Images

Êxodo 13:21,22 - A Shekinah



A Shekinah

V: 21
Saindo de Etã, viraram para o norte e foram até Baal-Zefom (40 kms.), voltando quase em linha paralela ao caminho pelo qual tinham vindo, rodeando perto do mar Vermelho.

Como comandante militar egípcio na primeira fase de sua vida e como fugitivo do Faraó na segunda fase, Moisés já estava familiarizado com a rota que deveria seguir.

Mas, para convencer ao povo da direção divina e para guiar a Moisés pela rota precisa, Deus pessoalmente dirigia sua jornada cada dia.

O SENHOR ia adiante deles, visível como uma coluna de nuvem escura de dia, e uma coluna de fogo à noite, iluminando-os, para que pudessem andar de dia e de noite.


Os antigos comandantes de exército às vezes usavam fumaça ou sinais de fogo para conduzir suas forças em marcha através de terras desoladas e sem caminhos.




No entanto, a coluna de nuvem e fogo de Israel não foi produzida por meios comuns mas por uma manifestação milagrosa da presença de Deus.

Você pode estar pensando... Como seria maravilhoso se nos dias de Hoje, Deus adiante de nós, indicando o caminho que devemos seguir.


Espere aí... Mas Deus tem feito isso. Ele nos deu a sua Palavra que ilumina o caminho da vida, e ela está disponível a qualquer hora. E isso é realmente maravilhoso.

Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

22
Nessa nuvem o Senhor mesmo estava presente com seu povo, e lá da nuvem falava com Moisés.

Ali aparecia a glória do Senhor, mais tarde conhecida como a "Shekinah".

O vocábulo "shekinah" não aparece na Bíblia, é uma transliteração da raiz hebraica "shkn" = habitar.

Este termo "shkn" é muito usado pelos TARGUMITAS e RABIS e adotado pelos cristãos.
Refere-se à glória visível de Deus habitando no meio do seu povo.

Durante toda sua longa jornada pelo deserto Deus nunca tirou a coluna de nuvem durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite, ele sempre estaria adiante deles, ainda que os israelitas fossem infiéis.

Isso é uma segurança para o cristão de que Deus não o abandonará em sua viagem através da vida.

A promessa de Jesus aos seus discípulos: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mat.28: 20), nunca faltou a ninguém disposto a seguir onde Deus o dirija.

Jesus está presente tanto nas noites mais escuras de aflição e decepção como nos dias mais brilhantes de alegria e sucesso.

Na verdade, precisamos dele pela noite, quando estamos conscientes, de nossa fraqueza, mas ainda mais durante o dia, quando estamos inclinados a nos sentir fortes.

Diferente do povo de Deus naquela época, hoje não precisamos ver a coluna visível, mas sentir a presença de Deus em nossa vida através do Espírito Santo que habita em nós.

Em Cristo;

A seguir: Os estranhos planos de Deus

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. É VERDADE .
    A palavra de Deus é nossa luz ,nossa direçao ,nosso caminho a seguir ,mas as vezes nós esquecemos disto e acabamos trilhando nossos passos sozinhos sem a direçao de nosso pai celestial.
    Dai onde precisamos estar em sintonia com o espírito santo d DEUS para estarmos ligados ao caminho certo ,puro e verdadeiro q nos levará a GLÓRIA DO SENHOR !

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails