Images

Êxodo 18:19-22


O conselho de Jetro

V:19,20.
Estudamos na postagem anterior que Jetro viu Moisés atendendo, sozinho, ao julgamento das questões entre o povo, o que causava grandes filas durante o dia inteiro.

E depois de indagar de Moisés por que isto acontecia, ele ponderou que não era uma boa prática: tanto Moisés como o povo, iriam desfalecer embaixo de um sol escaldante no deserto, pois era demais para Moisés sozinho ter que fazer tudo.

Jetro como sogro de Moisés poderia também estar preocupado com a família de Moisés que agora ia acompanhá-lo, pois uma liderança saudável valoriza a família.

_ Moisés, escute o meu conselho; Esse trabalho é muito pesado! Você precisa aliviar isso aí para poder cuidar de outras coisas mais importantes. Continue representando o povo diante de Deus, levando as suas causas a Deus, instruindo o povo nos estatutos e nas leis e a dando direção gerais a eles, más apenas isso.

Uma coisa é estabelecer princípios, a outra aplicá-los. Moisés até conseguiria estabelecer princípios sozinho, más para aplicá-los precisaria de ajuda.

V:21
_ Tá, mas... De que jeito?

_ Te digo de que jeito; Quando dois homens brigarem, por exemplo, irão até o líder do grupo de dez pessoas dos quais eles fazem parte. Se este líder não resolver, a questão sobe um degrau na hierarquia, para o líder de cinqüenta. E assim por diante, de modo que só causas mais graves cheguem a você.

Você entendeu?

O sistema proposto por Jetro garantia um trato justo para todos.

Os assuntos de menor importância podiam ser decididos por quem chefiava uma família, os chefes "de dez".

Os casos mais difíceis seriam referidos à autoridade imediata superior, ou um tribunal de apelação.

Os assuntos de uma natureza mais séria seriam levados aos "Chefes de milhares".

Isto de alguma maneira se assemelha com nosso sistema judiciário que possui várias cortes de apelo.

Em tudo isso Jetro revelou ser um homem muito sábio.

Ele disse mais;

_ Você deve chamar homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo.

Jetro não só lhe aconselhou a Moisés que elegesse "homens de virtude" como também fez uma lista das qualidades que deveriam ter esses homens: piedade, integridade moral e honradez.

Se hoje em dia nós eleitores exigissem essas qualidades na eleição de homens para postos de responsabilidade no governo, aumentaria muito a fortaleza de uma nação.

V:22
E Jetro do alto de sua sabedoria prosseguiu com seu conselho;

_ Serão eles que sempre julgarão as questões do povo. Os casos mais difíceis serão trazidos a você, mas os mais fáceis eles mesmos poderão resolver. Assim será melhor para você, pois eles o ajudarão nesse trabalho pesado.

Fantástico!

Saber DELEGAR TAREFAS é a síntese do conselho de Jetro.

Que nós possamos aprender de Jetro a importância da distribuição de tarefas no trabalho, para não nos tornar tão ocupados em outras funções que acabam negligenciando as mais importantes.

Tá bom Patrícia... Eu entendí!

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

  1. AMÉM ...
    Q bom irmãozinho ...RSRSR
    É isso ai, vivendo e aprendendo com o Senhor Jesus ...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails