Images

Levítico 4:3-35 - O Pecado e o pecador

O Pecado e o pecador

Levítico 4:3-35

V:3-35
A maldade do pecado não depende necessária nem exclusivamente do pecado que se está cometendo!
Não entendi...

Vou tentar novamente... Nem sempre são igualmente culpadas duas pessoas que cometem o mesmo pecado!

Continuo não entendendo... O que você está querendo dizer?

Estou querendo dizer que a luz sempre traz consigo mais responsabilidades!

Hum... Hoje tá difícil de entender o que você está escrevendo...

Vou explicar melhor; O mesmo pecado, cometido por um selvagem ignorante e por um homem civilizado, deve ser considerado e julgado em cada caso por um ponto de vista diferente, entendeu agora?

Hum... Prossiga!

Então preste atenção que é exatamente isso que vamos aprender hoje nesta postagem.

Ao ler atentamente este capítulo de Levítico, você aprenderá que Deus leva tudo isto em consideração, e toma algumas medidas.

Deus disse a Moisés que se o Sumo Sacerdote cometesse um pecado, tornando assim o povo culpado, ele, para tirar o pecado, deveria oferecer a Deus, o SENHOR, um touro novo sem defeito (esta era uma oferta muito cara).

No entanto, se um líder cometesse um pecado este deveria oferecer um bode (uma oferta não tão cara).

Agora, se o povo pecasse, deveria oferecer cabras, cordeiros, rolas, ou pombos e no caso de alguém muito pobre, um oferecimento de grãos era aceitável só como um oferecimento de manjares.

Segundo o que está escrito, há certa graduação nas penalidades impostas por pecados cometidos por aqueles que estão em níveis diferentes de comprometimento com Deus.

Daquele que recebeu mais luz, espera-se mais do que daquele que vive na ignorância.

O pecado de uma pessoa proeminente afeta mais pessoas do que o de uma pessoa menos avistada; portanto, este deveria oferecer uma oferta diferente.

O sumo sacerdote, em quem, considerando seu caráter de mediador típico, e sua posição exaltada, tinha do povo o mais profundo interesse, e cuja transgressão de qualquer parte da lei divina era uma ofensa muito grave, principalmente se considerarmos a influência de seu exemplo.

Portanto prezado leitor, se você é um seguidor de Cristo e há pessoas ao seu redor que ainda não foram alcançadas ou que estão começando no evangelho e lhe reconhecem como um exemplo a ser seguido, entenda que Deus se entristecerá mais com seu pecado do que com o pecado daquele que ainda não foi alcançado e que em muitas vezes você é o primeiro a acusar.

"A quem muito foi dado, muito será cobrado". (Lc 12, 48)

Outra coisinha...

Já que não tinha nenhum sacerdote hierarquicamente acima do sumo sacerdote que pudesse ministrar por ele, ele mesmo tinha ministrar o sangue.

Você lembra que nas ofertas anteriores aprendemos que o sangue era borrifado no altar do holocausto que se encontrava no pátio do Tabernáculo?

Muito bem, mas quando o sacerdote ungido pecava, o sangue era levado para dentro do Tabernáculo.

Sem dúvida isto se fazia porque seu pecado era considerado mais grave do que o de qualquer outra pessoa, ou de maior importância diante de Deus.

Moral da História: O valor do sacrifício que deveria ser apresentado estava determinado pelo grau de culpa do pecador e, quanto mais comprometido com Deus maior a sua ofensa.

Em Cristo!

A seguir: Como testemunhar

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

2 comentários:

  1. Imagine como evitaríamos pecar se toda vez que o fizessemos tivessemos que levar um animal a igreja para sacrificar não? Com certeza pensaríamos duas vezes antes de cometer algum pecado. Perante isso, vejo como Jesus simplificou as coisas para nós hoje, e mesmo assim achamos difícil fazer algum sacrifício para o Senhor...misercórdia! Aprendi muito com essa passagem da biblía...obrigada Senhor por usar o teu servo para nos explicar melhor as coisas que precisamos entender. Amém

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails