Images

Êxodo 19:7,8


Israel aceita o pacto com Deus

V:7
Moisés desceu o monte e tratou logo de chamar os líderes do povo e contar tudo sobre o pacto que o SENHOR lhe havia proposto.

V:8
Convencidos e seguros em seus corações de que os termos do pacto seriam justos e bons, e desejosos de assegurar para si mesmos e para sua posteridade as bênçãos que o Senhor tinha prometido, com boa vontade os anciãos aceitaram o pacto antes mesmo de saber quais seriam as condições exatas.

_ Nós faremos tudo o que o SENHOR ordenou.

Era de se esperar que eles pedissem um tempo para pensar bem no assunto antes que fossem chamados à ratificação formal do pacto.

Mas estavam dispostos a obedecer a Deus cegamente, os detalhes do pacto viriam depois.

Que atitude linda não?

No entanto, eu particularmente apesar de não ter dúvidas do nobre desejo dos israelitas de responder as exigências que Deus pediria, acredito que ao se comprometerem em aceitar imediatamente um pacto divino, ignoraram que conheciam muito pouco de si mesmos, não compreendiam sua incapacidade para guardar os mandamentos divinos e cumprir assim sua parte no pacto.

Digo isso porque mais a frente, lá no capítulo 32, veremos este mesmo povo que neste momento se mostra muito fiel, trair a Deus ao adorar um bezerro de ouro.

Sabem o que aprendo aqui?

Deus lhes permitiu que fizessem uma prova; eles teriam que tentar alcançar a santificação com sua própria força.

E é aqui que descobrimos nossa incapacidade e nossa completa dependência de Deus.

Se você ainda tem alguma dúvida do que eu estou falando, eu o desafio a dar uma lida em Romanos 7 e entender essa nossa miserabilidade, na própria experiência do apóstolo Paulo, descrita neste impressionante capítulo.

Portanto, na próxima vez que você se comprometer com o Senhor, não se esqueça do quanto você dependerá dele até para cumprir a sua parte no acordo.

Depois disso, Moisés se retirou e foi levar essa resposta ao SENHOR.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. É verdade,sou completamente dependente teu o Deus.SEM ti nao sou nada.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo quando queremos fazer a vontade de DEUS somos tentados a não fazer, pois a nossa carne é fraca. Por isso dependemos do Senhor até para conseguir fazer a vontade dele. Miserável homem que sou!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails