Images

Êxodo 13:11-18 - O Caminho mais longo


O Caminho mais longo

V:11-16
Do versículo 11 ao versículo 16 Moisés explica um pouco mais a respeito do primogênito macho, que deveria ser separado para Deus.

Depois disso o povo começou a marcha rumo a Canaã.

17,18
Havia duas rotas para Canaã. Israel poderia ter seguido rumo ao norte, através da terra dos filisteus na região de gaza como mostra a seta preta no mapa, atingindo assim o seu destino em poucos dias.
Ao invés disso, Deus os conduziu na direção do sul, pela península do Sinai, um caminho muito mais longo como mostra a seta vermelha no mapa.

Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de idéia e voltem para o Egito, quando virem o exército dos Filisteus.

É que o caminho mais curto era fortemente guardada por soldados Filisteus.

E o povo embora estivesse armado e disposto a guerrear, era pacífico, acostumado a uma vida servil, ou pastoril.

Tinham com eles suas famílias e o seu gado. Seria fácil desanimarem ao ver a oposição de exércitos inimigos e debandar de volta à relativa tranqüilidade do Egito.

Não há dúvidas de que o homem em sua sabedoria mundana teria escolhido a rota mais curta.

Mas antes que estivessem prontos para tomar posse da terra de Canaã, primeiro deveriam se unificar como nação e deveria aprender a confiar em Deus.

Eles eram na realidade uma raça de escravos desarmados e não estavam acostumados à guerra.

Devia efetuar primeiro uma transformação espiritual, intelectual e política antes que pudessem estar preparados para cooperar com Deus na conquista de Canaã.

Isso nos ensina que somente o Senhor é um guia seguro, e que seus caminhos podem não ser os mais fáceis, mas são os melhores.

Se eles soubessem o que teriam de enfrentar pela frente, talvez nunca teriam estado dispostos a sair de Egito, pois achavam que chegariam em Canaã após umas poucas semanas.

Prestem atenção caro leitor; Precisamos aprender que se Deus não nos leva diretamente ao nosso objetivo, é porque ele sabe o que é melhor para nós, sómente Deus sabe o que existe no caminho que temos pela frente.

Então se tivermos paciência a fé, podemos seguí-lO confiantes em Sua sabedoria.

Pense nisso, e pare de reclamar de porque as coisas demoram a acontecer em sua vida!

Em Cristo;

A seguir: Os ossos de José

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. AMÉM! Que eu nunca me esqueça dessa palavra e sempre confie na soberania de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. O meu Paizinho q eu tanto AMO !

    Dai-me paciencia e fé ,todos os dias para q eu siga sempre confiante em ti !

    ResponderExcluir
  3. Que o PAI reine etrnamente no coraçao de cada um de nós,shalon.Amém.Seja grato com Deus e deixe seu comentario,um novo modo de evangelisar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails