Images

Êxodo 11: 1-10 - A última praga é revelada


A última praga é revelada
V: 1
Ainda que Deus tivesse indicado previamente a Moisés que seria necessário vários castigos para humilhar os deuses egípcios, nunca lhe revelou o número preciso de pragas que faria.

Agora pela primeira vez se levanta o véu da incerteza, e Deus lhe revela a última praga.

_ Vou mandar só mais um castigo sobre o rei do Egito e sobre o seu povo. Depois disso ele os deixará ir. Na verdade ele expulsará todos vocês.

V: 2
_ Israel deve se preparar para o êxodo, por isso agora diga aos israelitas, homens e mulheres, que peçam aos seus vizinhos e vizinhas jóias de prata e de ouro.

Do jeito que estavam às coisas, os egípcios ficaram contentes em saber que os Judeus precisavam de dinheiro para sair do Egito, o povo que lhes tinha ocasionado tantas desgraças.

V: 3
E o SENHOR fez com que os egípcios respeitassem os israelitas.

De fato, os funcionários do rei e todo o povo consideravam Moisés um grande homem.

Era natural que, como um instrumento de Deus, o povo relacionasse a Moisés com os grandes sinais de que tinha sido testemunha.

Em primeiro lugar, ele tinha humilhado os magos, depois havia impressionado de tal maneira aos servos do faraó que uma quantidade deles aproveitou de suas advertências e salvou seu gado.

Finalmente quase toda a corte chegou a se convencer de que ele tinha poder para destruir o país.

Moisés tinha tratado ao rei de igual pra igual, e o fato de que o povo o reverenciara como a um deus, automaticamente acrescentou prestígio de Moisés diante deles.

Se não tivessem considerado que Moisés fosse uma pessoa sumamente extraordinária e perigosa, já o teriam agredido.

Depois disso o Senhor o mandou falar com o faraó;
V:4,5
E mais uma vez Moisés apareceu na presença do Faraó.

De acordo com o que vimos no capitulo anterior, o Faraó tinha ameaçado com a morte se voltasse ali, certo?

E Moisés revoltado havia dito que não voltaria mais ali.

É evidente que Moisés jamais voltaria se não tivesse sido por uma explícita ordem divina.

O Faraó era a própria imagem da desolação, mais jogado do que sentado sobre o trono, o rosto encovado e o corpo emaciado pela fome, os olhos perdidos numa meditação profunda, ou talvez fossem só os delírios da febre.

E foi nesse estado que Moisés e Arão o encontraram quando entraram no palácio.
_ Por Osíris, o que é que vocês querem desta vez?

_ Hoje a gente vai ser curto e grosso, Faraó. Seguinte: O SENHOR Deus, perto da meia-noite vai passar pelo Egito, e no país inteiro morrerá o filho mais velho de cada família, desde o filho do rei, que é o herdeiro do trono, até o filho da escrava que trabalha no moinho; morrerá também a primeira cria dos animais.

V:6,7
_ Mas vocês perderam completamente o juízo, eu disse que mataria vocês se voltassem aqui! GUARDAS!

_ Ainda não acabei faraó; Em todo o Egito haverá gritos de dor, como nunca houve antes e nunca mais haverá. Mas, entre os israelitas, nem mesmo um cachorro latirá para uma pessoa ou um animal. E assim vocês ficarão sabendo que o SENHOR faz diferença entre os egípcios e os israelitas. ”

Por natureza os Judeus não eram melhores do que os Egípcios. Foi à graça da eleição e da redenção que fez a diferença.

V:8-10
_ ORA CALE-SE!

_ Então todos estes seus funcionários virão me procurar e se ajoelharão diante de mim, pedindo que eu vá embora e leve todo o meu povo. Depois disso eu sairei.

_ SÓ SAIRÃO DAQUI SE FOR SOBRE O MEU CADÁVER!

O Senhor havia dito a Moisés que o rei não daria atenção a eles para que pudesse fazer coisas espantosas no Egito.

Mesmo assim Moisés saiu muito zangado do palácio e foi falar com Deus.

Em Cristo;

A seguir: Deus explica a Páscoa

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. É impresionante a obediência de Moisés! Mesmo sendo ameaçado de morte pelo faraó foi fiel até o fim com o que Deus o havia pedido para fazer. Sua obediência a Deus é um grande exemplo para os cristãos de hoje. Que assim como Moisés nós possamos ouvir e obedecer a Deus em todos os momentos...amém!

    ResponderExcluir
  2. Essa história é tão conhecida, já foi mostrada no cinema tantas vezes... Mas é sempre um relato impressionante sobre o poder e a soberania de Deus.
    E o seu texto é muito divertido! É claro q a base é o relato bíblico, mas a sua narração tornar a leitura muito agradável.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails