Images

Êxodo 35:10-12


A Arca da Aliança e o véu que a separava

V:10 —
_ Muito bem! Agora vamos precisar de todos os homens habilidosos para fazer tudo o que o SENHOR mandou, conforme o modelo que me foi mostrado lá no monte Sinai.

V:11
_ Vamos construir uma tenda, as suas coberturas (a de dentro e a de fora), os prendedores, as armações, as travessas, os postes e as bases, ok?

V:12
_ Agora prestem atenção! Vamos fazer um baú de madeira retangular, más de madeira de acácia, o revestiremos com puro ouro, por dentro e por fora. Vamos chamá-la de a arca da aliança, e para seu transporte, faremos quatro argolas de ouro nas laterais, onde serão transpassadas varas de acácia recobertas de ouro.

_ Para que servirá esta arca Moisés?

_ Nela serâo guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Estas três coisas representam a aliança de Deus com o nosso povo.

_ E para que servirá o Tabernáculo?

_ O propósito do Tabernáculo é justamente para abrigar a arca.

_ Hum... Que mais?

_ A Arca ficará posicionada atrás de uma cortina, em um cômodo chamado de Santo dos Santos, que será a parte mais sagrada de toda a estrutura do Tabernáculo.

Certamente o primeiro símbolo que podemos destacar aqui é o fato de Deus não pode conviver com o pecado do homem.

Para você ter uma idéia, somente o sumo-sacerdote (um tipo de Cristo) podia romper para além do Véu e adentrar o Lugar Santíssimo, e isso somente uma vez por ano, no dia da expiação quando ele oferecia o sacrifício por si mesmo e pelos pecados do povo.

Com certeza podemos afirmar que por causa do pecado, o homem comum não podia aproximar-se de Deus, a não ser através de um intercessor devidamente credenciado e isto devido ao Seu caráter santo!

Mas esta separação durou até o dia em que Jesus bradou na cruz dizendo: “Tudo está consumado”.

E eis que o Véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo!

Significando que não há mais a sua necessidade.

O Véu que separava não separa mais, porque agora nós podemos entrar!

Jesus o Cordeiro de Deus pagou com o seu sangue, por nós os nossos pecados.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails