Images

Gênesis 47:1-10 - José do Egito: Jacó abençoa ao Faraó


José do Egito: Jacó abençoa ao Faraó

Gênesis 47:1-10

Ainda que os propósitos de Deus se desdobrem de forma lenta, eles nunca deixam de ser executados.

Veremos neste capítulo, Israel entrando no Egito e quatrocentos anos mais tarde, eles sairiam de lá de acordo com a promessa divina, [Gênesis 15:13-14].
Quantas vezes o povo de Deus, em meio as provações, se esquecem de que fazem parte de um plano muito mais abrangente.

V:1,2
Depois de ver que sua família estava bem instalada na terra de Gósem, José voltou ao palácio de governo levando consigo cinco dos seus irmãos, e obteve uma audiência com Faraó para apresentá-los.

_ O meu pai e os meus irmãos vieram da terra de Canaã e estão na região de Gósem com as suas ovelhas e cabras, o seu gado e tudo o que têm.

Com esta informação, o Faraó poderia deduzir que não precisavam de ajuda material ou financeira, facilitando ainda mais a sua aceitação.

José havia sido sábio, instalando sua família primeiro antes de apresentá-los a Faraó: já que estavam ali, era mais provável que Faraó lhes desse aquela terra, que continha as melhores pastagens do Egito.

Os egípcios, que detestavam os pastores de rebanho, não se incomodariam muito, pois não iriam morar em suas cidades.

V:3,4
O rei perguntou:
_ Qual é o trabalho de vocês?

Eles responderam:
_ Senhor, nós somos criadores de ovelhas, como foram os nossos antepassados. Viemos morar neste país porque na terra de Canaã não há pastos para os animais, e a fome lá está terrível. Por favor, deixe que a gente fique morando na região de Gosém.

V:5,6
O rei disse a José:
_ Agora que o seu pai e os seus irmãos vieram ficar com você, a terra do Egito está às ordens deles. Dê a eles a região de Gosém, que é a melhor do país, para que fiquem morando lá. E, se na sua opinião houver entre eles homens capazes, ponha-os como chefes dos que cuidam do meu gado.

José não tinha interesse de que seus irmãos trabalhassem para o Faraó. Ele desejava que o povo de Israel ficasse separado dos Egípcios.

V:7
Em vista deste bom resultado, José também apresentou seu pai e seu primeiro ato foi abençoar Faraó (rogando as bênçãos de Deus sobre ele).

Veja que Jacó não deu ao Faraó as saudações reais que se dirigiam aos reis, tais como: "Rei, viva para sempre".

Consciente de sua própria dignidade como profeta de Deus, Jacó pronunciou sobre o monarca uma bênção celestial.

O Faraó era o homem mais poderoso na terra, entretanto, não podemos ler esta passagem sem ficarmos impressionados pelo fato dele ter encontrado um homem superior a ele.

Jacó agiu como homem que não se envergonhava da sua fé, e desta forma demonstrou sua gratidão ao que Faraó havia concedido a ele e à sua família.

V:8
Então o faraó perguntou:
_ Qual é a sua idade?

V:9
Jacó respondeu:
_ Já estou com cento e trinta anos de idade e sempre tenho andado de um lado para outro. A minha vida tem passado rapidamente, e muitos anos foram difíceis. E eu não tenho conseguido viver tanto quanto os meus antepassados.

A avaliação que fez Jacó dos anos que ele tinha vivido era acertada se comparada sua vida com a de seus pais.

Abraão tinha atingido os 175 anos e Isaque os 180. Nenhum deles tinha tido uma vida tão incerta, tão cheia de angústia e perigos, de tribulações e aflição como Jacó.

Não devemos pensar que Jacó estava expressando ingratidão ou tendo uma atitude negativa para com a vida.

Por duas vezes ele usou a palavra peregrinação, dando a entender que a sua real e futura esperança é de ordem espiritual.

Nós, como Cristãos, também devemos reconhecer que até que cheguemos ao céu, teremos que passar por muitas tribulações, e que somos peregrinos neste mundo cheio de pecado.

V:10
Jacó deu a sua bênção ao rei e em seguida foi embora.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. com a benção que jacó deu ao faraó, em nome de "DEUS", sera que a alma do faraó foi salva?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails