Images

Gênesis 38:1 - José do Egito: Judá sai de casa


José do Egito: Judá sai de casa

Gênesis 38:1

Vou tentar terminar o livro de Gênesis ainda este ano.

Eu sei eu sei... Se eu postar neste rítimo, como o desta postagem com apenas um versículo não conseguirei!

É que estou pesquisando para levar até vocês as melhores informações.

Até porque, este é um dos capítulos mais estranhos da Bíblia.

Para um leitor descuidado, ele pode parecer estar fora de lugar ou não ter nenhum valor espiritual.

Entretanto, para aqueles como vocês que meditam na Palavra de Deus, ele contém muitos ensinos espirituais.

Vocês vão notar também que este é o único capítulo que contém informações sobre a família de Jacó, desde quando José foi vendido, até o período de fome que os conduziu forçosamente ao Egito.

Depois deste capítulo só vamos ouvir falar de José.

Neste capítulo vamos falar um pouco de uma figura não muito querida, Judá (louvor), o quarto filho de Jacó através de Lia.

V-1
Foi Judá que convenceu seus irmãos a venderem José como escravo, para não serem culpados de sua morte. Depois disso ele se tornou poderoso entre seus irmãos.

Com o resultado da miséria que assolou a família de Jacó pela traição feita com José, Judá, agora com 25 anos, não suportou o fato de ver a aflição do seu pai e deixou sua família, indo morar com um nativo de Canaã.

Seu nome; Hira, este homem era da cidade de Adulã, uma das cidades reais dos cananeus, no vale de Elá (onde séculos mais tarde Davi derrotou o gigante Golias).

Ainda que Hira tenha sido um amigo de Judá, ele não era um homem reto, era pagão, adorava a outros deuses.

As más companhias sempre nos causam problemas, como a história de Judá nos revelará.

Em Cristo;

A seguir, José do Egito: O levirato

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. A história de Judá e Tamar está na bíblia não por questão erótica ou por questão de pena da condição do pecado do homem,aquela história está lá por uma simples razão:A tribo de Judá era uma das tribos mais importantes da história de Israel, foi de lá que saíram os grandes líderes da história de Israel tais como: Naasom príncipe da tribo de Judá,Aminadab,ao que tudo indica Caleb que ajudou Josué na conquista de Canaã, Boaz,Obede,Rei Davi,Salomão,Roboão,Josafá, Acã aquele que cometeu o pecado do interdito,pois era da tribo de Zerá filho de Judá,e por fim José pai adotivo de Jesus Cristo,então Moisés ao colocar a história de Judá e Tamar, no livro de Gênesis lembrando que foi Moisés que escreveu os cinco primeiros livros da bíblia a thorá em hebraico, então ao colocar aquela história que poderia ter passado despercebida,ele narrou a origem da tribo de judá em contra partida a história de José e da tribo de Manassés e Efraim,filhos de José e de Azenate,Judá foi quem intercedeu em favor de Benjamim e impediu que José fosse morto pelos irmãos,por isso seu pai o abençoa antes de morrer,dizendo que da descendência de Judá viria reis, os selaítas (filhos de Selá,filho de Judá) não tiveram lá grande Destaque na história de Israel,porém a tribo de Perez e a tribo de Zerá tiveram destaque na história de Israel, por isso que aquela história de Judá e Tamar ,Perez e Zerá está na bíblia,por isso que eles são os personagens principais e outros personagens exemplo:Hira o adulamita,a esposa de Judá,Her,Onã e Selá não passam de meros coadjuvantes, injustiça de Deus?Não! apenas uma história política.

    ResponderExcluir
  2. na biblia diz :Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes.

    ele convenceu seus irmãos a deixar José no poço para em seguida voltar para entrega-lo devolta a Jacó. em base nesse versiculo creio eu que Ruben nao estava no local quando Judá convenceu seus irmãos de vender José, pois nao rasgaria suas vestes em sinal de tristeza por não encontrar José.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails