Images

Números 31:1-14 - A ultima postagem do ano... A guerra contra os midianitas!


A  ultima postagem do ano... A guerra contra os midianitas!

Números 31:1-14

Moabe e Midiã eram países aliados, prova disso é que no capítulo em que Balaque manda chamar Balaão, vimos que antes de fazê-lo ele se consultou com os líderes midianitas, e que a caravana que foi buscar o profeta era formada por membros de ambos os povos.

Esses haviam se afastado do território ao sul de Canaã, onde vivera Jetro, o sogro de Moisés, e aliando-se aos moabitas, caído em idolatria com eles.

Moisés estava triste num canto, pensando em sua morte próxima, quando Deus veio falar com ele.

_ Moisés!

_ Sim meu senhor!

_ Você vai ordenar ao povo de Israel que se vingue do mal que os midianitas fizeram.

Os Midianitas, por sugestão de Balaão, tinham induzido a Israel a cometer um grave pecado, o que a sua vez trouxe uma praga de Deus sobre seu povo.

_ Tudo bem meu Senhor, darei a ordem!

O SENHOR deu a Moisés, como uma das suas últimas incumbências oficiais antes de morrer e passar para o além.

A ofensa dos Midianitas tinha ocorrido enquanto Moisés era chefe; agora ele foi comissionado por Deus para castigar aos ofensores antes de deixar sua autoridade.

_ É, isso. Depois da guerra, você será reunido aos seus antepassados.

Conformado com seu destino, Moisés tratou de traçar os planos para a batalha.

Convocou os líderes do povo e determinou que cada uma das tribos mandasse mil soldados para lutar.

_ Atenção soldados Israelitas... Armem alguns dos homens para irem à guerra contra os midianitas e executarem a vingança do Senhor contra eles.

_ Quantos homens devemos mandar para esta batalha, senhor?

_ Enviem à batalha mil homens de cada tribo de Israel.

Então Moisés mandou para Midiã esses doze mil homens sob o comando de Finéias, o mesmo filho de Eleazar que matara o hebreu com a midianita em sua tenda.

Para a batalha foram levados também os objetos sagrados e as trombetas para os sinais.

As forças israelitas cruzaram a fronteira e entraram em território Midianita, onde lutaram.

Os israelitas mataram todos os homens midianitas, inclusive os reis Evi, Requém, Zur, Hur e Reba. Ah, e vejam só, mataram também Balaão que ainda se encontrava por lá.

Bom, além de matarem todos os homens, os israelitas levaram as mulheres e as crianças como prisioneiras, saquearam o gado e tocaram fogo nas casas e acampamentos midianitas.

Era um costume antigo matar aos homens, mas não às mulheres nem aos meninos.

Em certos casos posteriores, veremos que Deus indicará que se matasse só aos homens; em outros casos, deveriam matar toda a população.

Voltaram vitoriosos para a planície de Moabe onde o povo de Israel estava acampado, levando os prisioneiros e o despojo de guerra para apresentarem a Moisés e Eleazar.

Deus lhes deu uma vitória perfeita, pois nenhum dos combatentes israelitas perdeu a vida, mas eles falharam por não eliminar completamente aquele povo idólatra.

O líder e o sumo-sacerdote estavam reunidos com os líderes do povo quando viram o exército se aproximando e foram ao seu encontro.

Tratava-se de uma comissão de recepção para dar as boas vindas aos vencedores e fazer os arranjos que fossem necessários para a purificação, separação ou destruição das coisas impuras.

Vendo as mulheres midianitas no meio do exército, Moisés ficou revoltadissimo, especialmente porque mulheres Midianitas inaceitáveis tinham sido trazidas como cativas, o que incluía precisamente às que tinham sido a causa da praga que tinha varrido o acampamento.

_ O que significa isso? O que vocês acham que estão fazendo?

_ ...???

Continua no ano que vem...

Em Cristo!

A seguir: A destruição completa dos Midianitas.

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails