Images

Gênesis 43: 1-14 - José do Egito: Judá convence a Jacó


José do Egito: Judá convence a Jacó

Gênesis 43: 1-14

V1-2.
Enquanto abrimos esta postagem, Simeão está preso no Egito e a família de Jacó novamente está sem comida.

E quando já tinham consumido todo o trigo trazido de Egito, Jacó pediu a seus filhos que voltassem ao Egito por "um pouco de alimento".

_ Vamos lá gente. Não fiquem aí parados, voltem ao Egito e comprem mais um pouco de alimento para nós.

Os filhos mesmos não tomaram a iniciativa, pois sabiam a inutilidade de voltar sem Benjamin e a indubitável impossibilidade de fazer seu pai mudar de ideia.

Judá, convertendo-se no porta-voz dos outros lembrou:

_ Aquele homem deixou bem claro que, se o nosso irmão não fosse junto com a gente, ele não nos receberia.

Judá, o quarto filho de Jacó, foi o porta-voz nesta ocasião porque Ruben  o maior dos filhos de Jacó, já não era mais respeitado, Simeão estava na prisão egípcia, e possivelmente Levi tinha perdido a confiança de seu pai como resultado de sua traição contra os siquemitas.

V:4,5
_ Se o senhor deixar que ele vá, nós iremos comprar mantimentos para o senhor. Se o senhor não deixar, não iremos. Aquele homem disse bem assim: "Eu só os receberei se vocês trouxerem o seu irmão mais novo."

V-6-10.
Jacó disse:
_ Por que vocês fizeram cair tamanha desgraça sobre mim? Por que foram dizer ao tal homem que tinham outro irmão? Será que vocês não pensam?

Eles responderam:
_ Aquele homem fez muitas perguntas a respeito de nós e da nossa família. Ele perguntou: "O pai de vocês ainda está vivo? Vocês têm mais um irmão?" Nós tivemos de responder às perguntas dele. Por acaso podíamos adivinhar que ele ia pedir que levássemos o nosso irmão?

Aí Judá disse ao pai:
_ Deixe o rapaz por minha conta. Nós partiremos agora mesmo, e assim ninguém morrerá: nem nós, nem o senhor, nem os nossos filhinhos.

_ Hum...

_ Eu fico responsável por Benjamim. Se eu não o trouxer de volta são e salvo, o senhor poderá pôr a culpa em mim. Serei culpado diante do senhor pelo resto da minha vida.

Jacó, devido a sua tristeza, parecia totalmente irracional. Ele sabia que eles necessitavam de comida, mas não podia suportar a ideia de se separar de Benjamim.
Judá acrescenta;
_ Se não tivéssemos demorado tanto, já teríamos ido e voltado duas vezes.

V-11.
Após a eloquente súplica de Judá, cuja lógica era irrefutável, Jacó se submeteu ao inevitável.

Judá parece ter crescido em caráter e confiança.
Jacó confiou a ele e não a Ruben, o mais velho, a responsabilidade de levar Benjamim para o Egito.

_ Já que não existe outro jeito, façam o seguinte: ponham nos sacos alguns presentes para aquele homem. Levem os melhores produtos desta terra: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, nozes e amêndoas.

Jacó fez tudo o que lhe era possível para contribuir ao sucesso da viagem.

O presente que sugeriu teria de ser de produtos naturais de Canaã, produtos que fossem altamente apreciados no Egito.

12.
_ Levem também o dinheiro em dobro, pois vocês precisam devolver a quantia que foi encontrada na boca dos sacos de mantimentos que vocês trouxeram. Deve ter havido algum engano.

V-13,14
_ Levem o irmão de vocês e vão depressa encontrar-se outra vez com aquele homem.

Antes de sua partida, o ancião patriarca abençoou os seus dez filhos;

_ Que o Deus Todo-Poderoso faça com que ele tenha pena de vocês e deixe que o seu outro irmão e Benjamim voltem para casa.

Ainda que Jacó expressasse fé na proteção de Deus, sua declaração seguinte revela incerteza se Deus podia abençoar os seus maus filhos.

_ Quanto a mim, se tenho de perder os meus filhos, o que é que eu posso fazer?

Era um grupo capaz de qualquer coisa e podia se esperar que entrassem em dificuldades da maneira mais inesperada.

Com espírito de resignação, Jacó se submeteu à vontade divina, seja ela qualquer que fosse.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails