Images

Números 33: 1-56 - As últimas instruções


As últimas instruções

Números 33: 1-56

Olá pessoal!

Perdoem-me a demora em postar...

Andei muito atarefado esses dias... Tá bom, não tem desculpa!

Para descontar estes dias sem postagens, vamos matar um capítulo nesta postagem?

Beleza…


Este capítulo fala da trajetória do povo de Israel desde o Egito até... Moabe, onde estão agora aguardando o grande momento da travessia do Jordão e invasão de Canaã.

O capítulo é bem extenso e cita o nome de cada cidade e povoado por onde os israelitas passaram durante seus 40 anos de andança pelo deserto.

Pode até parecer meio "inútil" registrar um monte de locais estranhos.

No entanto, nada está registrado na Bíblia por acaso e, se Deus ordenou que essas etapas fossem registradas, há um desígnio.

Tudo na Palavra do Senhor pode trazer o significado de que precisamos em determinado momento.


Para facilitar sua compreensão, em vez de escrever aquele monte de nomes estranhos, coloquei logo abaixo um mapa para que você compreenda melhor:


O risco em vermelho mostra o caminho mais provável percorrido pelos israelitas.

As linhas pontilhadas marcam caminhos alternativos.

O que mais chama a atenção é a tortuosidade do caminho.


Deus os fez andarem por caminhos tortuosos por 40 anos, o preço da falta de fé.

No final deste capítulo, Deus passa a Moisés as instruções que ele deveria passar aos israelitas para a invasão.

Estas instruções eram importantes, principalmente porque ele mesmo morreria antes da entrada em Canaã, como já falamos anteriormente.

As instruções eram as seguintes: o povo deveria invadir Canaã com sangue nos zóio, expulsar todos os habitantes da terra, destruir todas as imagens esculpidas e todos os ídolos fundidos, e derrubar todos os altares idólatras deles.

Deus preveniu aos israelitas que, se não cumprissem à risca a eliminação dos cananeus, não somente teriam nos sobreviventes uma constante fonte de grande irritação, mas eles próprios sofreriam a sentença que o SENHOR havia proferido sobre os cananeus.

Infelizmente para os israelitas, foi isto exatamente o que aconteceu, como veremos mai tarde, os israelitas hesitaram em eliminar totalmente os cananeus.

Todos os direcionamentos de Deus devem ser seguidos, sem exceção. 

Deus não Se engana. 

Há pessoas que ficam "em santidade" até o momento em que recebem uma bênção do Senhor. 

No momento em que a vitória chega, elas O abandonam. 

Outras, ficam em cima do muro: não fazem uma coisa errada, mas fazem outra. 

Deus não usou a palavra TODOS por acaso: se há coisas do inimigo que você deixou entrar em sua vida e não tirou, o momento é agora. 

Como eles, às vezes hesitamos em eliminar completamente qualquer vestígio de pecado de nossas vidas, por nos parecer inofensivo e atraente ou por outros motivos.

Também às vezes temos ídolos de que gostamos (maus hábitos, relacionamentos, estilo de vida), mas eles se tornam num sério entrave ao nosso testemunho de Cristo e à nossa atuação em Seu serviço.

Em Cristo!

Sobre o Autor:
CLAILTON LUIZ Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails