Images

Números 12: 2-9 - Respeitem os ungidos de Deus

Respeitem os ungidos de Deus

Números 12: 2-9

Miriã chama Arão para falar de Moisés;

_ Que vergonha! Casado com uma negra!

_ Pois é, Miriã...

_ Ele acha que pode fazer o que quiser só porque fala com Deus...

_ Hum...

_ E será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés, Arão?

_ Não sei...

_ Claro que não! Ele é profeta, mas nós também não somos?

_ Somos!

_ Claro que somos! E Deus o deixa viver nessa pouca vergonha?

_ Já falou com ele minha irmã?

_ Mas ele me ouve? Claro que não! A cuxita mexeu com a cabeça dele...

No hebraico o verbo falaram (versículo 1) está no feminino singular, indicando que Miriã foi quem tomou a iniciativa.

Antes de criticarmos os outros, pensemos bastante em nossos motivos: muitas vezes o que justificamos como "crítica construtiva" não passa de ciúmes destrutivos, pois a maneira mais fácil de nos elevar é baixar a reputação alheia.

O SENHOR, porém, sabia o que se passava.

Eles não tinham motivo algum para tal atitude, pois Moisés era um homem muito manso e humilde, mais do que qualquer outro que havia na terra.

Mansidão não é fraqueza, ao contrário, ela consiste em uma índole calma, pacífica, que não se deixa provocar facilmente.

Existem promessas especiais para os mansos, e essa qualidade deve ser cultivada em nós, exemplificada em Cristo.

Ser manso é, afinal de contas, ser obediente a Deus e fazer a Sua vontade.

É importante salientar que Moisés não era naturalmente humilde, ele desenvolveu essa qualidade como resultado dos 40 anos passados na dura escola do deserto de Midian.

Só um homem humilde sabe como ser submisso diante de Deus e de seus subordinados e ao mesmo tempo ser um líder valente e dinâmico.

Não há lugar na obra de Deus para um líder que crê ter a prerrogativa de dominar a seus colaboradores sendo um ditador.

Bom, voltando ao caso...

Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã:

_ Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três, pois tenho a tratar com vocês um assunto de família.

E os três foram para lá.

Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã.

Os dois vieram à frente, e ele disse:

_ Ouçam as minhas palavras...

_ Sim Senhor!

_ Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões e em sonhos falo com ele, certo?

_ Certo Senhor.

_ Pois bem, não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

_ Como assim Senhor?

_ Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor.

Nenhum outro profeta no Velho Testamento teve este relacionamento com o SENHOR.

Que exemplo para nós!

_ Por que não temeram criticar meu servo Moisés?

_ Hugt...

O engano fundamental de Miriã foi à falta de respeito e a rebelião contra a autoridade legalmente constituída por Deus.

Agora, preste atenção meu prezado leitor, em algo que vou lhe dizer...

Os erros de critério por parte dos líderes que Deus chama nos dias de hoje, não são uma desculpa para negar-lhes nosso leal apoio.

Por exemplo, Davi permaneceu leal em palavra e de fato ao rei Saul, mesmo apesar deste querer matá-lo.

Ele disse: "Guarde-me meu Deus de estender minha mão contra o seu ungido" (1 Sam. 26: 11).

Ainda que Cristo condenasse a hipocrisia dos fariseus, ordenou a seus discípulos que cooperassem com eles como os dirigentes legítimos da nação (Mat. 23: 3).

Particularmente eu tive a felicidade de conhecer e aprender com alguns destes homens.

Devo muito do que aprendi e da paixão pela palavra de Deus ao meu primeiro e sempre querido Pastor Jonas.

Atualmente tenho sido entusiamado pela jovialidade e inquietude do jovem Pastor Weber a quem devo respeito e admiração.

Como se não bastasse estas duas pessoas maravilhosas em minha vida, tenho ainda um outro ungido na família, meu irmão, o Pastor Tiago.

Portanto, como o leitor pode perceber, corro grande perigo ao mexer com estes homens ungidos por Deus tão próximos de mim...

Depois disso, Deus saiu da porta da tenda, em sinal de seu grande desgosto, não esperando por suas respostas.

A saída de Deus da presença deles era o mais triste símbolo de seu descontentamento.

Deus nunca se afasta de nós, até que nosso pecado e insensatez o leva de nós.

Mas assim que Ele os deixou, algo muito estranho aconteceu com Miriã...

Como veremos na próxima postagem.

Em Cristo!

A seguir: O castigo de Miriã.


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

4 comentários:

  1. Boa Noite.
    Eu estou com dúvidas a respeito do verbo 'falaram'(Nm 12.1) e do verbo 'disseram'(Nm 12.2). Como posso afirmar que fora Miriã que tenha incitado a acusação contra Moisés. Afinal não poderia ser: 'Miriã e Arão falaram contra Moisés', ou seja, ambos falaram contra Moisés, pois no Português o verbo teria como sujeito 'eles'.
    Talvez eu tenha complicado um pouco, mas estou realmente com um enigma não desvendado.
    Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    O fato de que apenas Miriã foi afligida de lepra pode apontá-la como instigadora dessa ação, e pode indicar que Arão de novo mostrara fraqueza por se deixar induzir a juntar-se a ela. Se Arão tivesse sido igualmente afligido por lepra, isso teria invalidado sua designação como sumo sacerdote, segundo a lei de Deus. No entanto, sua correta atitude de coração se manifestou por sua imediata confissão e pedido de desculpas pela tolice de seu ato, e por sua súplica desesperada em prol da intercessão de Moisés em favor da leprosa Miriã. — Núm 12:10-13.
    Em Cristo!

    ResponderExcluir
  3. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge propagarmos a certeza de que Jesus Cristo já vive espiritualmente na terra pelejando por nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade original da eternidade:. E por princípio da nossa sublimação, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – AINDA DORMIS E REPOUSAI! BASTA! CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES:: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal Amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vegetando na de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta: (NM.24.4)-PALAVRA DAQUELE QUE OUVE OS DITOS DE DEUS, O QUE TEM A VISÃO DO TODO-PODEROSO E PROSTA-SE, PORÉM DE OLHOS ABERTOS....

    ResponderExcluir
  4. LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PR OFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails