Images

Números 14: 5-19 - Deus propoe acabar com os Israelitas.


Deus propõe acabar com os Israelitas.


Números 14: 5-19

Como vimos na postagem anterior, à idéia pessimista dos espiões, foi ganhando corpo entre os hebreus.

Então Moisés e Arão , percebendo que o negócio não estava nada bom, prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas.

Desesperado, disse Moisés:
_ Ó MEU POVO, NÃO SE ESPANTEM, NEM TEMAM, POIS O SENHOR SEU DEUS IRÁ DIANTE DE NÓS E PELEJARÁ POR NÓS, AMPARANDO-NOS COMO FEZ DESDE O EGITO! (Deuteronômio 1:29-31)

Mas o povo ainda mais revoltado, não deu ouvidos a Moisés.

Diante disso, Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas:

_ ESPEREM AÍ MINHA GENTE... A TERRA QUE PERCORREMOS EM MISSÃO DE RECONHECIMENTO É EXCELENTE.

_ SE O SENHOR SE AGRADAR DE NÓS, ELE NOS FARÁ ENTRAR NESSA TERRA, ONDE MANAM LEITE E MEL, E A DARÁ A NÓS.

_ É ISSO MESMO JOSUÉ, SOMENTE NÃO SEJAMOS REBELDES CONTRA O SENHOR. E NÃO TENHAMOS MEDO DO POVO DA TERRA, PORQUE NÓS OS DEVORAREMOS COMO SE FOSSEM PÃO. A PROTEÇÃO DELES SE FOI, MAS O SENHOR ESTÁ CONOSCO. NÃO TENHAM MEDO DELES! BORA LÁ ACABER COM AQUELA RAÇA DE INCIRCUNCISOS!

O discurso continuaria, mas o povo começou a pegar pedras para jogar nos quatro.

Agora imaginem...

Quatro homens diante de uma multidão furiosa com pedras na mão...

Mas quando tudo parecia perdido, eis que todos viram um clarão vindo sobre o Tabernáculo...

Então, na altura daquela crise, a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas.

E a incrível aparição da Glória de Deus impediu que o povo apedrejasse a eles.

Deus, que estava profundamente irado contra o povo, por causa da sua rebeldia e incredulidade, chama por Moisés:

_ Moisés?

_ Sim meu bom Senhor!

_ Até quando este povo me tratará com pouco caso?

_ Não sei...

_ Até quando se recusarão a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

_ Não sei meu Senhor...

_ Quer saber? Eu os ferirei com uma praga e os destruirei!

_ NÃOOOOO!

_ Não se preocupe, pois farei de você uma nação maior e mais forte do que eles.

Talvez Deus estivesse pondo Moisés à prova, e Moisés se saiu muito bem...

Ele não queria isto para si, embora lhe fosse vantajoso.

_ Mas Senhor, se isso realmente acontecer, os egípcios ouvirão dizer que pelo teu poder fizeste este povo sair dentre eles e vão contar isso a todos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás com este povo e que te vêem face a face, Senhor, e que a tua nuvem paira sobre eles, e que vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite. Se exterminares este povo, as nações que ouvirem falar do que fizeste vão dizer que o Senhor não conseguiu levar esse povo à terra que lhes prometesse em juramento, por isso os matou no deserto.

Os povos da terra sabiam como o SENHOR havia tirado o povo do Egito com mão forte, mas perderiam seu respeito se o povo, de quem Ele cuidava, fosse morto no deserto, pois iam concluir que Ele não era suficientemente poderoso para fazê-los entrar na terra.

_ Mas agora Senhor, faça com que a tua força se manifeste, segundo o a sua promessa. O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião...

Lembrando ao SENHOR novamente alguns dos seus atributos, Moisés pede Sua misericórdia para com aquele povo, que instantes atrás quis apedrejá-lo.

_ Por isso, imploro pela tua grande fidelidade, perdoando a iniqüidade deste povo, assim como a tens perdoado desde que saíram do Egito até agora.

Como aquele povo, também contamos com o amor, paciência, perdão e misericórdia de Deus.

O povo de Israel tinha um conhecimento melhor de Deus do que qualquer povo antes dele, pois tinha tanto Sua lei, como Sua presença física.

Sua recusa em avançar após Ele, depois de testemunhar Seus sinais sobrenaturais e ouvir Suas palavras, tornaria o julgamento mais severo.

Hoje, a nossa responsabilidade em obedecer e servir a Deus é muito maior, pois temos toda a sua revelação, na Bíblia, e conhecemos o seu Filho, Jesus Cristo.

Mesmo assim, tem muito cristão falhando ano após ano porque duvida que Deus possa operar na sua vida pelo seu grande poder a sua vontade.

Em vez de ir para frente vencendo os problemas, está voltando para trás e morrendo no deserto da desobediência.

Muitos estão temendo os problemas e por isso deixando de cumprir a vontade de Deus e isto os deixa parados e derrotados como os israelitas no deserto.

Voltando a eles...

Você sabe o que Deus respondeu a Moisés?

Será que Deus os perdoará?

É o que veremos na próxima postagem.

Em Cristo!

A seguir: A resposta de Deus!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails