Images

Êxodo 14:13-22 - Deus abre o mar vermelho


Deus abre o mar vermelho


Eu estava ansioso por esta postagem.
Chegamos a um dos momentos mais heróicos da história de Moisés.

V:13,14
O povo estava revoltado com Moisés. Estavam num beco sem saída, de um lado o exercito egípcio com sangue nos óio, do outro lado o imenso mar vermelho intransponível.

Eles queriam o couro de Moisés, mas nosso herói com uma fé inabalável responde a eles;

V:13,14
_ Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.

_ De que jeito??? Todo o exército egípcio está vindo de um lado, e do outro lado temos o mar. O que é que Deus vai fazer?

Moisés não sabia como Deus poderia cumprir sua vontade, mas sua própria experiência ao cooperar com Deus na terra do Egito lhe assegurava que o Altíssimo era plenamente capaz de resgatar a seu povo, apesar do quão improvável que pudesse parecer tal perspectiva.

Enquanto Moisés estava externamente confiante, por dentro ele clamava á Deus.

Moisés imediatamente retirou-se e foi pedir ajuda ao Senhor

V:15
O SENHOR disse a Moisés:

_ Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.

Quando a ordem vem, Deus diz á Moisés que pare de orar e obedeça.

Nós não precisamos orar a respeito da obediência quando a vontade de Deus já é conhecida.

V:16
_ Quando estiverem diante do mar vermelho, você levantará o bastão e o estenderá sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar.

Deus podia ter dividido o mar Vermelho sem a ajuda de Moisés, se é que se pode chamar de ajuda o fato de estender vara sobre o mar.

Outra vez Deus escolheu fazer milagres por meio de Moisés a fim de que o povo confiasse mais plenamente em seu líder.

Deus sempre atua de acordo com o princípio de utilizar instrumentos humanos consagrados para realizar sua obra na terra.

V:17,18
_ E os egípcios Senhor? Eles estão bem próximos de nós!

_ Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros. E quando eu derrotar os egípcios, eles saberão que eu sou Deus, o SENHOR.

V:19,20
Os egípcios chegaram pertos do acampamento dos israelitas depois de um longo dia de marcha.

Então o Anjo de Deus, que ia à frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás, a fim de protegê-los.

Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas.

Como um impenetrável muro de neblina que avançava do mar, a coluna nebulosa se colocou entre os perseguidos e os perseguidores, obrigando a estes últimos a parar.

A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel.

Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas.

Convencidos de que os hebreus não podiam escapar, os egípcios resolveram atacar no dia seguinte.

Enquanto isso do lado que dava para os o acampamento e desta forma ficou fácil se preparar para a marcha como se fosse de dia.

Assim puderam reunir os rebanhos, carregar os animais de carga e se dispuseram em ordem de marcha as diversas tribos e famílias.

Só esperando a ordem de partir.

V:21,22
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez as águas começaram a se agitar sem razão aparente.

Alguma coisa estava acontecendo, aquele movimento da água do mar não era normal.
Alguma coisa começou a surgir. Uma estrutura.

O que era aquilo?

O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca.

As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.

O que parecia ser um beco sem saída se tornou a estrada principal para a fé.
Muitos têm tropeçado ao tentar entender a grandeza deste milagre.

Todos que tentaram encontrar uma explicação natural falharam.

Os filhos de Deus só podem dizer uma coisa:

"Há alguma coisa difícil para o Senhor?"

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade o nosso Deus é poderoso, e tomara q ele te de forças para acabar de esplicar toda a bíblia, desta forma tão boa!

    ResponderExcluir
  3. PARA NOSSO DEUS NAO HÁ IMPOSSÍVEL, ELE É UNIPOTENTE, ELE SABE TODAS AS COISAS ,ELE TEM TODO PODER EM SUAS MAÕS ,ESSE DEUS TEM O MELHOR CAMINHO PARA OS QUE NELE CONFIAM...

    ResponderExcluir
  4. moises pra mim foi um dos homes que teve mais intimidade com Deus UNICO HOMEM QUE O VIU PELAS COSTAS VIU TAMBEM TODA A BONDADE DE DEUS ISSO E TER UMA INTIMIDADE VERDADEIRA COM DEUS. NESTA PASSAGEM DA BIBLÍA ONDE DEUS ABRE O MAR VERMELHOR VEMOS REALMENTE QUE NAO EXISTE NADA IMPOCIVEL PRA DEUS ELE É REALMENTE O DEUS DE MARAVILHAS O DEUS DO IMPOCIVEL.MAIS ENFIM FORÇA AI TA GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇAO SOBRE ESSA PASSAGEM DA BIBLIA VOU CONTINUAR VENDO OUTRA EXPLICAÇOES DEUS TE ABENÇOE !!

    ResponderExcluir
  5. renato xavier filho caparao mg bom dia irmao clailton esta passagem realmente nos ensina muito guando o povo estava estacionado en frente ao mar entao comesarao a murmurar outros a orar eo que eu entendo disto tudo e que a murmuracao em meio a milagres e prodigios que deus realizava mostra a desobediencia e a incredualidade do povo e a oracao mostra que deve ter acao conjunta pois o proprio nome diz ORACAO deve ser seguida de acao DEUS ABENCOE O IRMAO E ME RESPONDA POR FAVOR

    ResponderExcluir
  6. Olá irmãozinho!

    Concordo com seu comentário, Renato!
    A fé sempre estárá ligada as decisões que teremos que tomar em direção a aquilo que cremos.
    Obrigado pelo seu comentário. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor. Se o Senhor tiver um Livro com essas pregações... Por favor; me informar como eu posso adquirir um! Me chamo: Daniel Carlos

      Excluir
  7. RENATO XAVIER FILHO16 de março de 2012 10:20

    renato xavier filho bom dia irmao claiton estou precisando da sua ajuda estou estudando o livro de josue mas preciso cap 1 quando encoraja josue a fazer a obra e o que tem me chamado a atencao eo fato de josue ter obedecido a Deus no mesmo instante e estou fazendo um estudo sobre obediencia a Deus para alcancar as promessas de deus preciso de uma resposta sua 160312

    ResponderExcluir
  8. Cleiton, é a primeira vez que pesquiso aqui, fiquei muito feliz de encontrar e entender o que precisava saber. Parabéns pelas sábias palavras. Você é iluminado!!!

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor Irmão Cleiton, Irmão Estou estudando essa passagem, Quando Moisés Livrou o Povo de Faraó, Deus Tinha Falado Com Ele?

    ResponderExcluir
  10. A Paz ! queria saber quantos era o comprimento do Mar Vermelho

    ResponderExcluir
  11. Oi foi um prazer encontrar este site,mais
    em exodo 14;21 a minha bíblia fala que o vento vinha do oriente e não do leste com foi publicado aqui

    ResponderExcluir
  12. ...Só DEUS PAI pode fazer esses milagres...

    ResponderExcluir
  13. So DEUS tem esse poder de fazer milagres

    ResponderExcluir
  14. os Milagres de DEUS faz com que nós tem mais FÈ!

    ResponderExcluir
  15. DEUS E FIEL!!! NOSSO DEUS E LINDO E TEM LEVANTADO VERDADEIROS ADORADORES QUE AMAM A SUA PALAVRA. PORQUE ELA NOS EDIFICA, MOLDA CONFORME SUA VONTADE.

    ResponderExcluir
  16. Quase tudo na Bíblia e de difícil compreensao: Imagine esse caso da saída do povo hebreu do Egito. Depois de toda parafernalia e embates entre Moisés e Farao, o povo finalmente foi liberado. Não entendo porque Deus continuou querendo briga com Farao. Não tem outra explicacao: Deus obrigou Farao a voltar para a briga só para destrui-lo depois. Parece que Deus gosta de jogar (e um jogo desigual porque sabemos que o Todo Poderoso e invensivel) A Bíblia mostra em sua totalidade uma briga de Deus com o homem, desde o jardim do Éden. Deus briga com o Diabo também.Vejamos o caso de JO. Na realidade a briga e com Deus e o Diabo, que é uma briga de cartas marcadas porque todos sabemos o resultado final.(derrota final do DIABO). Não consigo entender, se Deus e Onisciente, porque criou o homem só para brigar com ele e por fim manda-lo para o INFERNO?. DEUS não é isso, isso é uma absoluta C A L U N I A contra o verdadeiro CRIADOR.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails