Images

Êxodo 14:26-31 - O mar vermelho é fechado

O mar vermelho é fechado
O local onde se obteve mais indícios da travessia foi à praia de Nuweiba no Golfo de Ácaba, no Egito.

É a única praia no Mar Vermelho com área suficientemente grande para suportar a quantidade de hebreus acampados (mais de 2 milhões além dos animais e objetos).

A imagem acima mostra uma vista aérea da praia onde está a pequena cidade de Nuweiba, onde o aluguel de equipamentos de mergulho para passeios submarinos é uma das principais atividades turísticas.

Voltamos à história...

V:26
Os carros que os egípcios tanto confiavam não puderam ajudar e apavorados partiram em retirada.

Vendo isso o SENHOR Deus disse a Moisés:

_ Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem e cubram os egípcios, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.

V:27-29
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e, quando os egípcios fugiam, foram atingidos pelas ondas embravecidas que se precipitavam de cada lado.

O mar se fechou sobre os egípcios, ao romper da manhã, morrendo todos os cavalarianos do exército egípcio.

Veja abaixo uma roda de oito raios provavelmente de um carro egipcio que foi reconstituida depois que os arqueólogos retiraram os corais. Nota-se a ausência de um raio.
As rodas folheadas com metal (ouro com prata) cuja madeira se decompôs com o tempo, provavelmente eram dos carros dos oficiais, praticamente não foram cobertas pelos corais. Uma relíquia arqueológica!

V:30
Naquele dia o SENHOR salvou o povo de Israel dos egípcios, e os israelitas os viram mortos na praia.

A foto abaixo mostra a vista, ao nível do mar, para a praia de Nuweiba ao entardecer. A travessia foi feita durante a noite e ao amanhecer os hebreus teriam visto imagem semelhante a esta logo após o afogamento dos egípcios.

V:31
Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os egípcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés.

Se não soubéssemos nada da história posterior de Israel, chegaríamos à conclusão de que, dali em diante, eles continuaram sua viagem com grande alegria, confiando em Deus de todo coração e sem demonstrar nunca mais desconfiança, não importando quão grande fosse a crise.

Mas pelo contrário encontraremos nas postagens seguintes, um continuo descontentamento com Deus e com Moisés, murmurando contra eles e desprezando seu conselho.

Mas no mesmo tempo em que contemplaremos com assombro a murmuração dos israelitas, não deveremos nos apressar em condenar seu pesado coração.

Pois muitas são as vezes em que confiamos em Deus só até onde nossa vista natural pode perceber sua vontade e seus caminhos.

Pense nisso!

Em Cristo;

A seguir: O primeiro hino da história!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

3 comentários:

  1. ESTE É O DEUS A QUEM EU SIRVO ,ELE TEM FEITO GRANDES MILAGRES EM MINHA VIDA...

    TENHO IMENSA ALEGRIA EM DIZER:O MEU DEUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL...

    ResponderExcluir
  2. PELA GRAÇA DE DEUS, JÁ PASSEI QUATRO VEZES POR NUWEIBA/EGITO, E NÃO SABIA DESTA HISTÓRIA. AGRADEÇO A DEUS POR ESTA POSTAGEM, QUE ESCLARECE MUITO SOBRE O QUE VI LÁ. PASSAMOS CORRENDO POR NUWEIBA E SÓ VEMOS UM PORTO DE GRANDES PROPORÇÕES, ATUALMENTE. COM AS INFORMAÇÕES DESSE BLOG,A HISTÓRIA FICA MAIS CLARA, REAL, ESCLARECEDORA. OS GUIAS EGIPCIOS NÃO FALAM DISSO.SHALOM! TÔDA RABÁ!

    ResponderExcluir
  3. meu irmao estou com empresa pasando por proseso muito difisil tenho bastante serviso mais a conta nao fecha nao consigo pagar os fornesedores peso a Deus posa fazer este milagre na minha vida, se o irmao puder me dar um conselho ficaria muito grato que Deus te abencoe.(012) 981256364

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails