Images

Gênesis 42:1-9 - O encontro de José e seus irmãos - parte I


O encontro de José e seus irmãos - parte I


V-1,2
A fome atingiu até mesmo a terra prometida e à medida que a seca ficava mais e mais severa, sofriam tanto os homens como os animais, então Jacó tomou a decisão de conseguir cereais no Egito para que sua família não morresse de fome.

Cereal era de importância vital naqueles dias: não só era essencial para os animais, mas era também o alimento principal do povo, pois continha toda a nutrição necessária e podia ser secado e conservado por muito mais tempo do que verduras, lacticínios ou carne.

Era tão valioso que em alguns lugares era usado como moeda.

Jacó então disse aos filhos:

_ Por que vocês estão aí de braços cruzados? Ouvi dizer que no Egito há mantimentos. Vão até lá e comprem cereais ao invés de ficarem parados olhando uns para os outros, esperando que algo aconteça.

A ideia de ir ao Egito deve ter perturbado aos irmãos de José. A lembrança do irmão perturbou suas consciências e os acovardou.

A consciência carregada de culpa é uma terrível companheira.

V-3.
Então por medida de segurança e para que voltassem com mais alimentos, dez dos irmãos de José foram até o Egito para comprar mantimentos.

A fome reinante no mundo fazia com que a possibilidade de assaltos a caravanas no deserto fossem uma realidade terrível nesta época.

V-4.
O caçula, Benjamim, não foi com eles, pois Jacó temia que algum mal lhes acontecesse no caminho.

Benjamim era o único sobrevivente de sua querida esposa Raquel e provavelmente havia tomado o lugar de José como filho predileto.

V-5.
Para aumentar a segurança, os filhos de Jacó foram comprar mantimentos junto com outras pessoas formando uma grande caravana de Cananeus.

V-6.
No Egito, todos os estrangeiros que chegavam para comprar mantimentos eram obrigados a ter uma entrevista com o governador geral, para negociar a compra dos cereais.

Já que a fome predominante nos países vizinhos trazia grande número de estrangeiros ao Egito, havia um cuidado especial com aqueles cuja presença representasse perigo ao país.

E quando os irmãos de José chegaram, foram levados até o governador e humildemente, se prostraram diante daquele poderoso personagem.

Lembram dos sonhos de José?

V-7,8.
Logo que José viu que estes eram seus irmãos, ele os reconheceu, mas fez de conta que não os conhecia.

Como eles que não o viam a mais de 20 anos, não o reconheceram.

José não só era bem mais velho, como tinha a aparência dos egípcios, usava roupas egípcias e seu rosto estava bem barbeado.

Falando em egípcio e com a ajuda de um interprete José lhes perguntou com voz dura (os egípcios tratavam mal os hebreus);

_ Posso saber de onde é que vocês estão vindo?

_ Viemos de Canaã, senhor para comprar mantimentos.

V-9.
Então José se lembrou dos sonhos que tinha tido a respeito deles e teve um plano.

_ Cambada de mentirosos! Vocês são espiões que vieram para ver os pontos fracos do nosso país!

O que? Se os orgulhosos e temíveis irmãos de José se ofenderam pela acusação que foi lançada contra eles?

Veremos na próxima postagem!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails