Images

Êxodo 5:9-23 - Os Estranhos Caminhos de Deus


Os Estranhos Caminhos de Deus


V: 9
Não tendo a intenção de ser intimidado pelo Deus dos hebreus, e orgulhoso na segurança de seu próprio poder, o Faraó estava determinado a impor sua vontade.

Suspeitando que o desejo deles de ir ao deserto era uma desculpa inventada e promovida por uma sede de liberdade que poderia pôr em perigo o reino, criou um plano para fazer a opressão mais cruel do que já era.

V: 10-13
Então de acordo com a ordem do Faraó, os capatazes pararam de entregar palha aos escravos hebreus, obrigando-os a sair catando palha antes de começar o trabalho de fabricar tijolos.

E os oficiais egípcios apertavam:
_ Vambora, escravos, vambora! Cês têm que entregar o mesmo número de tijolos que antes, tão pensando que é moleza, que a vida é uma festa? Todo mundo trabalhando!

V: 13,14
Os israelitas eram forçados a fazer todos os dias à mesma quantidade de tijolos que costumavam fazer quando recebiam palha e esta tarefa era quase impossível.

Então, os líderes hebreus (literalmente escribas), talvez encarregados do controle da produção diária que fiscalizavam o trabalho começaram a ser açoitados todos os dias, por entregarem um número inferior de tijolos.

_ Cambada de incompetentes, por que vocês não estão fazendo a mesma quantidade de tijolos que faziam antes? Vocês merecem apanhar por tal desobediência!

V: 15-18
Então os líderes israelitas não agüentando mais os castigos, foram se queixar ao rei.

_ Ô seu Faraó, pelamorde Deus, assim não dá! Seus oficiais estão nos fazendo trabalhar feito burros de carga, e ainda somos açoitados, não há hebreu que agüente! Temos quase certeza de que vossa majestade não sabe desta barbárie.

E para surpresa deles...

_ Estão apanhando porque merecem. Vocês são uns preguiçosos e não querem trabalhar. É por isso que estão me pedindo que os deixe ir oferecer sacrifícios a Deus, o SENHOR. Não adianta insistir, vocês não receberão palha, e terão de fazer a mesma quantidade de tijolos. Vão embora daqui, que eu não tô com paciência pra enxergar nenhum hebreu na minha frente hoje.

V: 19,20
Os caras saíram do palácio desconsolados, arrasados, aniquilados e apavorados com o ódio que o rei agora sentia por eles, e com a dura realidade de ter que a tal quantidade de tijolos.

E adivinhem quem eles acabaram encontrando pelo caminho?

Isso mesmo, Moisés e Arão.

Não havia pior momento para os dois ter que encará-los...

_ Escutem aqui, senhores Moisés e Arão, O SENHOR Deus está vendo o que vocês estão fazendo e os castigará; pois, por causa de vocês, o rei e os seus funcionários estão com ódio de nós. Vocês deram a eles um motivo para nos matarem!

Os israelitas estavam em uma situação ruim, mas a falta de fé deles ainda era um pecado.

Quando entregamos nossa vida nas mãos de Deus não devemos ficar surpresos quando vierem as provações.

V: 22,23
Pois bem, os dois irmãos ficaram muito sem graça com tudo isso e não contestaram as palavras dos líderes e provavelmente não sabiam que dizer, no entanto Moisés se voltou a Deus, sua única fonte de consolo e direção.

_ Ó Senhor, por que tratas tão mal este povo? Por que me mandaste para cá? Pois, desde que vim falar em teu nome com o rei do Egito, ele tem maltratado este povo. E tu não fizeste nada para ajudá-los!

As palavras de Moisés não refletiam um espírito de descontentamento ou insubordinação, senão de perplexibilidade e incerteza.

A pergunta e a queixa procediam de uma fé que não podia entender os estranhos caminhos de Deus.

Ele pediu ajuda numa hora de necessidade e mesmo que sua atitude no momento parecesse petulante, Deus ouve seu clamor e imediatamente lhe responde de forma surpreendente.

Más esta resposta você terá que aguardar, na próxima postagem!

Deus vai aprontar cada uma com esse Faraó que no fim ele vai implorar pra os hebreus irem embora.

Aguardem…


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Nos planos de Deus as coisas normalmente pioram antes que se tornem melhores. Ele coloca o Seu povo em situações de desesperança, mas nunca de desespero.

    ResponderExcluir
  2. é verdade..........e por isso devemos pedir sempre AJUDA a DEUS nas horas de NECESSIDADES...Porque DEUS houve nossos clamor e como dis a palavra esta sempre pronto a nos responder de forma SURPREENDENTE...CONFIA NO SENHOR Q ELE TE AJUDARA...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails