Images

Números 14: 20-35 A resposta de Deus!

A resposta de Deus!

_ Está bem, Eu os perdou, conforme você pediu.

Eles se salvaram da pestilência, mas os incrédulos receberiam um castigo a altura de seu pecado.

_ No entanto, juro pela Minha Glória que enche toda a terra, que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá.

_ Ninguém meu Senhor?

_ Exceto, meu servo Calebe, filho de Jefoné e Josué, filho de Num que tem outro espírito e me seguem com integridade, eu os farei entrar na terra que foram observar e seus descendentes a herdarão.

Estes são especialmente mencionados, como exceções honrosas e também como os futuros líderes do povo.

Calebe e Josué eram homens de coragem, com generosidade heróica, acima de ansiedades e medos mundanos.
_ Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Estou farto de ouvir as queixas desses israelitas murmuradores. Juro pelo meu nome, que farei a vocês tudo o que pediram...

Eles queriam voltar para o Egito, certo? Pois então Deus os faria caminhar pelo deserto justamente na direção do Egito.

_ Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim.

Os homens valentes, agora eram chamados de cadáveres por Deus, isso mostra como o Espírito do Senhor tinha se retirado deles.

_Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram. Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto.

O povo tinha de peregrinar pelo deserto cuidando de seus rebanhos.

Foi, muito provavelmente, nessa ocasião, que Moisés escreveu o salmo 90..

_Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra.

Aqui aparece pela primeira vez o uso das palavras "dia" e "ano", juntas num sentido correlativo, dentro de um marco profético.

Os espiões tinham passado 40 dias vasculhando a terra de Canaã e tinham informado desfavoravelmente quanto às perspectivas de ocupá-la.

Ao proceder assim tinham demonstrado uma falta de fé nas promessas de Deus e em seu poder para cumprir essas promessas.

No entanto, seu relatório foi aceito pelo povo.

Como resultado desta decisão, a nação foi sentenciada a 40 anos de sofrimento no deserto.

Os 40 dias exatos se converteram assim numa profecia de 40 anos exatos.

Um ano de peregrinação reparador no deserto para cada dia desprovido de fé percorrendo a terra prometida.

_ Agora preste atenção!

_ Sim meu Senhor!

_ Visto que os amalequitas e os cananeus habitam aí nos vales, amanhã vocês devem dar meia volta e partir em direção ao deserto pelo caminho que vai para o mar Vermelho.

Deus disse para buscarem um refúgio seguro e oportuno no deserto, para escapar da perseguição dos inimigos determinados, a quem, com suas esposas e filhos, eles seriam uma presa indefesa, porque tinham perdido a presença e a proteção de Deus.

Por estarem muito perto dos cananeus, não era seguro ficarem ali, já que Deus nãos os protegeria.

E os dez homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento, o que aconteceu com eles?

E qual foi a reação do povo com a resposta do Senhor?

Veremos na próxima postagem.

Em Cristo!

A seguir: O castigo dos dez espias.


Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails