Images

Números 13: 1-2 - Chegando a Cades Barnéia

Chegando a Cades Barnéia

Números 13: 1-2

Passado o transtorno com o caso de Miriã, Moisés partiu com o povo de Horebe.

Atravessaram todo um deserto imenso e terrível até chegar na serra dos amorreus num lugar chamado Cades Barnéia bem no deserto de Parã onde acamparam.

Antes de continuar a leitura, dêem uma olhadinha no mapa aí ao lado...
Encontraram? Ok!

Então, um pouco ali para o norte, nas cidades de Gaza e Jericó já começa Canaã...

Vejam só, o povo estava chegando bem pertinho da Terra Prometida, portanto, era hora de começar a pensar em estratégias sérias e providências práticas para uma invasão.

E foi justamente o que fez Moisés. Chamou o povo e disse:

_ ATENÇÃO! ATENÇÃO TODOS! SILENCIO!

_ ...

_ CHEGAMOS A SERRA DOS AMORREUS, A QUAL O SENHOR, O NOSSO DEUS, NOS DEU. ELA JÁ É NOSSA!

_ Hiuhuuu!

_Viva! Viva!

_ Glória a Deus!

_ MAS AQUÍ AINDA NÃO É CANAÃ. VEJAM, O SENHOR, O NOSSO DEUS, PÕE DIANTE DE VOCÊS TODA TERRA DE CANAÃ. PORTANTO PREPAREN-SE PARA DENTRO DE ALGUNS DIAS ENTRAR NESTA TERRA E TOMAR POSSE DELA, CONFORME O SENHOR, O DEUS DOS SEUS ANTEPASSADOS, LHES DISSE. NÃO TENHAM MEDO NEM SE DESANIMEM.

_ ???

Não demorou muito, alguns dos líderes das tribos foram conversar com Moisés.

_ Moisés, não é prudente que entremos em uma terra que não conhecemos.

_ Mas o Senhor disse que podemos entrar e tomar posse dela!

_ Nós sabemos disso e vamos tomar posse dela, mas antes de inavadir esta terra, convem enviar alguns homens à nossa frente em missão de reconhecimento da região, para que nos indiquem por qual caminho subiremos e a quais cidades iremos. O que você acha?

Eles estavam com medo de continuar seguindo atrás da nuvem confiando na direção do SENHOR, como haviam feito até este ponto.

Escondendo seu medo, eles propuseram este reconhecimento como uma medida apropriada para planejar a tomada do território.

O SENHOR estava pronto a dirigi-los, e conhecia perfeitamente a terra e o povo que nela habitava, mas eles não tinham fé suficiente para confiar nEle.

Anos mais tarde, quando o povo finalmente entrou, as mesmas dificuldades ainda estavam lá, mas eles foram vitoriosos, pois o SENHOR estava com eles.

É uma lição importante para nós: estamos realmente vivendo pela fé?

É certo que devemos nos precaver contra os inimigos da nossa alma (a carne, o mundo, o diabo), mas a nossa força vem do Senhor: entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará (Salmo 37:5).

_ A sugestão me parece boa, mas vou consultar Deus a respeito disso.

Moisés consultou ao Senhor e lhes foi permitido que enviassem alguns espias.

Porém Deus usou os espiões para mostrar que o povo como um todo ainda não estavam prontos para entrar na Terra Prometida.

Isso que você está lendo até o momento, nesta postagem, não está em números, mas lá em Deuteronômio 1:22-23 no último discurso de Moisés. Coloquei nesta postagem para facilitar o entendimento.

Então o Senhor disse a Moisés:

_ Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas.

Perceba que Deus diz “A terra que dou” portanto se Ele deu, não haveria a necessidade de enviar espiões, era só entrar e tomar posse, não é verdade?

_ Sim meu Senhor... E quantos homens deveremos enviar?

_ Um líder de cada tribo dos seus antepassados.

Assim, Moisés escolheu dentre os líderes das tribos aqueles que achava mais aptos ao trabalho de espionagem.

A lista com mais um monte de nomes esquisitos e as instruções, é o que veremos na próxima postagem.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails