Os descendentes de Esaú
V: 1-4
Este capítulo trata exclusivamente dos descendentes de Esaú, portanto teremos novamente aquela narrativa um pouco lenta de Fulano que gerou Sicrano que gerou Beltrano e que habitou na Casa de alguém.
Os descendentes de Esaú, chamados edomitas, são registrados neste capítulo da Bíblia, não só porque ele era o filho de Isaque, mas também porque seus descendentes foram vizinhos do povo de Israel, e sua genealogia nos ajudará a esclarecer os vários episódios da sua história, narrada através do Velho Testamento.

Este capítulo também nos mostra o cumprimento de parte da promessa feita por Deus a Abraão de que ele seria pai de muitas nações.
Lembram da declaração do SENHOR a Rebeca que havia duas nações em seu ventre, lá no capítulo 25:23?

Ele teve três esposas, as primeiras duas Cananéias: Ada e Oolibama.
A outra foi Basemate, filha de Ismael e, portanto prima em segundo grau de Esaú.
V: 5-7
Assim como aconteceu com Abraão e Ló, Esaú teve que se separar de Jacó porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos, sendo a terra de Canaã insuficiente para sustentar todo o seu gado.

Vemos como Deus os havia abençoado, em cumprimento à sua promessa.

V: 8
Então Esaú foi habitar nas montanhas de Seir.

Esta é uma região montanhosa ao sul e oriente do mar Morto, em grande parte deserto, mas rica em recursos naturais como sal e, pelo menos no tempo em que foi habitada, havia boas pastagens nos numerosos vales entre as montanhas.
Este lugar foi dado por Deus a ele e à sua descendência, e ali estava (e ainda está, mas agora desabitada) a cidade escavada na rocha chamada Sela (rocha), mais recentemente conhecida pelo seu nome na língua grega Petra.
É um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba.


A 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.

Em 2004, o governo jordano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma auto-estrada que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.

A 7 de Julho de 2007, foi eleita em Lisboa, no Estádio da Luz como uma das Novas sete maravilhas do mundo.

V: 9-19
A seguir, a Bíblia relata as gerações de Esaú que iniciaram nesta região.

São relatados os nomes dos filhos e netos de Esaú, sem mais detalhes e como não se sabe quase nada sobre eles para se fazer algum comentário, não os postarei aqui.

Calma! É só conferir os nomes na sua Bíblia, não esqueça que este blog é só uma ferramenta para seu estudo Bíblico. Ele não é a Bíblia.

Más vou dar uma bela resumida. Foram catorze netos, príncipes que deram início a uma tribo cada um, pronto!

V: 20-30
Depois, temos toda a descendência de Seir, o horeu, que já ocupava essa terra anteriormente:

Novamente mais um relatado dos nomes de filhos e netos, sem mais detalhes.

Bora lá! Confira em sua Bíblia, para não ficar mal acostumado.

V: 31-43
Depois, o capítulo relaciona os nomes dos reis da terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel, e dos príncipes de Esaú.

Como vimos, este capítulo consiste essencialmente numa quantidade de nomes que tratam dos descendentes de Esaú e de Seir, cujas famílias se uniram com vínculos matrimoniais.

E para finalizar um dado que não se encontra neste capítulo;

O último Edomita famoso que aparece na Bíblia é o cruel Herodes o Grande, responsável pela chacina das crianças na Judéia depois do nascimento de Jesus Cristo, cujo filho matou João Batista e enviou o Senhor Jesus a Pilatos para condená-lo à morte.

A seguir, minha novela favorita;

A fantástica história de José.
Em Cristo;


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails