A destruição completa dos Midianitas.
Números 31:15-18
_ Ô, seu Moisés! Trouxemos umas pobres coitadas para trabalharem como escravas para a gente…
_ Escravas? Esqueceram que foram justamente essas mulheres que seduziram os homens israelitas ao pecado.
_ Hum...
_ Foi por causa dessas mulheres que Deus mandou uma epidemia que quase acaba com nossa raça!
_ Ah, é…
_ Ah, é?
_ Mas o que a gente faz agora, seu Moisés?
Vemos aqui um desvio do que teria sido o perfeito cumprimento da missão.
Talvez por achar que era uma crueldade, ou possivelmente por ter apreciado a religião permissiva e costumes libertinos dos midianitas, eles pouparam suas mulheres e as crianças, levando-os para o acampamento de Israel junto com seus animais e o despojo, depois de destruírem suas cidades e todos os seus acampamentos.
Só a destruição completa do povo e dos seus haveres poderia apagar para sempre a sua cultura perniciosa.
Deus havia tirado o povo de Israel do Egito em uma só noite, mas levou quarenta anos para tirar o Egito do povo.
E mesmo assim, depois de terem sido engodados pela idolatria, os israelitas se envolveram com as midianitas, levando-as para o seu acampamento.
Isso é o problema do mundanismo: não é errado estarmos no mundo, pois é aqui que Deus nos colocou, mas o que realmente importa é saber se o mundo está em nós, em nossos corações e em nossas vidas.
Esta experiência do povo de Israel nos mostra a necessidade de nos separarmos espiritualmente do mundo, andando na luz da Palavra de Deus e em comunhão com nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
_ E então, seu Moisés o que a gente faz?
_ Matem a todos, com exceção das crianças do sexo feminino, as meninas e as jovens ainda virgens, que representavam menor perigo de contaminação.
As crianças do sexo masculino foram mortas provavelmente para não colocarem em perigo a herança dos filhos de Israel, crescendo no meio dos israelitas.
Foi à atitude de indiferença ao pecado que fez com que o povo de Israel mais tarde perdesse a terra depois de tê-la conquistado.
Quando percebemos que estamos sendo envolvidos pelos desejos e pelas ambições do mundo, devemos também eliminá-los por completo, não deixando resíduos (de que gostamos) que possam mais tarde nos afastar da comunhão de Cristo e dos caminhos retos de Deus.
Em Cristo!
A seguir: A purificação dos despojos
Sobre o Autor:
![]() |
Clailton Luiz - Empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Autor do Livro “Empreendedor Gourmet”, Professional e Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment. Líder de Jovens e adolescentes, pregador, professor e amante da Palavra de Deus! |
amem.
ResponderExcluirCom certeza devemos estar em constante oracao para q o inimigo de nossas vidas nao possa nos afastar de nosso pai celestial.
ResponderExcluirNao á nada MELHOR doque uma vida intima com DEUS.
...que deus eh essd que ordena que um povo mate ai outro ?
ResponderExcluirA biblia sangrenta manda matar milhares de pessoas. Você acha certo isso? Acreditar que Deus precisa fulminar um povó? Matar as crianças? Verdadeiro Deus não faria issó. E ainda põem culá no diabo.....ignorantes!
ResponderExcluir