Images

Gênesis 49:13-21 - As profecias de Jacó - parte II


Gênesis 49:13-21As profecias de Jacó - parte II

Nesta postagem, Jacó continua a pronunciar sua profecia a respeito de seus filhos;

V: 13
_ Agora chegou a sua vez Zebulom, o senhor está me dizendo que sua descendência morará no litoral, onde haverá portos para navios. A sua fronteira chegará até Sidom.

Zebulom seria uma tribo que enriqueceria pela prática do comércio marítimo.

V:14,15
_ Issacar, você será uma tribo forte e próspera, mas seus descendentes não zelarão muito pela liberdade.

Eles se tornariam até mesmo servos ou pagariam tributos às outras nações para o privilégio de gozar prosperidade material.

Essa tribo se localizou ao norte da terra de Canaã, e eles se encarregavam de grande parte do trabalho servil da nação: eram os "burros de carga"!

V:16,17
_ Dã, seu povo governará a sua própria gente; será como as outras tribos de Israel.

Dã significa juiz. Esta tribo seria um inimigo sagaz que poderia vencer um adversário maior do que ela, assim como a serpente fere o cavalo.

Sansão era da tribo de Dã, alguns escritores antigos acreditavam que o anticristo viria desta tribo.

Isto se deve ao fato dela não ser omitida da lista de tribos que darão servos para pregarem durante a grande tribulação (Apocalipse 7:5-8).

V:18
Jacó por um momento dá uma pausa e faz uma breve oração;

_ Ó SENHOR, meu Deus, espero que me salves!

Esta oração não só foi pronunciada por Jacó em favor dele mesmo, senão que expressava confiança em que seus descendentes também receberiam a ajuda de Deus, como ele a tinha recebido em sua própria vida.

É interessante observar ao patriarca moribundo nesta última tensa hora de sua vida.

Ainda que a maioria de suas palavras até agora parecem ter sido faladas por inspiração divina, esta oração evidentemente expressa seus próprios sentimentos naturais.

V:19
_ Gade, aproxime-se, seu povo será atacado ladrões, mas eles os perseguirão.

Gade como uma tribo seria exposta aos ataques de bandos saqueadores, mas lutaria e os venceria. O seu território ficaria exposto aos ataques devido a localização geográfica.

V: 20
_ Agora é sua vez Aser, seus descendentes receberão uma terra que produzirá bons alimentos, dará alimentos que só reis merecem.

Aser recebeu o valioso litoral ao norte do monte Carmelo. Não forneceu nenhum juiz ou herói para a nação, mas a profetisa Ana era desta tribo (Lucas 2:36).

V:21
_ Naftali, seu povo será como uma corça solta que tem lindos filhotes.

Este povo amante de liberdade faria lembrar os cervos. Eles também seriam um povo eloquente.

Sua herança foi um território muito fértil e de lindas paisagens, habitada nos tempos do Senhor Jesus por muitos estrangeiros, por isso chamada Galileia dos Gentios (Mateus 4:15), onde Ele exerceu a maior parte do Seu ministério, fazendo milagres e contando parábolas.

O próximo a ouvir a profecia seria José, e Jacó declara a ele a mais eloquente e maravilhosa das profecias, que estudaremos somente amanhã.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails