Images

Êxodo 17: 8,9


O ataque dos Amalequitas.

V:8
Hum. Onde é que estávamos mesmo? Ah, água saindo da rocha, mais um tremendo dum milagre diante dos israelitas.

Pois bem. Os israelitas ainda estavam ali em Refidim quando uma tribo nômade veio atacá-los.

Sabe como é, um bando de gente andando sem rumo pelo deserto é um alvo fácil.

O nome da tribo chamava-se Amaleque. Os amalequitas eram um povo nômade, descendentes do neto de Esaú, Amaleque, de quem tomaram o nome.

Separando-se de seus irmãos numa data remota, parecem ter se convertido numa tribo dominante na parte norte da península do Sinai.

Apesar de ser uma raça aparentada com Israel, viram com desconfiança a ocupação de sua área pelos hebreus e estiveram resolvidos a destruí-los completamente.

Eles eram muito loucos e não tinham medo de nada, tanto que atacaram Israel diante da coluna de nuvem.

Depois deste primeiro encontro em Refidim, desenvolveu-se uma longa e amarga contenda entre as duas nações por muitos anos.

Esta batalha começou com um ataque surpresa pela retaguarda, assaltando os retardatários, quando estavam cansados e fadigados.

Devido à murmuração dos israelitas, Deus permitiu que os amalequitas os atacassem nesse local.

V:9
Talvez fosse de noite quando Moisés ouviu do ataque que tinha sofrido sua retaguarda e, portanto tinha poucas possibilidades de compensar a perda até o dia seguinte.

Então Moisés chamou Josué, um cara ainda jovem, mas que tinha a manha de estratégias de guerra.

Más que é esse tal de Josué?

Esse será o sucessor de Moisés e mais adiante o chefe de Israel, essa é a primeira vez que o nome dele é mencionado nas escrituras.

Josué, cujo nome significa "Jeová é salvação" ou "Jeová ajuda", era um príncipe da tribo de Efraim que entrou no serviço pessoal de Moisés antes ou pouco após a batalha com os amalequitas.

Quando foi escolhido por Moisés, seu nome era Oseías, que significa "salvação". Seu nome mais cheio de significado, Josué, "Jeová é salvação" ou "Jeová ajuda", lhe foi dado por Moisés numa ocasião posterior.

Guardem esse nome, ainda vamos falar muito dele.

Pois Moisés chamou Josué:
_ Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus

V:9
E assim fizeram: Josué montou um exército em tempo recorde para a batalha e depois de algumas reuniões estratégicas com os chefes de grupos e instruções de último momento, partiram para a batalha, pois já amanhecia.

Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram ao monte Sinai.

Mas quem é esse tal de Hur?

SEI LÁ!

Apareceu de repente, vou pesquisar e respondo em outra postagem.

Só sei que enquanto eles subiram lá, começou o pega-pra-capar no campo de batalha.

E logo que começaram a lutar, tanto israelitas quanto amalequitas notaram uma coisa muito estranha.

Mas comentarei sobre isso só na próxima postagem.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

5 comentários:

  1. Esse livro é muito bom...rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Irmão também dava pra levar a Santa e Sagrada Escritura a sério, e não ta fazendo brincadeiras sem graça tenha zelo!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM MESMO, PESSOAS VEM CRITICAR AQUI E NÃO TEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, CONTINUE ASSIM HOMEM DE DEUS, ELE É CONTIGO!

    ResponderExcluir
  4. A PAZ AMADO, ONTEM DIA 23 MINISTREI NA IGREJA EM QUE SOU MEMBRO E COOPERADOR DA OBRA DO SENHOR, JA TINHA ESTUDADO, BUSCADO DO SENHOR E POUCOS MINUTOS ANTES DE IR A IGREJA RESOLVI LER ALGO SOBRE A MENSAGEM QUE DEUS TINHA COLOCADO NO ME CORACAO, E ESTA PASSAGEM DE EXODOS 17V8 AO 14, DENTRO DO CONTEXTO NO QUAL VC ESCREVEU FOI DE GRANDE VALIA E ABRIU A MINHA MENTE E CONTRIBUIU MUITO. QUE DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO SUA VIDA HJ E SEMPRE EM NOME DE JESUS. FICA NA PAZ

    ResponderExcluir
  5. Olá Rogério!
    Fico feliz que você possa tirar algum proveito deste simples trabalho.
    Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails