Images

Números 12: 1 - A esposa negra de Moisés

A esposa negra de Moisés

Pouco sabemos sobre a vida íntima de Moisés, pois ele foi muito discreto a esse respeito.

Quando fugiu do Egito aos 40 anos era, ao que parece, solteiro, e depois se casou com a midianita Zípora.

Entre uma lei aqui, um mandamento ali, um ritual acolá, Moisés, com aproximadamente 100 anos acaba se casando com uma mulher etíope.

A maioria dos comentaristas acredita que ele tenha se casado talvez depois de se enviuvar.

A bíblia nos informa que esta mulher era uma cuxita e seu nome não é mencionado.

Cuxita é a palavra hebraica para etíope.

Os etíopes são um povo negro, ficando a Etiópia ao sul do Egito e na época eram considerados como uma raça vil e desprezível.

Segundo a Bíblia, descendem de Cush, filho de Cam (Gênesis 10:6), um dos três filhos de Noé (Gênesis 6:10).

O problema é que essa união rebaixou Moisés aos olhos de Miriã e Arão, de quem Moisés era o irmão mais novo.

Parecia ser um problema familiar, mas trouxe à tona os ciúmes que sentiam pela posição e influência de Moisés sobre o povo e eles próprios.

Miriã, mais velha que seus irmãos, era profetisa, esperta, talentosa e ambiciosa.

Arão havia acompanhado Moisés em seu ministério, e fora designado por Deus para o alto cargo de titular do sacerdócio entre o seu povo, cargo esse que deveria continuar a ser desempenhado exclusivamente pelos seus descendentes.

Mas sabe como é família, né?

Logo Arão e Miriã, irmãos de Moisés, começaram a criticar...

O que eles andaram falando?

Falaremos deste babado na próxima postagem...

Em Cristo!

A seguir: Respeitem os ungidos de Deus


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

9 comentários:

  1. Caro Clailton Luiz, é uma pena saber que há pessoas tão "conhecedoras", ou, amantes das Sagradas Escrituras como você, emitindo comentários tão tendenciosos, conduzindo leigos a escuridão eterna. Primeiramente, posso te provar aqui no seu "blog" que o povo Hebreu daquela época era negro, em segundo lugar os irmãos de Moshé (Moisés) se opuseram a sua união com uma Khushita por questões religiosas e prá finalizar, o nome do nosso Criador é IAURRU e do nosso Salvador IAURRUSHUA e não " Jesus". Aguardo resposta, meu EMAIL é eduananias1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Clailton Luiz, é uma pena saber que há pessoas tão "conhecedoras", ou, amantes das Sagradas Escrituras como você, emitindo comentários tão tendenciosos, conduzindo leigos a escuridão eterna. Primeiramente, posso te provar aqui no seu "blog" que o povo Hebreu daquela época era negro, em segundo lugar os irmãos de Moshé (Moisés) se opuseram a sua união com uma Khushita por questões religiosas e prá finalizar, o nome do nosso Criador é IAURRU e do nosso Salvador IAURRUSHUA e não " Jesus". Aguardo resposta, meu EMAIL é eduananias1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Clailton, é uma pena ver pessoas como você, se dizendo amante da palavra de Deus, tecendo comentários tendenciosos como o emitido acima, levando "leigos" leitores do seu blog a acreditarem que os hebreus eram racistas (como você). Os antigos hebreus eram negros, os antigos egípcios também, assim como os cuxitas(ou etíopes, eram e ainda são) e vários outros povos antigos.Pessoas como você que distorcem as Sagradas Escrituras,e só fazem aumentar o preconceito racial iniciado pelos europeus nos primeiros séculos.

    ResponderExcluir
  4. É MEU IRMÃO EDUARDO ANANIAS... VOCÊ SE ACHA TÃO INTELIGENTE, POREM NAO FOI INTELIGENTE O SUFICIENTE PARA ENTENDER QUE NÃO SE DEVE TENTAR REBAIXAR UMA PESSOA EM PÚBLICO,,,,, SE VOCÊ NAO PERCEBEU EM NUMEROS 12 FOI EXATAMENTE ISSO QUE MIRIÃ E ARÃO TENTARAM FAZER COM MOISÉS,,,, as muitas letras ti fazem delirar,,,

    ResponderExcluir
  5. Caro Eduardo Ananias!
    Não percebi que o comentário soou tendencioso. Longe de mim tal pensamento. Não sou racista de forma alguma. Tanto que eu nem imaginava que o texto acima tivesse uma conotação racista. Peço-lhe desculpas se você se sentiu ofendido.

    ResponderExcluir
  6. misericordia !caro eduardo ananias vc precisa se chegar mais perto de DEUS O NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO vc esta doente racista nao foi meu caro ir.clailton e sim vc que presumiu tal fato.o que isso e uma pena.adorei saber sobre a mulher de moises.

    ResponderExcluir
  7. Excelente explicação, parabéns Sr Clailton Luiz.

    ResponderExcluir
  8. Ótima explicação ... Parabéns Claiton

    ResponderExcluir
  9. Prezado sr. Clailton, pelo que estudei da Biblia, a passagem da mulher cuxita ocorre em Hazerote - Nm 11:35, menos de dois anos da saida do Egito, conforme Nm 10:11-12. Entao, se Moises tinha 80 anos antes da primeira praga, Ex 7:7, ele deveria ter cerca de uns 82 anos ainda quando ocorreu a rebeliao de Miriam contra sua lideranca e ficou leprosa, Nm 12. Entendo mediante estudos e pesquisas biblicas e consultoria de historiadores em hebraico, que a mulher cuxita ou cusita era a propria Zipora ou Sefora, uma vez que na epoca Midian e Cusa eram sinonimos e se situava nos arredores do Sinai, Habacuque 3:7. Alem disso, conforme Exodo 18:27, Jetro traz a familia de Moises para ele no deserto e depois so ele retorna para sua terra. Consoante Ex. 18:13-27 e Dt 1:9-19, a chegada de Zipora e as criancas no Monte ocorreu na saida do povo de Israel do Sinai, nao na sua chegada ao Monte; logo, quando ocorreu o evento da lepra de Miriam, era recente a chegada de Zipora no deserto, o que indica muito provavelmente que ela era a propria cuxita. Tambem, seus filhos e descendentes se tornaram levitas, conforme I Cronicas 23:14-17 e 26:24-26, e os descendentes de Jetro habitavam com a tribo de Juda em Jerico, na epoca de Josue, Juizes 1:16. Por isso, entendo que ela e seus filhos seguiram com Moises no deserto e estes se tornaram levitas. A critica de Miriam nao foi so por Moises ter se casado com uma mulher fora do seu povo, mas tambem porque provavelmente ela e Arao nao foram consultados quanto a nomeacao dos auxiliares para ajudar a carga de Moises na conducao do povo, sugestao dada por seu sogro, pai de Zipora. Dai veio o ciume, a inveja e o desejo de supremacia, ja que ela tambem era uma lider em Israel, como mostra Miqueias 4:6. Gracas a Deus, Miriam se arrependeu e o Senhor a perdoou, porem precisou ficar reclusa por 7 dias. Obrigada pela atencao. Ats. Renata

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails