Images

Gênesis 32:2-5

O bezerro de Ouro

V:2
Se o irmão de Moisés tivesse tido fé e firmeza de caráter, este triste incidente da história de Israel poderia ter sido evitado.

Durante sua permanência no Egito, os hebreus tinham se acostumado com as formas materiais da deidade.

Por isso era tão difícil para eles confiar num Deus invisível.

Alarmado pela loucura desenfreada do povo, e vendo em perigo sua própria segurança, Arão se rendeu diante as exigências da multidão ao invés de defender, com toda nobreza e valor, a honra de Deus.

_ Tudo bem, agora escutem todos! Vocês querem deuses? Então tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim.

V:3
Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão.

V:4
Ele pegou os brincos, derreteu, derramou o ouro dentro em um molde e fez um bezerro de ouro.

O bezerro era algo natural aos israelitas, pois estavam acostumados ao culto ao deus Apis no Egito.

Também os cananeus representavam Baal (Senhor), ou Moloque, como um touro, símbolo para eles de força e fertilidade, em cujo culto eles praticavam atos de imoralidade sexual.

Então alguns disseram:
_Estes sim é o nosso deus, que nos tiraram do Egito!

A foto abaixo mostra o altar do bezerro de ouro feito por Arão (Êxodo 32.5) que foi reconhecido pelas autoridades árabes como um tesouro arqueológico, sendo vigiado por guardas.

Muitos desenhos (petroglífos) de vacas e touros no estilo egípcio foram encontrados no altar. Os árabes ficaram admirados com a descoberta pelo fato deste estilo não ter sido achado em qualquer outro lugar na Arábia Saudita. Aqui estão alguns deles:
Todo esse tesouro arqueológico foi encontrado conservado e praticamente intacto devido ao fato da região ser no meio do deserto, longe de oásis como o de Elim, ainda existente.

V:5
pois bem, então Arão construiu um altar diante do bezerro de ouro e anunciou ao povo:

_ Amanhã haverá uma festa em honra de Deus, o SENHOR que nos tirou do Egito.

Sentindo a aprovação popular, Arão se identificou ainda mais com esta apostasia declarando do que fariam "festa", vejam só.

Note neste versículo que a festa era para ser dedicada ao SENHOR (Jeová).

Israel não estava planejando abandonar Deus totalmente.

Eles simplesmente desejaram uma imagem visível dEle.

Arão deu um lamentável espetáculo quando vacilou tão rapidamente diante da multidão.

Os por sua vez, israelitas acharam natural fazer a estátua de um novilho, para representar o Deus que os havia levado até ali.

Mas, ao fazer isso, eles se esqueceram dos primeiros dois mandamentos do SENHOR.

Eles podiam ter boas intenções, podiam ser sinceros, podiam mesmo pensar que estavam cultuando a Deus, mas isso não desculpava a sua desobediência.

Mesmo se não fazemos ídolos, podemos ser culpados de procurar moldar nosso Deus à nossa imagem para ajustá-lo às nossas expectativas, desejos e circunstâncias.

Devemos sempre recorrer à sua Palavra para nos lembrar de como Ele realmente é, qual é a Sua vontade, como devemos nos aproximar dEle, com que espécie de sacrifícios Ele se agrada e de que forma Ele deve ser adorado.

Em Cristo;

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

8 comentários:

  1. É verdade! Que eu obedeça sempre a Deus e faça a vontade "dele" e não ele a minha vontade...amém.

    ResponderExcluir
  2. Que possamos estar sempre depositando nossa fé no altissimo nosso DEUS q nao podemos ver com os olhos carnais ,mais podemos velo com os olhos na fé.
    Esse é o DEUS em quem confio,em quem coloco toda minha adoraçao.

    ResponderExcluir
  3. Que possamos depositar nossa fé no altíssimo nosso pai que nao podemos ver com os olhos carnais,mais sim com olhos da fé.
    Este é o DEUS A quem elevo toda minha adoraçao.

    ResponderExcluir
  4. rsrsr...nao estava entrando meus comentarios pelo visto agora entro todos..rsrs apaga aii..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails