas e por um relaxamento espiritual, Jacó tinha tolerado a presença de ídolos em suas casas.

Esses deuses estranhos provavelmente incluíam os ídolos que Raquel tinha furtado de seu pai, e de seus servos e outros que provavelmente ficaram na posse de seus filhos com os despojos de Siquem.

Parece surpreendente que a sua família e os que com ele estavam tivessem ídolos (deuses estranhos).

_ Purifiquem-se e vistam roupas limpas.

A limpeza externa do corpo e a mudança de vestimentas simbolizavam a purificação moral e espiritual da mente e o coração.

Um bom exemplo para nós: devemos lançar fora tudo o que estiver se interpondo entre nós e nosso Deus e Salvador, purificarmo-nos de todo o pecado que nos polui, confessar e pedir perdão pelos pecados cometidos, e trocarmos de roupa, santificando a nossa vida.

V-3.
_ Aprontem-se, que nós vamos para Betel. Ali vou fazer um altar dedicado ao Deus que me ajudou no tempo da minha aflição e que tem estado comigo em todos os lugares por onde tenho andado.

A situação resultante do horrível crime de seus filhos tinha feito ele compreender sua necessidade de uma comunhão mais íntima com Deus e uma obediência mais cuidadosa de sua vontade.

V-4.
Eles entregaram as imagens dos deuses estrangeiros que tinham e os brincos que usavam nas orelhas, provavelmente adquiridos nos despojos de Siquem.

Estes brincos representavam uma palavra original que significa encantamentos, sendo, portanto, amuletos para proteção contra bruxarias, mau-olhado, etc., pendurados do pescoço ou das orelhas de pessoas de ambos os sexos.

E Jacó enterrou tudo debaixo da árvore sagrada que fica perto de Siquém.

A eliminação completa tanto de imagens como de enfeites foi uma atitude sábia de Jacó.

Para qualquer pessoa que sinceramente ame ao Senhor, a única conduta sábia é separar-se completamente das tentações persistentes.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. A paz do Senhor à todos.

    Faz tempo que não escrevo.
    Algo interesante que acho também, e que até citamos na escola, é a importancia de não se jogar esses deuses, essas imagens em qualquer lugar, o ideal seria destrui-las, mas Jaco as enterrou.
    Outras pessoas quando acham ficam felizes pensando que foi DEUS que colocou isso ou aquilo no caminho para que desse sorte ou outra coisa a mais.
    Lembro de um culto que fomos fazer na casa de uma amiga minha, e ela estava contando que achou um quadro no lixo, achou bonito e o colocou na sua casa, e todos quando iam lá falavam desse quadro, que não gostavam, até que um dia ela jogou fora, e o proprio esposo (eles ainda....não são convertidos...mas estão no caminho)disse que sentiu um peso sair de dentro de casa.
    Que toda a honra e gloria seja dada somente ao NOSSO UNICO E PODEROSO DEUS.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails