Images

Êxodo 20:8-11


O quarto mandamento

V: 8-11 —
_ Guardem o sábado, que é um dia santo. Façam todo o seu trabalho durante seis dias da semana, mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o SENHOR, seu Deus. Não façam nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros. Em seis dias eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o SENHOR, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.

O sétimo dia, chamado sábado (palavra hebraica que significa descansar do trabalho), foi santificado por Deus para repouso e adoração, assim como Ele descansou no sétimo dia no trabalho da criação.

Vemos aqui, mais uma vez, o caráter misericordioso de Deus, exigindo o descanso semanal de todos, inclusive dos servos, dos animais, e dos forasteiros.

Tradicionalmente, a maioria dos cristãos tem dedicado o primeiro dia da semana para o seu repouso e adoração através da história.

Enquanto outros cristãos como os adventistas, primam em guardar o último dia da semana.

A observação de um dia de repouso e adoração neste mundo de constante atividade demonstrará a importância que Deus tem para nós, além de ser saudável para o corpo e o espírito.

Contudo, não devemos condenar aqueles que não o observam (Romanos 14:4).

O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Marcos 2:27).

É importante ressaltar que o mero descanso do trabalho físico não constitui na observância do sábado (descansar do trabalho).

O espírito da verdadeira observância do descanso semanal nos induzirá a aproveitar suas horas sagradas procurando compreender mais perfeitamente o caráter e a vontade de Deus.

Qualquer coisa que contribua a esses propósitos primordiais é apropriada para o espírito e a finalidade do dia dedicado ao Senhor.

Uma vez a cada semana temos o feliz privilégio de esquecer todo o que nos lembre este mundo de pecado, e nos "despertar" para coisas que nos levam a Deus.

O dia sagrado pode chegar a ser para nós um pequeno santuário no deserto deste mundo, onde por um tempo podemos estar livres de seus cuidados e podemos entrar, por assim dizer, nos deleites do céu.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

4 comentários:

  1. É verdade...se até Deus que é Deus separou um dia para descanso imagine nós pobres mortais. Deus em sua infinita sabedoria já sabia que se não separarmos esse tempo acabamos deixando com que os afazeres do dia a dia nos traguem e se deixarmos até acabamos por adoecer de tanto trabalhar né Clailton? rsrsrs...nada pessoal rs!

    ResponderExcluir
  2. Uma feliz descoberta encontrar este site por "acaso" pesquisando outras coisas. Com relação ao tema tratado, infelizmente algumas pessoas não compreendem o real significado e dimensão do sábado ou ou repouso e observação deste dia. Este é um marco da criação de Deus. É um símbolo poderosíssimo. Até o Próprio Senhor Soberano descansou neste dia. E não se trata aqui do mero descanso físico. Pois se assim o fosse Deus diria: "Descansem pelo menos uma vez na semana". É um dia de reflexão e lembrança do amor de Deus por nós. E nos disse: "LEMBRA-TE". É interessante notar que é o único mandamento em que Deus usa essa expressão, pois Ele sabia que a humanidade esqueceria ou mesmo o tentaria distorcer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita mensagem,só que este lembra-te era para os judes,não era para os gentios.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails