Images

Números 16: 4-17 - A resposta de Moisés a Coré

A resposta de Moisés a Coré

Quando Moisés ouviu isso, com toda a humildade, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e disse o seguinte a Coré e a todos os seus seguidores:

_ Eu proponho que amanhã todos aqueles que estão reivindicando condição demonstrem o seu direito executando uma tarefa sacerdotal.

_ Hum...

_ Então amanhã cedo o SENHOR Deus nos mostrará quem é dele e quem foi separado para o seu serviço. Deus fará com que chegue até o seu altar aquele a quem ele escolheu.

Vocês lembram-se do episódio dos dois filhos de Arão quando morreram por terem oferecido fogo quando o senhor não havia ordenado?

Então, não é notável e mesmo estranho o entusiasmo de Coré em submeter-se a este teste?

Moisés sabia o que os havia motivado. Embora já tendo um cargo importante no Tabernáculo, eles queriam a liderança exercendo o sacerdócio.

_ Amanhã cedo vocês e os seus seguidores pegarão os queimadores de incenso, colocarão brasas e incenso neles e os levarão para o altar.

_ Tudo bem, nos encontraremos lá.

_ Porém eu ainda tenho algumas coisas para falar a vocês levitas...

_ Pois fale Moisés.

_ O Deus de Israel os separou do resto do povo para poderem chegar perto dele, para fazerem o seu serviço na Tenda do SENHOR e para realizarem as cerimônias em favor do povo. Será que isso não basta para vocês?

_ Hum...

_ Deus deu a você e a todos os outros levitas esse privilégio, e agora vocês estão querendo também ser sacerdotes?

Os levitas acampavam ao lado do Tabernáculo, portanto estavam separados das outras tribos. Eles tinham o dever de desmontar, carregar e levantar o Tabernáculo.

_ Quando vocês reclamam contra Arão, na verdade é contra o SENHOR que você e os seus seguidores estão se revoltando.

Embora Moisés não mencione aqui, os coatitas, do qual Coré fazia parte, tinham a tarefa de carregar os objetos mais sacros, como a arca.

Em termos de posição, eles só ficavam abaixo dos sacerdotes.

Mas eles queriam o próprio sacerdócio.

_ Onde estão Datã e Abirão, filhos de Eliabe?

_ Estão em suas tendas!

_ Estes dois andam murmurando em suas tendas. Chamem eles aqui, ambos devem comparecer ao Tabernáculo imediatamente.

Meia hora depois um mensageiro volta, sem Datã nem Abirão.

_ Onde estão eles?

_ Não Vieram.

_ Mas como não?

_ Disseram que o senhor e o Arão tiraram o povo de uma terra boa rica, pra todo mundo morrer no deserto. E falaram que o senhor não manda neles, e então não vieram.

_ Eu nunca prejudiquei nenhuma dessas pessoas, o que eles querem de mim?

_ ...

_ Pra mim já chega! Coré?

_ Sim...

_ É o seguinte: amanhã você e seus homens vão trazer incenso para ser queimado no altar. Arão também vi-virá. Aí a gente vê quem é que o Senhor apóia.

Bom, as queixas de ambos os grupos haviam sido expostas, na próxima postagem veremos como cada grupo será julgado conforme suas queixas.

Em Cristo!

A seguir: O julgamento sobrenatural dos rebeldes.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails