Images

Êxodo 19:3-6


Separados para Deus

V:3,4
Depois de acampar aos pés do monte Sinai, Moisés recebe um comunicado de Deus;
_ Sobe o monte Sinai que eu vou te encontrar lá. Precisamos conversar a respeito do povo que estás liderando.

Depois disso, Moisés pegou uns suprimentos e subiu o monte para falar com Deus.

Moisés estava familiarizado com esta região, porque foi aqui onde Deus pela primeira vez se revelou a ele na sarça ardente.

Neste mesmo lugar Deus iria outra vez se revelar ao seu servo, agora não era mais como um fugitivo solitário, mas como um líder do seu próprio povo.

Todo tipo de recordações devem ter passado pela mente de Moisés enquanto subia o monte, quantas lutas, quantas dificuldades e em todas elas o Senhor trouxe provisões.

E La no monte o SENHOR Deus o chama e lhe diz:

_ Moisés!

_ Estou aqui SENHOR!

_ Diga aos descendentes de Jacó, os israelitas, que eles viram com os seus próprios olhos o que eu, o SENHOR, fiz com os egípcios e como trouxe eles para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia.

Como uma águia que ensina seus filhotes a voar e os protege com sua própria vida, assim o Senhor tomou a seu povo do cativeiro do Egito para conduzi-lo em segurança até a terra prometida.

V:5,6
_ Diga a eles também que se me obedecerem e cumprirem a minha aliança, eles serão o meu povo.

Sendo o povo especial de Deus, esta aliança seria a regra de conduta deles, que estabeleceria Israel como uma nação teocrática.

Era inevitável que Deus tomasse a iniciativa propondo um pacto, pois o homem não está na posição de impor termos ao céu.

No entanto o pacto não só é uma expressão da soberania de Deus mas também de sua graça e misericórdia.

Veja que é sempre Deus quem primeiro procura ao homem; não o homem a Deus.

_ O mundo inteiro é meu, mas Israel será o meu povo, escolhido por mim. “Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes.” É isso o que você dirá aos israelitas.

Israel, sendo um reino de sacerdotes, teria acesso a Deus, podendo assim ser um canal de benção para outras nações da terra.

De acordo com o plano e propósito divinos, os israelitas tinham de ser uma raça tanto real como sacerdotal.

Todo estudante da Bíblia sabe (se você não sabia agora ficará sabendo) que Israel falhou no cumprimento desta aliança, inclusive lá em Hebreus 8:9 você encontrará esta impressionante revelação.

Vamos fazer o seguinte... Deixe sua Bíblia aberta em Hebreus 8 que tem mais informações importantes a respeito desse assunto;

Por este motivo, Deus providenciou uma nova aliança, tá aí em Hebreus 8:8.

Inclusive esta nova aliança foi baseada em melhores promessas, confira aí em Hebreus 8:6-7.

E nesta nova aliança da qual nós fazemos parte, é Jesus Cristo quem nos garante este testamento pelo seu sacrifício, confira em Hebreus 9:16.

Que coisa tremenda, você não acha?

Estamos estudando o antigo testamento e como um quebra cabeças, encontramos várias peças no novo testamento que completam o antigo.

Bendito seja nosso maravilhoso Deus, que pelo seu muito amor, nos faz seus filhos e Sua possessão particular.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. esse nosso DEUS sempre nos buscando
    e dando sempre uma outra oportunidade. O quantas aliança vocé
    ainda precisa para caminhar ao seu lado. ele sempre esta nos esperando.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails