Images

Levítico 18:25-30 - A justiça divina.

A justiça divina.

Levítico 18:25-30

V:25-30

Após descrever detalhadamente a Moisés os tipos de pecados dos quais as nações vizinhas a Israel estavam mergulhadas, Deus anuncia a conseqüência para aqueles que viveram em tais pecados;

_ Moisés?

_ Sim meu SENHOR!

_ Explique aos Israelitas que os pecados destes povos fizeram com que a terra onde eles moram ficasse impura; por isso eu castiguei aquela terra, e ela está vomitando os seus moradores.

É importante o leitor entender que a destruição dos cananeus não foi para presentear Israel com suas terras.

Deus prometeu a Abraão que sua descendência ocuparia por fim a terra de Canaã, certo?

Note, porém, que não ocorreu nenhuma execução nos dias de Abraão.

Por que não?

“Porque ainda não se completou o erro dos amorreus [a tribo Cananéia dominante]”, disse Deus em Gênesis 15:16.

Embora Deus observasse o erro dos cananeus nos dias de Abraão, ele foi paciente com eles por 400 anos, concedendo-lhes bastante tempo para mudar.

Porem o tempo passou e a iniqüidade dessa nação atingiu proporções tais que o Senhor Deus decretasse sua sentença.

A brutalidade, a lascívia e a licenciosidade da mitologia Cananéia deve ter feito ressaltar as piores tendências nos seus devotos e resultado em muitas das mais desmoralizadoras práticas daquele tempo, tais como a prostituição sagrada, o sacrifício de crianças e a completa degeneração moral e religiosa.

Parece que, em grande escala, a terra de Canaã tornou-se uma espécie de Sodoma e Gomorra de âmbito nacional...

Mas você pode estar se perguntando...

Tinham os cananeus uma percepção clara da gravidade de seu erro?

Bem, eles possuíam a faculdade humana da consciência, reconhecida pelos juristas como base universal para moralidade e justiça.

A Bíblia fala sobre isso lá em Romanos 2:12-15.

Apesar disso, os cananeus persistiram nos detestáveis sacrifícios de crianças e nas práticas sexuais degradantes.

Deus, no seu equilíbrio de justiça, determinou que era preciso fazer uma limpeza moral e cultural naquela terra.

Não era genocídio.

Cananeus individuais (como Raabe) ou grupos inteiros (como os gibeonitas), que aceitaram voluntariamente as elevadas normas morais de Deus, foram poupados.

_ Mas vocês todos, tanto os israelitas como os estrangeiros que vivem no meio de vocês, terão sua oportunidade. Portanto obedeçam às minhas leis e aos meus mandamentos e não cometam nenhuma dessas imoralidades. Quem cometer um desses pecados será expulso do meio do povo de Israel.

A mensagem aqui apresentada era bem clara, Israel deveria evitar esses pecados, pois a conseqüência viria da mesma forma sobre eles.

_ Obedeçam a todos os meus mandamentos e não imitem os costumes imorais dos povos que moraram naquela terra antes de vocês. Não se tornem impuros.

A linguagem altamente figurativa de " a própria terra vomitando seus habitantes, mostra a profundidade da irremediável corrupção moral dos povos pagãos que habitavam esta terra.

Seriam "arrancados da terra" e espalhados pelo mundo.

Infelizmente por diversas vezes ao longo da história de Israel, em função de seus pecados, Deus permitiu que muitos povos invadissem e os arrancassem dessa terra que receberam como herança.

As bênçãos de Deus para nossas vidas estão intimamente ligadas a nossa obediência para com seus mandamentos.

Em Cristo!

A seguir: A fonte da santidade.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails